Aprofundar os conhecimentos em termodinâmica estatística em cinética química assim como nas aplicações dando ênfase aos conceitos teóricos e à interpretação de observações experimentais.
Esta disciplina é básica para a formação geral de um químico a nível de pós-graduação. A mecânica estatística, a termodinâmica química e a cinética química são entre as áreas mais importantes em Físico-Química.
Propriedades dos gases. As funções de partição. Aplicações à gases. O primeiro princípio da termodinâmica. A entropia e o segundo princípio da termodinâmica. A entropia e o terceiro princípio da termodinâmica. As energias livres. Equilíbrios de fases. Equilíbrio químico. Teoria cinética dos gases. Cinética química: descrição dos dados experimentais. Cinética química: mecanismos de reações. Dinâmica das reações em fase gasosa. Reações em fase sólida e em superfícies.
R. M. Metzger, The Physical Chemist’s Toolbox, John Wiley & Sons, ed. 2, 2023.
K. Dill, S. Bromberg, Molecular Driving Forces: Statistical Thermodynamics in Biology, Chemistry, Physics, and Nanoscience, CRC Press, ed. 2, 2010.
G.N. Lewis, M. Randall, K.S. Pitzer, L. Brewer, Thermodynamics, Courier Dover Publications, 2020.
P. Attard, Thermodynamics and Statistical Mechanics: Equilibrium by Entropy Maximisation, Academic Press, 2002.
D. Kondepudi, I. Prigogine, Modern Thermodynamics, John Wiley & Sons, ed. 2, 2014.
N.M. Laurendeau, Statistical Thermodynamics: Fundamentals and Applications, Cambridge University Press, 2005.
S. Stolen, T. Grande, N.L. Allan, Chemical Thermodynamicas of Materials: Macroscopic and Microscopic Aspects, John Wiley & Sons, 2004.
D.A. McQuarrie, Statistical Mechanics, University Science Books, 2000
D.A. McQuarrie, JD. Simon, Physical Chemistry, Viva Books, 2011.
I.N.Levine, Physical Chemistry, McGraw-Hill Science, ed. 5, 2001.
Participação em aula, com resposta por escrito às questões formuladas pelo docente e resolução de listas de exercícios.
O aluno deverá obter nota final maior ou igual a 5,0 (cinco), calculada da seguinte forma: Nota Final = 0,9 L.E. + 0,1 E.S.
Onde: L.E. = média aritmética das listas de exercícios
E.S. = média aritmética dos exercícios resolvidos pelo aluno em sala
CONCEITOS FINAIS:
Média = 8,0-10,0 - Conceito "A" – Excelente Média = 6,0-7,9 - Conceito "B" – Bom Média = 5,0-5,9 - Conceito "C" – Regular
Média < 5,0 - Conceito "R" – Reprovado (sem direito a crédito)