Narrativas Biográficas como Caminho Metodológico para a Pesquisa em Ciências Humanas

5945175-1
Pós-Graduação

Origem:

Psicologia
Psicologia: Processos Culturais e Subjetivação

Vigência

06/07/2023
06/07/2023
2023-06-22 00:00:00

Carga Horária

3 horas
1 horas
1 horas
60 horas
4
12 semanas

Responsáveis:

Jose Francisco Miguel Henriques Bairrao
06/07/2023
06/07/2023
06/07/2023
22/06/2023

Lana Claudia de Souza Fonseca
06/07/2023
06/07/2023
06/07/2023
22/06/2023



Geral:
Compreender as bases epistemológicas das narrativas biográficas e sua estrutura metodológica para a utilização na pesquisa em Ciências Humanas.

Específicos
- Analisar os diferentes pressupostos epistemológicos que embasam as narrativas biográficas;
- Compreender as narrativas biográficas como caminho metodológico e ferramenta de pesquisa nas Ciências Humanas;
- Analisar comparativamente as diversas formas de organização metodológica das narrativas biográficas.


As narrativas biográficas derivam de um campo denominado Método Biográfico que surge no final do século XIX na Alemanha e é ampliado entre os anos 1920 e 1930 por sociólogos estadounidenses, ligados à Escola de Chicago, tendo sido aprofundado na Europa a partir da segunda metade do século XX.
Buscando contrapor a fragmentação na pesquisa, a dissociação sujeito-objeto e uma perspectiva sociopolítica que integra os processos de investigação, formação e auto-formação, as narrativas biográficas se apresentam como um caminho epistemológico e metodológico potente para as áreas das Ciências Humanas.


1. Método biográfico: origens, pressupostos e bases epistemológicas
2. Método biográfico: caminhos metodológicos
3. Narrativas biográficas: concepção e epistemologia
4. Narrativas biográficas como ferramentas metodológicas.
5. Narrativas biográficas: investigação, formação e autoformação


Básica

1) BERGER, Peter L. LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2004.
2) FOUCAULT, M. Ética, Sexualidade, Política. Col. Ditos e escritos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
3) GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
4) JOSSO, M.C. Experiências de vida e formação. São Paulo/Natal: EdUFRN e Ed. Paulus, 2010.
5) LARROSA BONDÍA. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Nº 19, .Jan/Fev/Mar/Abr, 2002 . 5) NÓVOA, A.; FINGER, M. (orgs). O método (auto)biográfico e a formação. Natal (RN): EDUFRN e Campinas (SP): Paulus, 2010.


Complementar

1) CUNHA, M.A.; BRETON, H. Narrativas biográficas, temporalidades e hermenêutica do sujeito. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e79134, 2021.
2) GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
3) _____________. Os fios e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
4) LAINÉ. A. A abordagem “Histórias de vida em formação” como superação da dupla armadilha do conceito sem vida e da vida sem conceito. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e79271, 2021.
5) MOMBAÇA. J. Rastros de uma submetodologia indisciplinada. Concinnitas, ano 17, volume 01, número 28, setembro de 2016.
6) PASSEGGI, M. C.; BARBOSA, T. M. N. (Org.). Narrativas de formação e saberes biográficos. 1a. ed. São Paulo; Natal: Paulus; EDUFRN, 2008. v. 1000. 274p.
7) ROSENTHAL, G. História de vida vivenciada e história de vida narrada: A interrelação entre experiência, recordar e narrar. Dossiê: Narrativas - teorias e métodos • Civitas, Rev. Ciênc. Soc. 14 (2).


Produção biográfica (30%)
Atividades de pesquisa (30%)
Seminários (40%)
Conceitos que serão atribuídos na disciplina:
I - A – Excelente, com direito a crédito: equivale a nota final de 8,5 a 10;
II - B – Bom, com direito a crédito: equivale a nota final de 7 a 8,4;
III - C – Regular, com direito a crédito: equivale a nota final de 5 a 6,9;
IV - R – Reprovado, sem direito a crédito: equivale a nota final de 0 a 4,9.


ASSESMENT CRITERIA:

Biographical production (30%)
Research activities (30%)
Seminars (40%)
Concepts that will be assigned in the subject:

I - A – Excellent, entitled to credit: equivalent to the final grade from 8,5 to 10;
II - B – Good, entitled to credit: equivalent to the final grade from 7 to 8,4;
III - C – Regular entitled to credit: equivalent to the final grade from 5 to 6,9;
IV - R – Fail, not entitled to credit: equivalent to the final grade from 0 a 4,9.

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