Temas Contemporâneos na Pesquisa em Psicologia: Saúde, Desenvolvimento e Trabalho II

5945178-1
Pós-Graduação

Origem:

Psicologia
Psicologia em Saúde e Desenvolvimento

Vigência

14/09/2023
14/09/2023
2023-08-31 00:00:00

Carga Horária

12 horas
4 horas
14 horas
30 horas
2
1 semanas

Responsáveis:

Sonia Regina Pasian
14/09/2023
14/09/2023
14/09/2023
31/08/2023

Carmen Lucia Cardoso
14/09/2023
14/09/2023
14/09/2023
31/08/2023

Clarissa Mendonça Corradi Webster
14/09/2023
14/09/2023
14/09/2023
31/08/2023

Carla Guanaes Lorenzi
14/09/2023
14/09/2023
14/09/2023
31/08/2023

Luciana Carla dos Santos Elias
14/09/2023
14/09/2023
14/09/2023
31/08/2023

Thaís Zerbini
14/09/2023
14/09/2023
14/09/2023
31/08/2023



O objetivo desta disciplina é oferecer uma visão aprofundada de temáticas e delineamentos utilizados nas pesquisas em Psicologia, com foco nos estudos da saúde, desenvolvimento e trabalho, considerando aspectos epistemológicos, teórico-metodológicos, impactos sociais e históricos.


O conhecimento produzido em Psicologia é amplo, assim como seus delineamentos e referencias teóricos. Portanto, torna-se importante que os pós-graduandos conheçam diferentes delineamentos e referenciais, podendo refletir sobre eles de forma crítica, considerando desde questões epistemológicas até as práticas atuais. Assim, a presente disciplina possibilitará o avanço em discussões teóricas e aplicadas, oferecendo ao pós-graduando uma visão internacional sobre estas, permitindo que amplie sua formação por meio do intercâmbio com pesquisadores internacionais; que reflita sobre as relações epistemológicas, teóricas, instrumentais e práticas de pesquisas e; que conjeture sobre implicações sociais e éticas da pesquisa em Psicologia relativas aos processos de saúde, desenvolvimento e trabalho.


1. Estudos avançados em Psicologia, considerando processos de saúde, desenvolvimento e trabalho. 2. Aprofundamento em aspectos epistemológicos e teórico-metodológico em pesquisa. 3. Avanços, limitações e impactos dos estudos nas áreas de saúde, desenvolvimento e trabalho.


Abbad, G., Mourao, L., Meneses, P. P. M., Zerbini, T., Borges-Andrade, J. E., & Vilas-Boas, R. (2012). Medidas de Avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação. 1. ed. Porto Alegre: Artmed. v. 1. 304p.

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Silva, J.R.S. (2022). Temas Contemporâneos em Psicologia: Ensino, Ciência e Profissão. Vol. 2.1.ed. [livro eletrônico] .Curitiba-PR, Editora Bagai, ISBN: 978-65-5368-065-4.

Villemor-Amaral, A. E., Pasian, S. R., & Amparo, D.M. (2022). Avanços em Métodos Projetivos. 1. ed. São Paulo: Hogrefe, v. 1. 392p.

Willig, C., & Staiton-Rogers, W. (2008). The Sage Handbook of Qualitative Research in Psychology. London: SagePublications Inc.

A bibliografia complementar será definida com antecedência pelos ministrantes.


Apresentação de trabalho reflexivo que aborde a bibliografia proposta pelos ministrantes da disciplina.
De acordo com o regimento, o aproveitamento do aluno na disciplina será expresso por um dos seguintes conceitos:
Conceitos que serão atribuídos na disciplina:
I - A – Excelente, com direito a crédito: equivale a nota final de 8,5 a 10;
II - B – Bom, com direito a crédito: equivale a nota final de 7 a 8,4;
III - C – Regular, com direito a crédito: equivale a nota final de 5 a 6,9;
IV - R – Reprovado, sem direito a crédito: equivale a nota final de 0 a 4,9.


Presencial

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