Detalhes

6

de 2 a 4 semestres

16

17

Informações Gerais

DURAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO. No curso de Mestrado o prazo para depósito da dissertação será de 26 (vinte e seis) meses. O aluno de Mestrado deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma: 96 (noventa e seis) unidades de crédito, sendo 16 (dezesseis) em disciplinas e 80 (oitenta) na dissertação.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Obrigatoriamente, os discentes deverão cursar a disciplina 5925888-3 - Fundamentos de Biologia Comparada. Alunos de doutorado que cursaram essa disciplina durante o mestrado estarão dispensados dessa obrigação.

LÍNGUA ESTRANGEIRA: Os candidatos aos Cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto deverão demonstrar proficiência em Língua Inglesa. A proficiência em inglês deverá ser demonstrada no prazo máximo de 12 meses a partir da matrícula para Mestrado e no momento da matrícula para Doutorado ou Doutorado Direto. A proficiência em Inglês poderá ser aferida por meio de apresentação de certificados, comprovando pelo menos o nível intermediário, de instituições que aplicam testes de proficiência, definidos pela CCP em instruções divulgadas nos editais de ingresso no Programa. A proficiência comprovada segundo os itens V.2. terá validade pelo período de 05 (cinco) anos para quaisquer trâmites junto ao Programa. Alunos estrangeiros oriundos de países de língua inglesa e/ou candidatos oriundos de cursos de graduação ou pós-graduação realizados em instituições de ensino superior cuja língua oficial seja o inglês estarão dispensados desse exame, desde que demonstrem comprovação para análise e aprovação da CCP. Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – não será exigida demonstração de proficiência em língua portuguesa para alunos estrangeiros.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO: O aluno deverá se inscrever para o Exame de Qualificação em até 13 (treze) meses, contados a partir do início da contagem de prazo no curso, e deverá realizar o Exame em até 60 (sessenta) dias após a data da inscrição. O exame de qualificação para o Curso de Mestrado compreenderá uma prova didática e de conhecimento específico. O candidato deverá ainda ter obtido aprovação prévia no exame de proficiência em língua inglesa e ter cumprido 8 (oito) dos 16 (dezesseis) créditos exigidos em disciplinas.

RELATÓRIOS CIENTÍFICOS: O aluno matriculado no Programa terá seu desempenho acadêmico-científico avaliado por meio de relatórios, com assessor designado pela CCP. No caso do mestrado, a avaliação consistirá de um relatório, apresentado até 13 meses da data de matrícula inicial. No doutorado e doutorado direto a avaliação consistirá de dois relatórios, o primeiro entregue até 18 meses da data de matrícula em ambos os casos; o segundo relatório deverá ser entregue até 36 meses (para doutorado) ou até 42 meses (doutorado direto) da data de matrícula inicial. Cada relatório deverá conter os itens: “Capa com identificação”, “Resumo do Plano de Pesquisa”, “Resumo do Relatório Anterior (quando for o caso)”, “Introdução”, “Material e Métodos”, “Resultados Parciais”, “Discussão (quando for o caso)”, “Cronograma para as Próximas Etapas” e “Literatura Citada”, e ser acompanhado de uma apreciação conjunta de autoria do aluno e de seu Orientador sobre o desenvolvimento do plano de pesquisa, desempenho acadêmico e aproveitamento nos cursos realizados. Para mestrado o relatório terá um limite máximo de 30 páginas deverá ser entregue junto a inscrição no Exame de Qualificação. Para doutorado o relatório terá um limite máximo de 50 páginas. O assessor poderá solicitar reformulação do relatório, mediante parecer circunstanciado.

Discente Orientador Contato
Ana Caroline Carvalho Araujo Annie Schmaltz Hsiou Contato
Ana Julia Peracini Andrade Simone de Pádua Teixeira Contato
Barbara de Godoi Champini Wilfried Klein Contato
Beatriz Marques Freire Tomas Ferreira Domingues Contato
Beatriz Neroni Riul Tomas Ferreira Domingues Contato
Danilo Camargo Fernandes Tiana Kohlsdorf Contato
Donato Jesus Martucci Neto Annie Schmaltz Hsiou Contato
Fábio Henrique Moscardini Nóbile Carlos Alberto Martinez y Huaman Contato
Felipe de Sena Dias Urpia Max Cardoso Langer Contato
Flávia de Oliveira Servo Annie Schmaltz Hsiou Contato
Gabriel Barbosa Machado Annie Schmaltz Hsiou Contato
Guilherme Borges Pimenta Mariela Cordeiro de Castro Contato
Henrique Geremias Silva Fernando Luis Medina Mantelatto Contato
Igor Lima da Silva Tomas Ferreira Domingues Contato
Isis Minhós Yano Fernando de Faria Franco Contato
Jaqueline Roberta Pereira da Costa Fernando Luis Medina Mantelatto Contato
Juliana Barreto de Lima Adriano Garcia Chiarello Contato
Karina da Silva Alencar Annie Schmaltz Hsiou Contato
Letícia Tiemi Ribeiro Nishimura Mariela Cordeiro de Castro Contato
Lucas Adriano de Siqueira Miranda Max Cardoso Langer Contato
Luddy Rigoni Caetano Rodrigues Marcelo Tadeu Motokane Contato
Marcel Alexander Velásquez Sayago Federico David Brown Almeida Contato
Marcella Campos Oliveira Marcelo Tadeu Motokane Contato
Maria Angélica de Lucca Marcelo Pereira Contato
Otávio Góes Victório Flávio Alicino Bockmann Contato
Pietro Ciccalè Tomas Ferreira Domingues Contato
Rafael Denis da Silva Fernanda da Rocha Brando Fernandez Contato
Ramon Martins Santana Carlos Alberto Martinez y Huaman Contato
Ricardo José Sacamoto de Oliveira Max Cardoso Langer Contato
Samia Cardoso dos Reis Adriano Garcia Chiarello Contato
Sarah Juventina Barbosa da Silva Simone de Pádua Teixeira Contato
Thaís Alves de Sousa Simone de Pádua Teixeira Contato
Página Anterior