Detalhes

6

de 2 a 4 semestres

16

17

Informações Gerais

Os candidatos ao Mestrado cujas inscrições forem deferidas pela CCP estarão aptos a participar do Exame de Seleção que será realizado por meio de Prova Escrita sobre Conceitos em Biologia com caráter eliminatório, cuja nota de aprovação deverá ser igual ou superior a 5 (cinco) pontos, sendo que a nota máxima será igual 10 (dez) pontos. Na prova escrita sobre Conceitos em Biologia, com caráter eliminatório, o candidato ao Mestrado deverá responder a 4 (quatro) questões de igual peso. A avaliação contemplará tópicos pertinentes às grandes áreas do Programa: a) Evolução da Biodiversidade, com 2 questões, sendo uma questão sobre padrões evolutivos e uma questão sobre processos evolutivos; b) Ecologia e Conservação da Biodiversidade, uma questão; c) História, Filosofia e Ensino de Evolução e Ecologia, uma questão. A nota máxima para a avaliação escrita é 10,0 (dez) sendo o valor mínimo para aprovação a nota 5,0 (cinco).
Apenas os candidatos aprovados na Prova Escrita passarão para as etapas seguintes, que são: a) Arguição oral pela Comissão Examinadora sobre o plano de pesquisa elaborado pelo candidato e entregue no ato da inscrição, com caráter eliminatório, cuja nota deverá ser igual ou superior a cinco pontos, sendo que a nota máxima será igual a dez pontos.
b) Análise do Curriculum Vitae do candidato (modelo obrigatório disponível na Home Page do Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada).

CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO
- A nota final do(a) candidato(a) será a média ponderada da Prova Escrita sobre Conceitos em Biologia (Peso 5), do Curriculum vitae (Peso 3) e da Arguição oral (Peso 2).

NORMAS GERAIS
1) Duração mínima do curso: 12 meses. Duração máxima: 26 meses. O aluno de Mestrado deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma: 96 (noventa e seis) unidades de crédito, sendo 16 (dezesseis) em disciplinas e 80 (oitenta) na dissertação.
2) Demonstrar proficiência em língua inglesa em exame a ser realizado pela Coordenação do Programa no máximo em até 12 meses a partir do início da contagem de tempo para a realização do Mestrado. Ficarão isentos da prova de proficiência em Inglês os candidatos de Mestrado que apresentarem certificados de aprovação nos seguintes exames: (a) "Test of English as Foreign Language - TOEFL IBT", com pontuação mínima de 75; (b) "Michigan Test of English Proficiency" (MTELP), com pontuação mínima de 65
No exame de proficiência em lingua inglesa aplicado pelo Programa, os candidatos deverão interpretar um texto em língua inglesa de abrangência acadêmica, não sendo específico de apenas uma área da biologia, respondendo perguntas formuladas em língua inglesa. Candidatos ao Mestrado poderão responder as perguntas em língua inglesa ou portuguesa, sendo permitido o uso de dicionário impresso. Nesse exame de proficiência, os candidatos de Mestrado serão avaliados quanto à 1) compreensão do enunciado da questão; 2) compreensão e interpretação do texto; 3) qualidade das respostas (gramática, sintaxe, ortografia e coerência com o texto e com o enunciado da questão). No terceiro quesito, será analisado se o texto das respostas foi redigido com uso adequado de linguagem acadêmica/científica.
EXAME DE QUALIFICAÇÃO. O aluno deverá se inscrever para o Exame de Qualificação em até 13 (treze) meses, contados a partir do início da contagem de prazo no curso, e deverá realizar o Exame em até 60 (sessenta) dias após a data da inscrição.
PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUÊSA.
O aluno estrangeiro deverá também demonstrar proficiência na língua portuguesa, dentro do prazo estipulado pelo Programa.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Obrigatoriamente, os alunos de Mestrado deverão cursar 4 (quatro) créditos em disciplinas do Núcleo Formador, formado pelas disciplinas: Fundamentos de Biologia Comparada e Ferramentas de Análise em Biologia Comparada.

Étudiant Conseiller Contact
Ana Paula Cipriano Tiana Kohlsdorf Contato
Anaís Freitas Silveira Fernanda da Rocha Brando Fernandez Contato
Anderson Eduardo dos Santos Marcelo Tadeu Motokane Contato
Barbara de Godoi Champini Wilfried Klein Contato
Caroline Pessoa de Lima Flávio Alicino Bockmann Contato
Danilo Camargo Fernandes Tiana Kohlsdorf Contato
Donato Jesus Martucci Neto Gabriel de Souza Ferreira Contato
Donato Jesus Martucci Neto Annie Schmaltz Hsiou Contato
Eduardo Lopes Soares Eduardo Custódio Gasparino Contato
Felipe Souza Barros Pisaneschi Annie Schmaltz Hsiou Contato
Flávia de Oliveira Servo Annie Schmaltz Hsiou Contato
Gabriel Simei Faganello Maura Helena Manfrin Contato
Gabriel Vinicius Felix Afonso Flávio Alicino Bockmann Contato
Guilherme Borges Pimenta Max Cardoso Langer Contato
Guilherme Borges Pimenta Daniel de Melo Casali Contato
Henrique Geremias Silva Fernando Luis Medina Mantelatto Contato
Igor Lima da Silva Tomas Ferreira Domingues Contato
Jaqueline Roberta Pereira da Costa Fernando Luis Medina Mantelatto Contato
Julián Sebastián Ramírez Moreno Ariovaldo Antonio Giaretta Contato
Karina da Silva Alencar Annie Schmaltz Hsiou Contato
Leonardo Samuel Ricioli Facundo Martín Labarque Contato
Luddy Rigoni Caetano Rodrigues Marcelo Tadeu Motokane Contato
Luiz Sergio Ferreira Martins Ricardo Macedo Corrêa e Castro Contato
Marcel Alexander Velásquez Sayago Federico David Brown Almeida Contato
Marcella Campos Oliveira Marcelo Tadeu Motokane Contato
Maria Angélica de Lucca Marcelo Pereira Contato
Natália de Paula Lopes Mariela Cordeiro de Castro Contato
Otávio Góes Victório Flávio Alicino Bockmann Contato
Samia Cardoso dos Reis Adriano Garcia Chiarello Contato
Samuel Felipe Zampa Maura Helena Manfrin Contato
Sílvia Oliveira Lomba Annie Schmaltz Hsiou Contato
Thaís Alves de Sousa Simone de Pádua Teixeira Contato
Précédente