Universidade: Formação, Ensino e Produção do Conhecimento

5945768-13
Pós-Graduação

Origem:

Psicologia
Psicologia em Saúde e Desenvolvimento

Vigência

03/12/2020
03/12/2020
2020-12-01 00:00:00

Carga Horária

3 horas
1 horas
5 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsáveis:

Reinaldo Furlan
03/12/2020
03/12/2020
03/12/2020
01/12/2020

Sylvia Domingos Barrera
03/12/2020
03/12/2020
03/12/2020
01/12/2020



Esta disciplina tem como objetivos:
1- Discutir a Universidade enquanto instituição de Produção de conhecimento e de Ensino
2- Apresentar e analisar a trajetória da Universidade, com foco especial na brasileira
3- Refletir sobre a “construção” do professor universitário face aos diferentes modelos de Universidade hoje.
4- Criar um fórum para a apresentação e análise de programas de disciplinas e/ou planos de aula da graduação
5- Levantar questões éticas envolvidas na formação e atuação do professor universitário


Esta disciplina deverá trazer para debate temas gerais, vinculados à vida universitária, com ênfase na formação dos professores/pesquisadores das universidades públicas. Trata-se de criar um espaço propício à discussão de assuntos importantes como ‘pano de fundo’ para os estudantes de pós-graduação analisarem a situação vivida pela universidade hoje, à luz de uma visão histórica que permita sejam as problemáticas contextualizadas. Outrossim, interessa colocar os estudantes face a face com a estruturação de disciplinas específicas da graduação de sua área de pesquisa/estudo.


Unidade I : Universidade, Ensino e produção do conhecimento:
- A História da Universidade
- Formação x Informação
- A questão dos valores atrelados à formação
- O Sistema de Ensino Superior Brasileiro

Unidade II: Universidade e Subjetividade
- A Educação e a Universidade na Sociedade Disciplinar segundo Foucault
- A Educação e a Universidade na Sociedade de Controle segundo Deleuze
- Educação, Aprendizagem e Políticas da Cognição na Contemporaneidade

Unidade II: O trabalho docente no Ensino Superior
- Processos de Ensino e Aprendizagem na Universidade
- A formação do professor universitário.
- O estudante universitário
- Planejamento de ensino
- Avaliação da aprendizagem
OBS: Esta Unidade será supervisionada em aula e o trabalho dos estudantes deverá ser apresentado em dias previamente agendados.


Adorno, S. (2015). “USP: o êxito e a crise”. Revista USP, n. 105, Universidade em movimento. São Paulo: USP, pp. 75-86.
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Catani, A. M. (2004). “A universidade brasileira, a USP e a aliança entre o pessimismo da inteligência e o otimismo da vontade”. Revista USP, n. 60, Setenta Anos de USP. São Paulo: USP, pp. 52-67.
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
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Vogt, C., Ciacco, C. (1995). “Universidade e empresa: a interação necessária”. IN: Revista USP, n. 25, Universidade-Empresa. São Paulo: USP, pp. 24-31.
Cadernos de Pedagogia Universitária - Pró-Reitoria de Pós-Graduação - USP. Disponível em http://www.prpg.usp.br/index.php/pt-br/pae/etapa-de-preparacao-pedagogica/cadernos-de-pedagogia


Vide Campo Observação


Forma de avaliação:
Unidades I e II: A avaliação dos alunos será feita a partir das apresentações dos textos em aula e das resenhas críticas entregues sobre o material estudado.
Unidade III: Apresentação Oral de um Plano de Ensino sobre tema de livre escolha, em duplas; Atividades prévias e/ou realizadas em sala (estudos dirigidos, mapas mentais); Auto-avaliação reflexiva sobre os conteúdos apreendidos na Unidade.

Disciplina de Preparação Pedagógica. Exclusiva para alunos dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e Psicobiologia da FFCLRP/USP

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