Dar ao aluno conhecimento básico dos processos fotoquímicos aplicados diretamente aos sistemas biológicos. Permitir ao aluno detectar as interações entre os diferentes tipos de radiação ionizantes com os sistemas biológicos,suas conseqüências maléficas e benéficas.
É crescente nos últimos anos o uso de processos fotoquímicos aplicados a sistemas biológicos, definindo-se como uma nova linha de trabalho a Fotobiologia e Fotomedicina. O uso de técnicas fotoquímicas na ativação de drogas, altamente seletivas para determinadas enfermidades, como câncer, AIDS e outras, tem motivado o crescimento do desenvolvimento de técnicas fotobilogica de caracterização e cura de várias doenças. Este curso tem por objetivo apresentar as mais recentes técnicas Laser utilizadas nesta linha de trabalho, com ênfase aos processos fotoinduzidos em sistemas biológicos.
Fotoquímica de Absorção, Lipoperoxidação, Fotossensibilização, Fotoquímica de DNA, Sondas fotoquímicas especificas para monitorar atividade celular, Técnicas de detecção de espécies radicalares, Fluorescência, como técnica de detecção de processos biológicos, Terapia Fotodinâmica, Fotoimunologia, Stress Oxidativo.
1. Chemical Apects of Photodynamic Therapy, Raymond Bonnet pp301- Gordon and Breach Science Publisher, 2000.
2. Collected works (1999) Lipid Peroxides in Biology and Medicine, pp. 1-364, New York, Academic Press, Inc.
3. Lakowicz, J.R. (1984) Principles of Fluorescence Spectroscopy, pp. 1-494, New York, Plenum Press.
4. Collected works (2001) The Science of Photobiology, pp. 1-426, New York, Plenum Press.
5. Halliwell, B. and Gutteridge, J.M.C. (1989) Free Radicals in Biology and Medicine, Claredon Press, Oxford.
6. Bensasson, R.V., Land, E.L. and Truscott, T.G. (1995) Excited States and Free Radicals in Biology and Medicine: Contributions from Flash Photolysis and Pulse Radiolysis, pp. 1-421, New York, Oxford University Press Inc.
7. Collected works (1993) Oxidative Stress in Dermatology, pp. 1New York, Marcel Dekker, Inc.
Apresentação de seminários com peso 3 e trabalhos escritos individuais e/ou em grupos com peso 1. Media aritmética para nota final, com base na tabela de conceitos.
Conceito A entre 9,0 e 10,
Conceito B entre 7,0 e 8,9,
Conceito C 6,9 a 5,0 e 6,0,
Conceito R, abaixo de 6,0.
A presente disciplina ocorrerá no sistema não presencial (75%), as aulas serão síncronas realizadas via google meet;
A Parte presencial da disciplina, ira acontecer com aulas práticas (25%) de técnicas espectroscópios no estado estacionário e resolvidas no tempo,
Todo material será disponibilizado em formato pdf e inserido como as demais atividades na plataforma e-disciplinas da USP;
As aulas serão semanais e será disponibilizado um e-mail para dúvidas e questionamentos, além de um grupo com os alunos via Whatsapp;
Serão aplicadas metodologias ativas de ensino, como estudo de casos e seminários preparados pelos alunos, além de palestras com docentes convidados;
As avaliações serão realizadas com base nos trabalhos entregues, Apresentação de seminários com peso 3 e trabalhos escritos individuais e/ou em grupos com peso 1. Media aritmética para nota final
O controle da frequência nas aulas será realizado diretamente no meeting é com registro de entrada, pelo google forms, com o formulário de registro
The control of attendance in classes will be carried out directly at the meeting with registration, through google forms, with the registration form
Será solicitado aos alunos que durantes as atividades de discussões de temas, e apresentação de materiais relativos às disciplinas a câmera e áudio (microfone) sejam disponibilizadas por parte dos alunos.
Desde o início das atividades do curso, será avaliado e apresentado aso alunos todas as opções de acesso à plataforma de suporte para atividades remotas como quais as salas de aula com infraestrutura de multimídia, sala pró-aluno; equipamentos necessários à participação dos alunos, bem como todos os materiais oferecidos pelo Programa para o desenvolvimento das atividades programadas.