1 ) Prova escrita de Proficiência em Leitura e Compreensão de Inglês: conforme estabelecido no item 1.1 da Seção V do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, onde serão avaliados: (i) conhecimento da língua; e (ii) capacidade de interpretação, sendo permitido o uso de dicionário. A nota de aprovação deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete);

2) Prova de Conhecimentos Gerais em Entomologia privilegiando a avaliação do raciocínio analítico, capacidade de redação adequada de ideias e conhecimento prévio de aspectos diversos da Entomologia, como ecologia, morfologia e sistemática de insetos. A nota de aprovação deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete).

Apenas os candidatos aprovados na Prova de Conhecimentos Gerais em Entomologia e na Prova de Proficiência em Inglês passarão para as etapas seguintes, a saber:

1) Análise e arguição do Projeto de Pesquisa: O projeto de pesquisa será avaliado quanto à sua qualidade científica (i.e., relevância, ineditismo/inovação e adequação da metodologia), sua viabilidade e a possibilidade de execução dentro do prazo previsto no Regulamento para o Mestrado (12 a 26 meses). Para essa avaliação, o(a) candidato(a) apresentará seu projeto em um tempo máximo de 10 (dez) minutos, podendo utilizar recursos audiovisuais de sua escolha (no evento de o tempo máximo ser excedido, o candidato será automaticamente eliminado). Na defesa do projeto de pesquisa o candidato será arguido por uma banca composta por 3 (três) membros portadores de título de doutorado. O candidato será arguido quanto ao seu conhecimento sobre o tema do projeto de pesquisa e áreas correlatas. A nota final da análise e defesa do projeto de pesquisa será obtida pela média aritmética simples das notas dos 3 (três) membros examinadores. A nota de aprovação deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete).

2) Análise Curricular: O currículo do candidato será avaliado por uma banca composta por 3 (três) membros portadores de título de doutorado, podendo ser a mesma banca avaliadora da análise e defesa do projeto de pesquisa. A análise curricular levará em conta o (i) número, posição do candidato entre os autores das publicações e qualidade dos artigos publicados em periódicos científicos com sistema de avaliação por pares, (ii) o número de trabalhos apresentados em reunião científica, bem como a abrangência do evento, (iii) a participação em reunião científica com e sem apresentação de trabalho, (iv) a realização de estágio de iniciação científica com e sem bolsa, (v) a defesa de Trabalho de Conclusão de Curso e (vi) outras atividades que demonstrem engajamento à carreira acadêmica. A nota final da análise curricular será obtida pela média aritmética simples das notas dos 3 (três) membros examinadores. A nota de aprovação deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete).

Os candidatos aprovados serão classificados em ordem crescente de acordo com a média aritmética simples das notas da análise e defesa do projeto de pesquisa e da análise curricular.

Poderão ser dispensados da Prova de Conhecimentos Gerais em Entomologia candidatos ao curso de Mestrado que atenderem aos critérios dos itens a, b e c descritos a seguir: a) ser egresso de curso de graduação da Universidade de São Paulo ou de outra Instituição de Ensino Superior nacional com conceito maior ou igual a 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) elaborado pelo INEP/Ministério da Educação; b) não apresentar reprovação em disciplina da graduação; c) apresentar pelo menos 65% das disciplinas cursadas na sua IES com nota maior ou igual à nota de referência. A nota de referência é 7,5 para cursos com nota mínima de aprovação igual 5,0 e 8,5 para cursos com nota mínima de aprovação igual 7,0. Para cursos com nota mínima de aprovação diferente de 5 ou 7, a nota de referência será dada pela fórmula: Nota de referência = nota de aprovação + (10,0 - nota de aprovação)/2; d) nos cálculos do item c não serão consideradas disciplinas de créditos especiais, tais como estágios curriculares, monografia, atividades acadêmico-científico-culturais entre outras. A solicitação para dispensa da prova, deverá ser encaminhada por e-mail (pgentomologia@ffclrp.usp.br) acompanhada dos documentos comprobatórios acima mencionados até dia 20 de junho de 2025 para análise.

Para os fins de seleção dos candidatos com o benefício da política das Ações afirmativas (PPI+) para os exames de seleção para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Entomologia considera-se: Será aplicada pontuação diferenciada aos candidatos/as do grupo PPI+ (pretos, pardos, indígenas e estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas). A pontuação diferenciada tem por objetivo corrigir eventuais vieses de desempenho relacionados à origem étnica e de formação no ensino médio dos candidatos/as aos cursos de Mestrado, Doutorado Direto e Doutorado com diploma de Mestrado.

Metodologia:

Aplicar um fator de correção nas notas das provas de Conhecimento Geral, Inglês e Currículo, baseado na diferença relativa das notas entre os grupos de candidatos/as da ampla concorrência e dos PPI+.

Em situações em que a média das notas do grupo PPI+ for igual ou superior à media das notas do grupo da ampla concorrência, a pontuação diferenciada não será aplicada.

Fórmula:

Nota final = (1 + fator correção) x Nota do candidato PPI+

Fator de correção: (Média ampla concorrência – Média PPI+) / Média PPI+

Exemplo:

Média ampla concorrência = 7,9

Média PPI+ = 7,2

Fator de correção = (7,9 – 7,2)/7,2 = 0,097*

*indica que os candidatos da ampla concorrência tiveram notas em média 10% superiores ao grupo PPI+

Nota do candidato PPI+ = 6,5

Nota final = (1 + 0,097) x 6,5 = 7,13

Comprovação:

1) Documento da IES de que cursou a graduação demonstrando que foi beneficiária/o de ação afirmativa na categoria indicada.

2) Na ausência desta documentação, apresentar:

2.1) Preto e pardos: autodeclaração. Será considerado apenas o fenótipo, excluídos critérios de genética e ascendência.

2.2.) Indígena: carta de comunidade ou organização indígena de origem, contendo ao menos uma assinatura de alguma liderança e atestando o reconhecimento étnico e o pertencimento da candidata/o à comunidade ou organização. Também será aceita a Declaração da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), atestando que a candidata/o reside em comunidade indígena ou apresentação de fotocópia do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), ou declaração de liderança da Comunidade Indígena sobre a condição étnica da pessoa, com número de identidade, endereço e telefone de contato.

2.3) Estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas e que não tiverem o documento mencionado no item 1: apresentar comprovação assinada pela escola ou órgão superior pertinente de que cursou integralmente o ensino médio em escolas públicas.

3) As comprovações devem ser encaminhadas juntamente com os demais documentos no momento da inscrição.

Ingresso

  • De 05/05/2025 até 30/06/2025.
    Todos os documentos em PDF (cada documento em um arquivo separado e as assinaturas deverão digitais pelo sistema gov.br), serão recebidas até o dia 30 de junho de 2025, às 17h00, por meio do envio da documentação por formulário eletrônico, a saber: Mestrado - através do link:https://forms.gle/LxQy9xzBqvxuUa6P6
  • De 07/07/2025 até 08/07/2025.
    - Prova de Conhecimentos Gerais (ME/DO): 07/07/2025- 8 às 12h
    - Prova de Proficiência em Inglês (ME): 08/07/2025 - 8 às 12h

    Local: Sala 5 do Bloco 9, FFCLRP/USP
  • Periodo a ser definido
  • Periodo a ser definido
  • Periodo a ser definido

Exame

10/07/2025

- Arguição do projeto de pesquisa (ME/DO): 10 e 11/07/2025 4

Local: Sala 5 do Bloco 9, FFCLRP/USP



Documentação Necessária para Aluno Regular

• requerimento de inscrição (obrigatório o uso do modelo cedido pela Secretaria ou disponível na homepage (http://sites.usp.br/entomologia/formularios-2) – Inscrição – Pós-Graduação;
• "Curriculum Vitae" não documentado (obrigatório o uso do modelo cedido pela Secretaria ou disponível na homepage http://sites.usp.br/entomologia/formularios-2);
• Aceite da(o) orientador(a) (obrigatório o uso do modelo cedido pela Secretaria ou disponível na homepage (http://sites.usp.br/entomologia/formularios-2);
• Certidão de Nascimento e/ou Casamento;
• Cédula de Identidade – RG (não é aceita a carteira de habilitação para fins acadêmicos);
• CPF;
• Título de Eleitor;
• Certificado de Reservista (candidatos do sexo masculino);
• passaporte para os candidatos estrangeiros;
• Frente e verso do diploma de curso superior, ou certificado de conclusão com data em que colou grau ou declaração da Instituição de Ensino em que o candidato cursa o último semestre;
• Histórico escolar do curso superior;
• Duas cartas de recomendação, conforme orientações fornecidas abaixo. (http://sites.usp.br/entomologia/formularios-2);
• Projeto de Pesquisa (máximo de 20 páginas), que deverá conter obrigatoriamente: na capa, o nome do candidato, nome do orientador, título do projeto; no corpo do texto as seguintes seções deverão compor o projeto: Introdução e Justificativa, Objetivos claramente definidos, Material e Métodos, Cronograma de Execução e Referências Bibliográficas.

Bibliografia


Os livros indicados deverão servir para que os candidatos orientem seus estudos. Entretanto, questões sobre os temas indicados, que não constem nas bibliografias listadas poderão ser feitas
.
Bibliografia Recomendada:

a) Gullan, P.J. & Cranston, P.S. 2017. Insetos: fundamentos da entomologia – 5. ed. – Rio de Janeiro: Roca