O exame será realizado sempre na última segunda-feira de cada mês, com exceção do mês de Dezembro, e será constituído por 2 etapas:

1ª etapa: avaliação do projeto de pesquisa de doutorado ou doutorado direto*, onde será atribuída nota de 0 a 10. Esta avaliação é realizada por uma banca composta de 3 docentes do Programa, que analisarão a originalidade, coerência e viabilidade do projeto para uma tese de doutorado dentro do Programa.

2ª etapa: O candidato passará por entrevista sobre seu projeto e fundamentos teóricos que embasam sua concepção, em caráter eliminatório, pela mesma banca.

Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a seis (6,0) em ambas as avaliações.

Todas as informações detalhadas constam do Edital disponível na aba, Editais.

Ingresso

  • Durante todo o ano, com exceção do Mês de Dezembro (verificar datas do exame de seleção).
    • Fluxo Contínuo - Toda última segunda-feira do mês. As inscrições serão aceitas até dia a penúltima segunda feira de cada mês, com exceção do mês de dezembro, que não haverá realização do exame. Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.

    30/01/2023 – Inscrição até 23/01/2023
    27/02/2023 – Inscrição até 17/02/2023 (*feriado de carnaval dia 20/02)
    27/03/2023 – Inscrição até 20/03/2023
    24/04/2023 – Inscrição até 17/04/2023
    29/05/2023 – Inscrição até 22/05/2023
    26/06/2023 – inscrição até 19/06/2023
    31/07/2023 – inscrição até 24/07/2023
    28/08/2023 – inscrição até 21/08/2023
    25/09/2023 – inscrição até 18/09/2023
    30/10/2023 – inscrição até 23/10/2023
    27/11/2023 – inscrição até 22/11/2023
  • Fluxo Contínuo após aprovação do projeto de Doutorado.
  • Acessar o Janus e providenciar a matrícula. Os alunos que já terminaram de cumprir os créditos, deverão fazer matrícula de acompanhamento.

Exame

06/03/2023

As inscrições para o Exame de Proficiência em Língua Inglesa serão feitas por e- mail, no endereço dq-pg-quimica@listas.ffclrp.usp.br. As inscrições receberão um e-mail de confirmação, que será considerado como comprovante de inscrição. Caso isso não ocorra num prazo máximo de 24 horas do envio da inscrição, os candidatos deverão reenviar e-mail, solicitando novamente a inscrição. O exame será realizado por acesso remoto e o endereço será enviado no dia da prova.



Documentação Necessária para Aluno Regular

O candidato interessado em fazer a inscrição deverá enviar a documentação via e-mail, com todos os documentos em PDF (cada documento em um arquivo separado) para o e-mail: posgraduacao@listas.ffclrp.usp.br.
O SPG desta unidade e o PPG em Química não se responsabilizarão por inscrições não recebidas dentro do prazo em decorrência de eventuais problemas técnicos, de congestionamentos das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
No ato da inscrição o candidato deverá entregar:

  • Requerimento de inscrição (disponível no site: http://sites.usp.br/quimica-rp/ - Pós-Graduação: Formulários);
  • Certificado do Exame Unificado de Química (serão aceitos certificados das edições de julho de 2022 e janeiro de 2023);
  • 1 Cópia do projeto de pesquisa no modelo FAPESP;
  • declaração de aprovação no Exame de Proficiência em Língua Inglesa realizado gratuitamente pelo próprio programa em datas previamente divulgadas no site http://sites.usp.br/quimica-rp/ ou comprovante de inscrição no Exame de Proficiência a ser oferecido para os dias pré-estipulados neste edital. Alternativamente serão aceitos os seguintes certificados:
    • TOEFL (Test of English as a Foreign Language): Paper based test: 510 pontos; Computer based test: 180 pontos; Internet based test: 64 pontos;
    • TOEIC (Test of English for International Communication): 150;
    • IELTS (International English Language Testing System): nota 5,5;
    • Cambridge: FCE C,
    • WAP: B2 CEFW.
  • cópia da Certidão de Nascimento e/ou Casamento;
  • cópia da Cédula de Identidade
  • RG (não é aceita a carteira de habilitação para fins acadêmicos);
  • cópia do CPF (se este não consta do RG)
  • cópia do Título de Eleitor;
  • cópia do Certificado de Reservista;
  • cópia do passaporte para os candidatos estrangeiros;
  • cópia frente e verso do diploma de curso superior, certificado de conclusão com colação de grau ou declaração da Instituição de Ensino de que o candidato cursa o último semestre;
  • cópia do histórico escolar do curso superior;
  • "curriculum vitae" - modelo obrigatório (disponível no site: http://sites.usp.br/quimica-rp/ Formulários);
  • Para alunos que cursaram graduação fora da USP ou em outras Faculdades da USP, apresentar duas sugestões de nomes de docentes de outras Instituições, com telefone e e-mail. Para alunos USP essa exigência é dispensada.

OBS. A documentação entregue no ato da inscrição permanecerá no Serviço de Pós-Graduação da Unidade, por 60 (sessenta) dias, a contar do resultado final. Findo o prazo acima, e não havendo manifestação por parte dos inscritos e não aprovados para retirada, a documentação será descartada para reciclagem.
Os candidatos que se inscreverem com documentação incompleta, ou não atenderem as exigências de inscrição da Área, terão suas inscrições indeferidas pela coordenação do programa.

Documentação Necessária para Aluno Especial

https://www.ffclrp.usp.br/posgraduacoes/pg-alunosespeciais.php

Bibliografia

Análise do projeto de Doutorado do candidato.