A primeira etapa da seleção terá caráter eliminatório e será constituída por uma prova escrita, versando sobre conhecimentos específicos da área de Educação, e pela análise do projeto de pesquisa do candidato.

A prova de conhecimentos específicos avaliará a familiaridade do candidato com a área de Educação e seu desempenho no uso da linguagem escrita.

Na realização da prova escrita, o candidato poderá se valer de uma ou mais das referências bibliográficas indicadas neste edital, assim como de outras que julgar relevantes considerando a temática da prova, seu projeto de pesquisa e a linha para a qual se inscreveu.

A análise do projeto avaliará a adequação do mesmo às Linhas de Pesquisa do Programa.

Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez) tanto à prova de conhecimentos específicos quanto ao projeto de pesquisa.

Serão considerados aprovados na primeira etapa os candidatos que obtiverem média aritmética igual ou superior a 5 (cinco).

A segunda etapa do processo seletivo será constituída pela análise do Curriculum Vitae e por exposição oral do projeto de pesquisa.

A análise do Curriculum Vitae avaliará o envolvimento do candidato em atividades científicas e profissionais na área de Educação e em áreas afins.

Na exposição oral do Projeto de Pesquisa pelos candidatos levar-se-á em conta: os objetivos das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação; e a adequação do projeto à realização de uma pesquisa de mestrado no prazo estabelecido e as possibilidades de contribuição do estudo para a área da Educação.

Na análise do Curriculum Vitae do candidato levar-se-á em conta a trajetória acadêmica e profissional do candidato, bem como sua inserção na área de Educação.

O(s) docente(s) responsável(eis) pelas atividades desta etapa emitirá(ão) um parecer sobre o projeto de pesquisa e o Curriculum vitae do candidato.

O(s) parecer(es) sobre os candidatos será(ão) apresentado(s) em reunião geral dos docentes participantes do processo seletivo e da Comissão Coordenadora do Programa - CCP, sendo então indicados os aprovados para ingresso no Programa.

Ingresso

  • De 17/12/2019 até 03/04/2020.
    Para o 2º semestre de 2020 - Para maiores informações consulte edital
  • Em 17/04/2020.
    Prova Escrita das 14h00 às 18h00 no Anfiteatro André Jacquemin - Bloco 13 FFCLRP
  • Rua Clóvis Vieira, casa 37 - Funcionamento das 08hs às 12hs e das 13h30 às 17hs

Documentação Necessária para Aluno Regular

Vide Edital no item II Documentos exigidos à inscrição

Bibliografia

Bibliografia Recomendada para a Prova Escrita

Ver em Editais na Página do Programa ou na página da Faculdade
https://pos.ffclrp.usp.br/pgusp/pt-br/ffclrp/educacao/noticias/3909-edital-processo-seletivo-de-ingress.html