Os candidatos ao Mestrado cujas inscrições forem deferidas pela CCP estarão aptos a participar do Exame de Seleção que será realizado por meio de Prova Escrita sobre Conceitos em Biologia com caráter eliminatório, cuja nota de aprovação deverá ser igual ou superior a 5 (cinco) pontos, sendo que a nota máxima será igual 10 (dez) pontos. Apenas os candidatos aprovados na Prova Escrita passarão para as etapas seguintes, que são:

a) Arguição oral (on-line, isto é, remota) pela Comissão Examinadora sobre o Plano de Pesquisa elaborado pelo candidato e enviado na inscrição, com caráter eliminatório, cuja nota deverá ser igual ou superior a cinco pontos, sendo que a nota máxima será igual a dez pontos. O plano de pesquisa deverá ser limitado a dez laudas (papel tamanho A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, margens 2,5, justificado e paginado) incluindo: título, resumo, introdução, objetivos, material e métodos, cronograma e literatura citada, e deverá ser condizente com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada.

A Arguição oral pela Comissão Examinadora sobre o plano de pesquisa terá caráter eliminatório, cuja nota deverá ser igual ou superior a cinco pontos, sendo que a nota máxima será igual a dez pontos;

b) Análise do Curriculum vitae do candidato (modelo obrigatório disponível na Home Page do Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada). Se houver mais de um candidato ao Mestrado, o Curriculum vitae com maior pontuação, de acordo com a Ficha de Avaliação do Curriculum vitae (Anexo I) – Mestrado receberá a nota 10 (dez) e as demais classificações serão proporcionais.

A nota final do candidato será a média ponderada da arguição oral sobre Conceitos em Biologia (Peso 5), do Curriculum vitae (Peso 3) e da Arguição oral do Projeto (Peso 2).

Serão considerados aprovados no processo seletivo, mediante disponibilidade de orientador e conforme o número de vagas disponível, os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 5 (cinco).

Ingresso

  • De 10/10/2022 até 18/11/2022.
    Ingresso no 1º Semestre de 2023. As inscrições serão recebidas até às 17h do dia 18 de novembro de 2022, via internet e a documentação exigida deverá ser encaminhada em formato PDF (cada documento em um arquivo separado) para o e-mail posgraduacao@listas.ffclrp.usp.br
  • De 29/11/2022 até 16/12/2022.
    A prova sobre Conceitos em Biologia será realizada no dia 29/11/2022 das 8:00 às 12:00h na sala 5 do Bloco 9 da FFCLRP - USP RP.
  • A data das matrículas será divulgada, oportunamente, por e-mail aos candidatos aprovados.
    Período a ser estabelecido pelo Serviço de Pós-Graduação.
  • A data das matrículas será divulgada, oportunamente, por e-mail aos candidatos aprovados.
    Período a ser estabelecido pelo Serviço de Pós-Graduação.
  • A data das matrículas será divulgada, oportunamente, por e-mail aos candidatos aprovados.
    Período a ser estabelecido pelo Serviço de Pós-Graduação.

Exames

05/12/2022

A arguição oral dos Projetos de Pesquisa e Análise do Curriculum vitae dos candidatos será realizada nos dias 05, 06 e 07 de dezembro de 2022 das 08:00 às 17:00h . Na impossibilidade da realização da arguição, o candidato será desclassificado, não podendo ser agendado outra data. Os candidatos ao Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto deverão responder aos questionamentos dos membros da banca, esta composta por três examinadores. Será avaliada pela Comissão Examinadora: a) o conhecimento e familiaridade do aluno no seu projeto de pesquisa; b) a viabilidade da execução do plano de pesquisa dentro do prazo definido, sendo 26 meses para o Mestrado, 50 meses para o Doutorado e 60 meses para o Doutorado Direto; c) o Curriculum vitae do candidato (modelo obrigatório disponível na Home Page do Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada). Caso julgar conveniente, a Comissão Examinadora poderá solicitar aos candidatos aprovados no processo seletivo a reformulação do plano de pesquisa, em prazo por ela determinado sem interferir na data de matrícula do aluno.


30/11/2022

Proficiência em língua inglesa será realizada no dia 30/11/2022 das 8:00 às 12:00h na sala 5 do Bloco 9 da FFCLRP - USP RP. A proficiência em língua inglesa deverá ser demonstrada no prazo máximo de 12 meses para Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto, contados a partir da primeira matrícula do aluno nos referidos Cursos. Os candidatos ao Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto deverão apresentar, dentro do prazo estabelecido pelo Regulamento do Programa, certificados de proficiência em língua inglesa. São aceitos: (a) “Test of English as Foreign Language – TOEFL IBT”, com pontuação mínima de 75 para mestrado e 80 para Doutorado; (b) “Michigan Test of English Proficiency” (MTELP), com pontuação mínima de 65 pontos para Mestrado e 75 para Doutorado. Dada a quarentena atual não será oferecido exame de proficiência em língua inglesa realizado pelo próprio Programa neste Processo Seletivo.



Documentação Necessária para Aluno Regular

Requerimento de inscrição (disponível no site: www.ffclrp.usp.br - Pós-Graduação: Formulários);
Termo de compromisso do orientador (disponível no site: www.ffclrp.usp.br - Pós-Graduação: Formulários);
Cópia da Certidão de Nascimento e/ou Casamento;
Cópia da Cédula de Identidade - RG (não é aceita a carteira de habilitação para fins acadêmicos);
Cópia do CPF;
Cópia do Título de Eleitor;
Cópia do Certificado de Reservista;
Cópia do passaporte para os candidatos estrangeiros;
Cópia frente e verso do diploma de curso superior, ou certificado de conclusão com colação de grau ou declaração da Instituição de Ensino de que o candidato cursa o último semestre (no ato da inscrição); OBS.: Caso o candidato seja aprovado, somente poderá efetuar sua matrícula após a colação de grau.
Cópia do Histórico Escolar do curso superior;
Curriculum vitae - modelo obrigatório (disponível no site: www.ffclrp.usp.br - Pós-Graduação - Programas - Biologia Comparada - Formulários
Três cópias do Plano de Pesquisa com ênfase em linha(s) de pesquisa(s) do Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada. O plano de pesquisa deverá ser limitado a dez laudas (papel tamanho A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, margens 2,5, justificado e paginado) incluindo: título, resumo, introdução, objetivos, material e métodos, cronograma e literatura citada, e deverá ser condizente com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada.
O plano de pesquisa deverá ser assinado pelo candidato.
- As inscrições que apresentarem outro tipo de Curriculum serão indeferidas. OBS. A documentação entregue no ato da inscrição permanecerá no Serviço de Pós-Graduação da Unidade, por 60 (sessenta) dias, a contar do resultado final. Findo o prazo acima, e não havendo manifestação por parte dos inscritos e não aprovados para retirada, a documentação será descartada para reciclagem.

Documentação Necessária para Aluno Especial

- Preencher o requerimento de ide pré-matrícula fornecido pelo Serviço de Pós-Graduação e disponível no site: www.ffclrp.usp.br - Pós-Graduação - Formulários, acompanhado da documentação obrigatória conforme abaixo:
- cópia frente e verso do Diploma da Graduação;
- cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- cópia da Cédula de Identidade - RG;
- cópia do CPF;
- cópia do Título de Eleitor;
- cópia do Certificado de Reservista;
- cópia do Passaporte para os candidatos estrangeiros com visto de estudante e RNE;
- Uma foto 3X4;
- Taxa de Inscrição para Aluno Especial: isenta.

Bibliografia

Evolução da Biodiversidade - Processos Evolutivos:
- Lowry, D.B.; Hopkins, R. Chapter VI.4 - Speciation and Natural Selection. pp 512 - 519. Livro: The Princeton Guide to Evolution. Editor in Chief Jonathan B. Losos. Princeton University Press. 2014.
- Futyma, D.; Kirkpatrick, M. Chapter 9 - Species and Speciation. pp 213 - 244. Livro: Evolution. 4th Edition. Sinauer Associates, Inc. Sunderland, Massachusetts, USA. 2017.
Evolução da Biodiversidade - Padrões Evolutivos:
- Simpson, M.G. 2010. Plant Systematics (2a Edição) Cap. 2: Phylogenetic Systematics. pp. 17-52. Academic Press (Elsevier): Amsterdam
Ecologia e Conservação da Biodiversidade
- Stiling, Peter D. – 2012 Chapter 19 Species Richness and Community Services. In: Ecology: Global insights & investigations ISBN 978-0-07-353247-9 (QH541.S6738 2012) pp. 391 -410
- Van Dyke, Fred. 2000. Chapter 8: The Conservation of Populations: Concept, Theory, and Analysis, pp: 213-242. In: Conservation Biology. Foundations, Concepts, Applications. 2nd Edition. Springer.
História, Filosofia e Ensino de Evolução e Ecologia
- CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? Trad. Paul Fiker. São Paulo: Brasiliense, 1993.
Introdução. pp. 17 - 22
Capítulo XII: A teoria anarquista de Feyrabend. pp. 174 - 189
PDF disponível em:
http://www.nelsonreyes.com.br/A.F.Chalmers_-_O_que_e_ciencia_afinal.pdf