Apresentar ao aluno de Pós-Graduação em Psicologia temas atuais de áreas da Psicologia relativos à saúde, desenvolvimento e trabalho, destacando processos de Ensino, Pesquisa e Extensão
Diante da diversidade de conhecimentos produzidos em Psicologia, torna-se importante que os pós-graduandos conheçam alguns temas contemporâneos na àrea, podendo refletir sobre os mesmos de forma crítica, considerando vicissitudes relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão. A presente disciplina possibilitará o contato com conhecimentos produzidos em diferentes áreas da psicologia relativos a processos de saúde, desenvolvimento e trabalho, permitindo ao pós-graduando: refletir sobre o papel do ensino em Psicologia na Graduação e na Pós-Graduação; conjecturar sobre os avanços, contribuições e limites nas pesquisas e; vislumbrar sobre o uso dos conhecimentos da Psicologia na extensão, considerando o compromisso social da profissão.
1. Ensino em Psicologia e a contemporaneidade em processos de saúde, desenvolvimento e trabalho. 2. Introdução ao estado da arte de pesquisas em saúde, desenvolvimento e trabalho. 2. Aspectos teórico-metodológicos de pesquisas em Psicologia produzidas nas áreas de saúde, desenvolvimento e trabalho. 3. Divulgação e extensão decorrentes das pesquisas em Psicologia realizadas nos campos da saúde, desenvolvimento e trabalho.
METODOLOGIA
Procedimentos: A disciplina ocorrerá 100% online de forma a flexibilizar a participação de alunos. Todas as atividades serão remotas, estando alunos e professores online. As aulas dialógicas (10 horas) e seminários (4 horas) serão atividades síncronas acompanhadas pelos docentes responsáveis/ministrantes. Já as atividades em grupo (4 horas) serão assíncronas, sendo que os grupos deverão confeccionar produtos a serem encaminhados ao docente (resenhas, ensaios, análises, vídeos...). Todas as atividades síncronas serão realizadas via plataforma Google Meet em dias e horários previamente disponibilizados pelo docente. No que tange as atividades de grupo assíncronas também deverão ser realizadas via plataforma Google Meet. Não será obrigatório o uso de câmera e áudio durante 100% do tempo. Contudo, em seminários, será exigido o uso. Todos os materiais relativos à disciplina estarão disponibilizados na plataforma Moodle/e-disciplinas. O programa garante aos alunos que precisarem, o acesso à plataforma como, por exemplo, uma sala de aula com infraestrutura de multimídia ou equipamentos necessários à participação dos alunos.
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Bazon, M. R., Komatsu, A. V. (2023). Desenvolvimento Social e da Personalidade e os diferentes padrões de conduta infracional na adolescência. São Carlos: Pedro e João Editores.
Braun, V., Clarke, V., & Gray, D. (2019). Coleta de dados qualitativos: Um guia prático para técnicas textuais, midiáticas e virtuais. São Paulo: Editora Vozes.
Campbell, D.T., & Stanley, J.C. (1963). Experimental and quasi-experimental designs for research. Chicago: Rand McNally & Company.
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A bibliografia complementar será definida com antecedência pelos ministrantes.
Vide Campo Observação
Forma de Avaliação:
Os alunos serão avaliados pelos seminários (30% da nota), entregas de atividades realizadas em grupo (20% da nota) e avaliação final (trabalhos 50% da nota).
Conceitos que serão atribuídos na disciplina:
I - A – Excelente, com direito a crédito: equivale a nota final de 8,5 a 10;
II - B – Bom, com direito a crédito: equivale a nota final de 7 a 8,4;
III - C – Regular, com direito a crédito: equivale a nota final de 5 a 6,9;
IV - R – Reprovado, sem direito a crédito: equivale a nota final de 0 a 4,9.
Controle de Frequência: A frequência será controlada através da lista de presença gerada automaticamente pela plataforma Google Meet (planilha Excel).