Tópicos Especiais em Neurodesenvolvimento Infantil: Atualizações em Pesquisa e Avaliação

5945181-1
Pós-Graduação

Origem:

Psicologia
Psicologia em Saúde e Desenvolvimento

Vigência

13/03/2025
13/03/2025
2025-02-27 00:00:00

Carga Horária

3 horas
0 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Euclides José de Mendonça Filho
13/03/2025
14/03/2025
13/03/2025
27/02/2025



Geral
Esta disciplina tem como objetivo fornecer uma visão atualizada e interdisciplinar sobre o neurodesenvolvimento infantil, abordando desde os processos biológicos fundamentais até suas implicações para avaliação psicológica.
Específicos
- Apresentar as principais atualização em pesquisas do neurodesenvolvimento infantil.
- Discutir criticamente as aplicações e os limites das ferramentas de avaliação do desenvolvimento infantil, problematizando seu uso indiscriminado.
- Orientar os alunos a darem continuidade ao aprendizado, atualização e capacitação em pesquisa e avaliação do desenvolvimento infantil.
- Apresentar as principais coortes de base populacional nacional e internacionais com enfoque no DOHaD e desenvolvimento infantil.


O neurodesenvolvimento infantil é um campo de pesquisa essencial para a compreensão das bases biológicas e ambientais que influenciam o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental ao longo da vida. Com os avanços recentes nas ciências do desenvolvimento, incluindo descobertas em genética, epigenética e neurociências, torna-se fundamental atualizar e aprofundar o conhecimento sobre esses processos. Além disso, a avaliação do desenvolvimento infantil desempenha um papel central na detecção precoce de alterações e na formulação de estratégias de intervenção.
Diante desse cenário, esta disciplina visa proporcionar aos alunos uma formação sólida e atualizada sobre os mecanismos do neurodesenvolvimento e as principais metodologias utilizadas em sua avaliação. Ao integrar conhecimentos teóricos e aplicados, o curso contribuirá para a qualificação da pesquisa na área e para a capacitação de profissionais e pesquisadores que atuam com desenvolvimento infantil, saúde e educação.


O curso será estruturado em módulos que contemplam:
Origens do desenvolvimento, saúde e doença
Discussão sobre a teoria das origens desenvolvimentais da saúde e da doença (DOHaD) e sua relevância para a psicologia do desenvolvimento.
 Principais conceitos sobre o DOHaD – Origens Desenvolvimentais da Saúde e Doença;
 Principais aspectos, dimensões de adversidades no início da vida e neurobiologia do estresse na saúde mental de crianças e adolescentes;
 Principais coortes de base populacional internacionais com enfoque no DOHaD e a sua importância para estudar a saúde das populações ao longo do ciclo de vida e os principais desafios no delineamento, implementação e gestão destas estruturas de investigação;

Avaliação do desenvolvimento infantil
 Descrição dos estágios do desenvolvimento infantil e sua correlação com o neurodesenvolvimento.
 Principais técnicas de avaliação dos diferentes domínios do desenvolvimento infantil
 Apresentação e discussão de métodos e instrumentos atualizados para a avaliação do desenvolvimento infantil, com ênfase em ferramentas aplicáveis ao contexto brasileiro.
 Etapas de construção de um instrumento de avaliação: Exemplo prático com o Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil
Avanços em neurodesenvolvimento, genética e epigenética
Exploração dos fatores genéticos e epigenéticos que influenciam o neurodesenvolvimento e sua relação com fatores ambientais e experiências adversas na infância.
 Introduzir o conceito de diferenças individuais na resposta à adversidade no início da vida e aplicações genômicas, epigenética e de biomarcadores;
 Aplicações genômicas: conceito teórico e métodos (estudos de genes candidatos, genome-wide association studies, criação de escores poligênicos e integração de redes de genes);
 Programação epigenética no início da vida e desfechos futuros – principais métodos epidemiológicos e estatísticos na pesquisa perinatal e epigenética.


Bear, M., Connors, B., & Paradiso, M. A. (2020). Neuroscience: exploring the brain, enhanced edition: exploring the brain. Jones & Bartlett Learning.
de Mendonça Filho, E. J., da Silva, M. A., Koziol, N., Hawley, L., & Bandeira, D. R. (2021). Assessing cognitive development through maternal report: validity evidence from the dimensional inventory for child development assessment. European Journal of Developmental Psychology, 00(00), 1–16. https://doi.org/10.1080/17405629.2021.1936490
Johnson, S., & Marlow, N. (2006). Developmental screen or developmental testing? Early Human Development, 82(3), 173–183. https://doi.org/10.1016/j.earlhumdev.2006.01.008
Leisman, G., Mualem, R., & Mughrabi, S. K. (2015). The neurological development of the child with the educational enrichment in mind. Psicología Educativa, 21(2), 79-96.
King, S., Kildea, S., Austin, M. P., Brunet, A., Cobham, V. E., Dawson, P. A., Harris, M., Hurrion, E. M., Laplante, D. P., McDermott, B. M., McIntyre, H. D., O’Hara, M. W., Schmitz, N., Stapleton, H., Tracy, S. K., Vaillancourt, C., Dancause, K. N., Kruske, S., Reilly, N., … Yong Ping, E. (2015). QF2011: A protocol to study the effects of the Queensland flood on pregnant women, their pregnancies, and their children’s early development. BMC Pregnancy and Childbirth, 15(1). https://doi.org/10.1186/s12884-015-0539-7
McLaughlin, K. A., & Sheridan, M. A. (2016). Beyond Cumulative Risk: A Dimensional Approach to Childhood Adversity. Current Directions in Psychological Science, 25(4), 239–245. https://doi.org/10.1177/0963721416655883
Monk, C., Lugo-Candelas, C., & Trumpff, C. (2019). Prenatal developmental origins of future psychopathology: mechanisms and pathways. Annual review of clinical psychology, 15(1), 317-344.
Restrepo-Lozano, J. M., Flores, C., & Silveira, P. P. (2023). Novel Functional Genomics Approaches Bridging Neuroscience and Psychiatry. Biological Psychiatry Global Open Science, 3(3), 351–361. https://doi.org/10.1016/j.bpsgos.2022.07.005
Silva, M. A., de Mendonça Filho, E. J., & Bandeira, D. R. (2019). Development of the Dimensional Inventory of Child Development Assessment (IDADI). Psico-USF, 24(1), 11–26. https://doi.org/10.1590/1413-82712019240102


Realização de relatório sobre modulo 1 da disciplina (Peso 3)
Realização de relatório sobre modulo 2 da disciplina (Peso 3)
Realização de relatório sobre modulo 3 da disciplina (Peso 4)

CONCEITOS QUE SERÃO ATRIBUÍDOS NA DISCIPLINA:
A nota final será calculada pela soma direta das notas das três avaliações
A nota final seguirá as seguintes equivalências:
O conceito A equivale a nota final de 9,0 a 10,0
O conceito B equivale a nota final de 7,0 a 8,9
O conceito C equivale a nota final de 5,0 a 6,9
O conceito R equivale a nota final de 0 a 4,9


Os critérios de avaliação podem ser modificados conforme discussão em sala de aula.

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