Morte e Morrer: Fundamentos Teóricos e Metodológicos

5945790-6
Pós-Graduação

Origem:

Psicologia
Psicologia em Saúde e Desenvolvimento

Vigência

03/10/2019
03/10/2019
2019-09-26 00:00:00

Carga Horária

4 horas
3 horas
3 horas
90 horas
6
9 semanas

Responsáveis:

Manoel Antonio dos Santos
03/10/2019
03/10/2019
03/10/2019
26/09/2019

Érika Arantes de Oliveira Cardoso
03/10/2019
03/10/2019
03/10/2019
26/09/2019



Apreender alguns conceitos-chave relativos ao impacto de situações de perdas e luto na contemporaneidade, verificando suas implicações na atuação do profissional de saúde mental junto à equipe interdisciplinar.
Contribuir para a reflexão crítica do aluno frente à necessidade de desenvolver uma fundamentação científica para o trabalho no contexto hospitalar junto ao paciente, familiar e demais profissionais da equipe.


A consolidação da Psico-Oncologia trouxe uma ampliação do campo de intervenção e pesquisa do psicólogo junto à equipe interdisciplinar no hospital geral. Uma das questões cruciais nessa área é o preparo do profissional para lidar com a realidade da morte, uma presença constante no contexto das doenças crônico-degenerativas, como o câncer. Os novos desenvolvimentos tecnológicos e científicos têm produzido profundas transformações na área do diagnóstico e do tratamento, trazendo um novo alento para os pacientes e maior expectativa de vida. Por essa razão, atualmente há uma tendência de se enfatizar a questão da preservação da qualidade de vida como eixo orientador da assistência oncológica, inclusive no campo dos cuidados paliativos.
Essas mudanças levam à necessidade de repensar modelos e integrar saberes no campo da saúde. É neste contexto que a presente disciplina se insere, propondo-se a apresentar alguns conceitos-chaves relativos ao adoecer de câncer e ao impacto das perdas e do luto na contemporaneidade, focalizando especialmente o conhecimento que tem sido construído em torno da questão da finitude humana e seus avatares.


1. Sobre a Morte e o Morrer
Uma visão fenomenológica
Uma visão psicodinâmica
2. Aspectos emocionais do câncer: implicações para o planejamento da situação de tratamento
- Aspectos emocionais do câncer infantil: o acontecer do tratamento
- Estresse e estratégias de enfrentamento no câncer de mama
- Estresse e estratégias de enfrentamento nas doenças onco-hematológicas
- A equipe interdisciplinar diante da iminência da morte
- Cuidando do sofrimento do cuidador familiar em situações de perdas e luto
- Interrogando possibilidades, repensando modelos, descobrindo novas práticas
Ementa: Nessa disciplina os fenômenos da morte e do morrer no contexto do câncer são focalizados em diferentes concepções e enfoques teórico-metodológicos: psicodinâmico e fenomenológico. São analisados os aspectos emocionais do câncer e suas implicações para o planejamento da situação do tratamento. São focalizados, no campo da psico-oncologia, o câncer infantil, o câncer de mama e as neoplasias hematológicas. Uma atenção especial é dedicada ao trabalho em equipe interdisciplinar diante da iminência da morte e em situações de perdas e luto. As estratégias de enfrentamento utilizadas pelo paciente e pelos cuidadores familiares são consideradas enquanto recursos de redução do estresse e do sofrimento inerente ao adoecer de câncer. As aulas deverão ser ministradas só a forma de palestras, seminários e debates, buscando-se estimular a reflexão critica do aluno sobre os diferentes modelos de intervenção psicológica e o papel do profissional de saúde mental na assistência integral ao paciente oncológico. Ao término da disciplina os alunos deverão redigir um ensaio sobre os temas discutidos e analisados.


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Vide Campo Observação


Forma de avaliação: O aproveitamento do aluno será avaliado mediante de dois procedimentos, a saber:
a) Elaboração de um trabalho individual, contendo as reflexões elaboradas pelo aluno acerca dos fundamentos teóricos discutidos no curso (peso 2);
b) Participação em seminário teórico (individual ou em grupo) versando sobre tópicos da disciplina (peso 1). Os temas a serem abordados serão previamente definidos junto ao docente.
A nota final será a média ponderada das notas obtidas nos itens 1 e 2.

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