Fornecer os fundamentos teóricos basilares sobre temáticas voltadas a nanotecnologia, com discussões voltadas a fabricação, técnicas de caracterização e aplicações voltadas a saúde.
Complementar a formação do estudante com alguns conceitos básicos da Química e suas respectivas aplicações voltados para área de nanotecnologia. Sedimentar o desenvolvimento de um raciocínio cientifico, com enfoque na nanotecnologia e a compreensão de problemáticas básicas.
Nanotecnologia-introdução e fundamentos básicos; Luz, cor e espectro, Quantum dotz/química supramolecular; Ferramentas em nanotecnologia- Técnicas de caracterização; Nanomedicina; Nanotecnologia Aplicada à Células-tronco e Doenças do Sistema Nervoso; nanotecnologia marco legal/ética.
TOMA, Henrique Eisi. Nanotecnologia molecular: materiais e dispositivos. Editora Blucher, 2016.
TOMA, Henrique E. O mundo nanométrico: a dimensão do novo século. Oficina de textos, 2009.
BONNETT, Raymond. Chemical aspects of photodynamic therapy. CRC Press, 2000.
DURAN, Nelson; MATTOSO, Luiz Henrique Capparelli; MORAIS, Paulo Cezar. Nanotecnologia: introdução, preparação e caracterização de nanomateriais e exemplos de aplicação. São Paulo: Artliber, 2006.
GODDARD III, William A et al. Handbook of nanoscience, engineering, and technology. 2 ed. Boca Raton (USA): CRC, 2007.
- Artigos selecionados
Apresentação de seminários com peso 3 e trabalhos escritos individuais e/ou em grupos com peso 1. Media aritmética para nota final, com base na tabela de conceitos.
Conceito A entre 9,0 e 10,
Conceito B entre 7,0 e 8,9,
Conceito C 6,9 a 5,0 e 6,0,
Conceito R, abaixo de 6,0.
A presente disciplina ocorrerá no sistema 100% online, as aulas serão síncronas realizadas via google meet;
Todo material será disponibilizado em formato pdf e inserido como as demais atividades na plataforma e-disciplinas da USP;
As aulas serão semanais e será disponibilizado um e-mail para dúvidas e questionamentos, além de um grupo com os alunos via Whatsapp;
Serão aplicadas metodologias ativas de ensino, como estudo de casos e seminários preparados pelos alunos, além de palestras com docentes convidados;
O controle da frequência nas aulas será realizado diretamente no meeting é com registro de entrada, pelo google forms, com o formulário de registro;
As avaliações serão realizadas com base nos trabalhos entregues (peso 1), via e-mail e apresentação de seminário com temas pré-selecionados ao final da disciplina (peso 3);
Será solicitado aos alunos que durantes as atividades de discussões de temas, e apresentação de material relativo à disciplina, a câmera e áudio (microfone) sejam disponibilizadas por parte dos alunos.
Desde o início das atividades do curso, será avaliado e apresentado aos alunos todas as opções de acesso à plataforma de suporte para atividades remotas. Serão disponibilizadas salas de aula com infraestrutura de multimídia, sala pró-aluno; equipamentos necessários a participação dos alunos, bem como todos os materiais oferecidos pelo Programa para o desenvolvimento das atividades programadas.