Tópicos em Genética e Biologia Molecular Forense

5935991-1
Pós-Graduação

Origem:

Química
Química

Vigência

07/04/2022
07/04/2022
2022-03-30 00:00:00

Carga Horária

1 horas
1 horas
2 horas
60 horas
4
15 semanas

Responsáveis:

Celso Teixeira Mendes Junior
07/04/2022
07/04/2022
07/04/2022
30/03/2022

Silviene Fabiana de Oliveira
07/04/2022
07/04/2022
07/04/2022
30/03/2022

Ronaldo Carneiro da Silva Junior
07/04/2022
07/04/2022
07/04/2022
30/03/2022



Esta disciplina tem por objetivo apresentar e discutir os recentes avanços da biologia molecular e genética que têm proporcionado a ampliação do conjunto de aplicações científicas no contexto legal.


A análise de DNA para fins de identificação humana é universalmente reconhecida como modelo contra o qual muitas outras técnicas de individualização forense são comparadas. Este tipo de análise desfruta de tal prestígio devido ao sólido embasamento teórico, nas áreas de genética de populações e bioestatística, associado a uma técnica de análise molecular altamente consistente e confiável. Entretanto, o desenvolvimento tecnológico relacionado à detecção da variabilidade genética (em termos de escala e de sensibilidade), associado ao avanço do conhecimento científico (em termos de diversidade genética, mecanismos de herança, vias moleculares, regulação da expressão gênica, mecanismos epigenéticos, dentre outros), tem proporcionado o surgimento de novas aplicações da genética e biologia molecular para contribuir com o processo investigativo. O estado da arte da genética forense e novas aplicações em desenvolvimento serão abordados ao longo desta disciplina.


• Ancestralidade genômica;
• Animais, plantas e microorganismos;
• Bancos de dados de DNA;
• DNA de toque;
• DNA mitocondrial, cromossomo Y e cromossomo X;
• Epigenética e fenotipagem forense por DNA: predição de características morfológicas e idade;
• Genealogia genética investigativa;
• Identificação de fluidos e tecidos;
• Identificação de indivíduos por exames de DNA;
• Investigação de vínculos genéticos;
• Marcadores genéticos polimórficos;
• Misturas de perfis de DNA;
• Rapid DNA technology;
• Sequenciamento Massivo Paralelo.


• Amorim A, Budowle B (2017). Handbook of Forensic Genetics - Biodiversity and Heredity in Civil and Criminal Investigation. World Scientific.
• Butler JM (2010). Fundamentals of Forensic DNA Typing. Elsevier – Academic Press.
• Butler JM (2012). Advanced Topics in Forensic DNA Typing: Methodology. Elsevier – Academic Press.
• Butler JM (2014). Advanced Topics in Forensic DNA Typing: Interpretation. Elsevier – Academic Press.
• Jamieson A, Bader S (2016). A Guide to Forensic DNA Profiling. John Wiley & Sons Ltd.
• Artigos científicos publicados em periódicos especializados na área de Genética e Biologia Molecular Forense: Forensic Science International: Genetics, International Journal of Legal Medicine e Journal of Forensic Sciences.


(a) Apresentação de seminários com aproximadamente 30 minutos de duração, com base em tema atribuído pelos docentes. Os seminários serão prioritariamente individuais, mas poderão ser realizados em duplas ou trios, caso mais de 10 alunos estejam matriculados na disciplina. Empenho, conhecimento e organização serão considerados para atribuição de nota de 0 a 10.
(b) Gravação de um vídeo de curta duração (2 a 3 minutos) explicando para a sociedade em geral a importância do tema abordado no próprio seminário. Assim como no caso dos seminários, estes vídeos serão prioritariamente individuais, mas


• Máximo de 30 alunos
IDIOMAS MINISTRADOS: Português

INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOLICITADAS PELO OFÍCIO Of.CoPGr/96/2020 DE 09 DE DEZEMBRO DE 2020 PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS NÃO PRESENCIAIS:


I. Porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema não presencial: 100%.
II. Detalhamento das atividades que serão presenciais e das que serão desenvolvidas via remota, com discriminação do tempo de atividade contínua online: Não haverá atividades presenciais; haverá apenas atividades remotas. As atividades remotas constituirão em aulas teóricas ministradas pelos docentes responsáveis, palestras proferidas por convidados especialistas da área e por seminários apresentados pelos alunos matriculados. O tempo de atividade contínua online não ultrapassará 2 horas.
III. Especificação se as aulas, quando online, serão síncronas ou assíncronas: As aulas serão síncronas.
IV. Descrição do tipo de material e/ou conteúdo que será disponibilizado para o aluno: As aulas serão gravadas e disponibilizadas posteriormente para o aluno que venha a ter dificuldade de acesso para o encontro síncrono (exceto quando eventualmente não autorizado pelo palestrante). Adicionalmente, a maior parte do material bibliográfico (artigos científicos e livros) encontra-se em livre acesso para estudantes da USP.
V. A plataforma que será utilizada: Google Meet e eDisciplinas.
VI. Definição sobre a presença na Universidade e, quando necessária, discriminar quem deverá estar presente: Por se tratar de uma disciplina 100% não presencial, não haverá necessidade de presença na Universidade. Entretanto, o professor estará sempre disposto a esclarecer dúvidas presencialmente.
VII. Descrição dos tipos e da frequência de interação entre aluna/aluno e professora/professor (somente durante as aulas; fora do período das aulas; horários; por chat/e-mail/fóruns ou outro): Além da interação que ocorrerá durante a aula, fora deste período o contato se dará preferencialmente de duas maneiras: (a) mensagens coletivas ou particulares (preferencialmente via plataforma eDisciplinas) enviadas em horários indefinido e com a frequência que se mostrar necessária para transmitir recados e sanar dúvidas; (b) estabelecimento de um fórum de discussão dentro da plataforma eDisciplinas.
VIII. Utilização de metodologias ativas de ensino e atividades de cooperação e colaboração entre os alunos: Serão utilizadas ferramentas online interativas (Kahoot, Mentimeter, Quizizz, Socrative, e/ou diagrams.net, entre outras) para realização de quizzes e elaboração de mapas conceituais e nuvens de palavras.
IX. Forma de controle da frequência nas aulas: O controle se dará mediante relatório de dados produzido pela plataforma Google Meet e encaminhado automaticamente ao e-mail do docente responsável.
X. Obrigatoriedade ou não de disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos alunos. Estes itens serão obrigatórios apenas no momento de apresentação do seminário.
XI. Forma de avaliação da aprendizagem (presencial/remota): Remota.
XII. Critérios de avaliação contemplando qual as metodologias utilizadas e como serão atribuídos os conceitos: A avaliação envolverá três metodologias detalhadas no campo “CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO”: (a) apresentação de seminário, (b) gravação de um vídeo de curta duração (2 a 3 minutos) explicando para a sociedade em geral a importância do tema abordado em seu seminário, e (c) elaboração de mapa conceitual conectando conteúdos das diferentes aulas. A nota final será a média aritmética destas três notas.

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