Temas em Psicologia: Ensino, Pesquisa e Extensão em Processos Culturais e Modos de Subjetivação

5945177-1
Pós-Graduação

Origem:

Psicologia
Psicologia em Saúde e Desenvolvimento

Vigência

06/07/2023
06/07/2023
2023-06-22 00:00:00

Carga Horária

4 horas
4 horas
2 horas
30 horas
2
3 semanas

Responsáveis:

Reinaldo Furlan
06/07/2023
06/07/2023
06/07/2023
22/06/2023

Ana Paula Soares da Silva
06/07/2023
06/07/2023
06/07/2023
22/06/2023

Francirosy Campos Barbosa
06/07/2023
06/07/2023
06/07/2023
22/06/2023

Jose Francisco Miguel Henriques Bairrao
06/07/2023
06/07/2023
06/07/2023
22/06/2023

Cristiano Roque Antunes Barreira
06/07/2023
06/07/2023
06/07/2023
22/06/2023

Laura Vilela e Souza
06/07/2023
06/07/2023
06/07/2023
22/06/2023



Apresentar a/ao aluno de Pós-Graduação em Psicologia temas atuais de áreas da Psicologia relativos aos processos culturais e às formas de subjetivação, destacando processos de Ensino, Pesquisa e Extensão.


Diante da diversidade de conhecimentos produzidos em Psicologia, torna-se importante que os/as pós-graduandos/as conheçam alguns temas contemporâneos, podendo refletir sobre os mesmos de forma crítica, considerando vicissitudes relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão. A presente disciplina possibilitará o contato com conhecimentos produzidos em diferentes áreas da psicologia relativos que discutem os processos culturais e as formas de subjetivação, permitindo ao/a pós-graduando/a: refletir sobre o papel do ensino em Psicologia na Graduação e na Pós-Graduação; conjecturar sobre os avanços, contribuições e limites nas pesquisas e; vislumbrar sobre o uso dos conhecimentos da Psicologia na extensão, considerando o compromisso social da profissão.


1. Cultura e subjetividade no ensino em Psicologia na contemporaneidade. 2. Introdução ao estado da arte de pesquisas em Psicologia, cultura e subjetivação. 2. Questões epistemológicas, teóricas e procedimentais das pesquisas em Psicologia que abordam aspectos cultura e formas de subjetivação 3. Divulgação e práticas de extensão decorrentes das pesquisas em Psicologia, cultura e subjetivação.

METODOLOGIA
Procedimentos: A disciplina ocorrerá 100% online de forma a flexibilizar a participação de alunos. Todas as atividades serão remotas, estando alunos e professores online. As aulas dialógicas (10 horas) e seminários (4 horas) serão atividades síncronas acompanhadas pelos docentes responsáveis/ministrantes. Já as atividades em grupo (4 horas) serão assíncronas, sendo que os grupos deverão confeccionar produtos a serem encaminhados ao docente (resenhas, ensaios, análises, vídeos...). Todas as atividades síncronas serão realizadas via plataforma Google Meet em dias e horários previamente disponibilizados pelo docente. No que tange as atividades de grupo assíncronas também deverão ser realizadas via plataforma Google Meet. Não será obrigatório o uso de câmera e áudio durante 100% do tempo. Contudo, em seminários, será exigido o uso. Todos os materiais relativos à disciplina estarão disponibilizados na plataforma Moodle/e-disciplinas. O programa garante aos alunos que precisarem, o acesso à plataforma como, por exemplo, uma sala de aula com infraestrutura de multimídia ou equipamentos necessários à participação dos alunos.


Abreu, N.R., Baldanza, R.F., & Gondim, S.M.G. (2009). Os grupos focais on-line: das reflexões conceituais à aplicação em ambiente virtual. Journal of Information System and Technology Management, 6(1):5-24.
Bairrão, J. F. M. H. (2005). A escuta participante como procedimento de pesquisa do sagrado enunciante. Estudos de Psicologia, Natal, 10(3), 441-446.
Bairrão, J. F. M. H. (2012) Religião: Desafios epistemológicos e condicionantes interdisciplinares para a psicologia. In: Freitas, M. H.; Paiva, G. J.: Carvalho, C. M. (Org.). Psicologia da Religião no mundo ocidental contemporâneo: desafios da interdisciplinaridade. Universa, Brasília, 2, 59-78.
Barreira, C. R. A. (2011). Da história da fenomenologia à ética na psicologia: tributo ao centenário de Filosofia como Ciência Rigorosa (1911) de Edmund Husserl. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 20, 135–144. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6628
Barreira, C. R. A. (2018). Escuta suspensiva. V Seminário Internacional de Pesquisas e Estudos Qualitativos: Pesquisa qualitativa na educação e na ciência em debate, 1-12
Braun,V. & Clarke, V (2019) Reflecting on reflexive thematic analysis, Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, 11:4, 589-597, DOI: 10.1080/2159676X.2019.1628806
Coelho Júnior, A. G., & Barreira, C. R. A. (2018). Formação da personalidade autêntica e corporeidade à luz de Edith Stein. Psicologia USP, 29, 345-353.
Denzin, N. K, & Giardina, M. (Eds.). (2017). Qualitative inquiry in neoliberal times. New York, NY: Routledge.
Denzin, N. K, & Lincoln, Y. (Eds.). (2018). The SAGE handbook of qualitative inquiry (5th ed.). Los Angeles, CA: Sage.
Dias, R. de N.; & Bairrão, J. F. M. H. (2013). Trajetórias Investigativas da Possessão: uma Abordagem Etnopsicológica. Psicologia em Pesquisa, 7(2), 220-229.
Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. 3a ed Porto Alegre: Artmed.
Flick, U. (2017). Mantras and myths: The disenchantment of mixed-methods research and revisiting triangulation as a perspective. Qualitative Inquiry, 23, 46-57.
Minayo M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14a ed. São Paulo: Hucitec; 2014.
Moscheta, M. S., Souza, L. V., & Rasera, S. E. F. (2020). A dimensão política do pesquisar no cotidiano. Letra e Voz.
Nascimento, L.C.N., Souza, T.V., Oliveira, I.C.S., Moraes, J.R.M.M., Aguiar, R.C.B., & Silva, L.F. (2018). Saturação teórica em pesquisa qualitativa: relato de experiência na entrevista com escolares. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(1): 243-8.
Sato, L., & Souza, M. P. R. (2001). Contribuindo para desvendar a complexidade do cotidiano através da pesquisa etnográfica em Psicologia. Psicologia USP, São Paulo, 12(2), 29-47.
Schmidt, M. L. S. (2006). Pesquisa participante: alteridade e comunidades interpretativas. Psicologia USP, São Paulo, 17(2), 11-41.
Vinuto J. (2014). A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Tematicas, 22(44): 203-20.

A bibliografia complementar será definida com antecedência pelos/as ministrantes.


Vide Campo Observação


Forma de avaliação: Os/as alunos/as serão avaliados pelos seminários (30% da nota), entregas de atividades realizadas em grupo (20% da nota) e avaliação final (trabalhos 50% da nota).
Conceitos que serão atribuídos na disciplina:
I - A – Excelente, com direito a crédito: equivale a nota final de 8,5 a 10;
II - B – Bom, com direito a crédito: equivale a nota final de 7 a 8,4;
III - C – Regular, com direito a crédito: equivale a nota final de 5 a 6,9;
IV - R – Reprovado, sem direito a crédito: equivale a nota final de 0 a 4,9.
Controle de Frequência: A frequência será controlada através da lista de presença gerada automaticamente pela plataforma Google Meet (planilha Excel).

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