Supervisão Baseada em Evidências

5945895-2
Pós-Graduação

Origem:

Psicobiologia
Psicobiologia

Vigência

04/05/2023
04/05/2023
2023-04-27 00:00:00

Carga Horária

12 horas
9 horas
9 horas
30 horas
2
1 semanas

Responsáveis:

Fabiana Maris Versuti
04/05/2023
04/05/2023
04/05/2023
27/04/2023

Carmem Beatriz Neufeld
04/05/2023
04/05/2023
04/05/2023
27/04/2023

Janaína Bianca Barletta
04/05/2023
04/05/2023
04/05/2023
27/04/2023



Apresentar a proposta da supervisão baseada em evidências. Discutir as funções da supervisão e conhecer as diretrizes da APA para supervisão, assim como os modelos de supervisão baseados em competências. Apresentar estratégias de ensino de desenvolvimento de competências, com destaque para a mediação das TIDCs (Tecnologias, Digitais da Informação e Comunicação) e para as Metodologias Ativas. Delinear e discutir estratégias de pesquisa em supervisão.


Essa disciplina se propõe a atender a necessidade de investimento em formação docente dos pós-graduandos. Considerando que a pós-graduação tem foco em formar futuros pesquisadores e professores que eventualmente irão supervisionar discentes em nível de graduação e pós-graduação, as habilidades para a supervisão são requeridas para o pleno desenvolvimento desse profissional. A presente disciplina enfocará os modelos baseados em evidencias para as supervisões que visem desenvolver habilidades e competências de ensino nos futuros profissionais. Houve uma grande mudança na supervisão na última década. Atualmente, entende-se que a supervisão é uma atividade profissional distinta da prática em psicoterapia, portanto o supervisor precisa desenvolver habilidades específicas, o que requer treinamento e educação para atuação nesta função. Aspectos como a supervisão colaborativa entre supervisor e supervisionando, estratégias didáticas específicas, o monitoramento e avaliação de competências são essenciais para prática supervisionada. As diretrizes da APA (EUA) e da IAPT (UK) definem parâmetros para a supervisão e requisitos de competências para o supervisor, descritas na crescente base de evidências para essa prática e em resposta a questões éticas e legais emergentes. Uma vez que a supervisão baseada em competências é metateórica e se aplica a uma diversidade de modelos e teorias, é essencial conhecer o processo supervisionado e os fatores que influenciam o desenvolvimento de competências. Todos os aspectos supracitados justificam uma disciplina em que o processo supervisionado seja olhado com mais acuidade, a fim de integrar a prática e a ciência.


- Breve histórico do processo supervisionado e do movimento de supervisão baseada em evidências
- Diretrizes atuais da supervisão (APA)
- Modelos de supervisão baseados em evidencias ou baseados em competências
- Elementos importantes da supervisão
- Métodos didáticos utilizados em supervisão, com destaque para a mediação das TIDCs (Tecnologias, Digitais da Informação e Comunicação) e para as Metodologias Ativas
- A pesquisa em supervisão


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- Elaboração de um ensaio/artigo de revisão (narrativa, integrativa ou sistemática) sobre supervisão
- Apresentação de seminário


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