Pesquisas de Intervenção em Diferentes Contextos

5945174-1
Pós-Graduação

Origem:

Psicobiologia
Psicobiologia

Vigência

01/06/2023
03/08/2023
2023-05-18 00:00:00

Carga Horária

12 horas
9 horas
9 horas
30 horas
2
1 semanas

Responsáveis:

Fabiana Maris Versuti
01/06/2023
01/06/2023
01/06/2023
18/05/2023

Carmem Beatriz Neufeld
01/06/2023
01/06/2023
01/06/2023
18/05/2023

Mayra Antonelli Ponti
01/06/2023
01/06/2023
01/06/2023
18/05/2023



Desenvolver competências para avaliação e proposição de pesquisas de intervenção em diferentes contextos em psicologia.


Diferentes métodos de avaliação e de pesquisas de intervenção obtém diferentes resultados e respondem a diferentes questões de pesquisa. Essa compreensão, no entanto, pode ser ofuscada devido aos apelos para que alguns métodos sejam priorizados em detrimento de outros. A avaliação de eficácia a partir de um ensaio clínico randomizado, por exemplo, está na lista de desejos de muitos pesquisadores que querem verificar se a intervenção alvo de sua pesquisa gera algum efeito no público-alvo. Apesar de ser pertinente, esse tipo de avaliação nem sempre é útil para o que se quer aprender com a intervenção, sendo que em muitos casos a pesquisa pode se valer mais de um estudo de caso, uma avaliação teórica, uma avaliação diagnóstica ou uma avaliação de processo. Faz-se, então, necessário dar o devido destaque à cada avaliação, demonstrando sua pertinência para validar a evolução de uma intervenção.


Contexto histórico e modelos teóricos e de investigação de intervenções em diferentes contextos
Definindo o problema a ser resolvido
Registro e estudos de viabilidade
Avaliação teórica: A teoria da mudança e a pesquisa
Avaliação diagnóstica: confirmação do problema
Avaliação do processo: a chance de aprimorar a intervenção
Avaliação de impacto: chegou a hora de compreender se há causalidade entre a intervenção e o efeito esperado
Estudos de caso: conhecendo a intervenção em um contexto específico
Ensaios clínicos abertos e randomizados
Estudos de disseminação e implementação
Significância clínica e significância estatística


Aguiar, M., & Rodrigues, C. (2017). Avaliação de impacto de políticas públicas: conceitos, métodos e exemplos. Brasília: Ipea.
Cozby, P. C. (2011). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. Atlas.
Funnell, S. C., & Rogers, P. J. (2011). Purposeful program theory: Effective use of theories of change and logic models. John Wiley & Sons.
Gertler, P. J., Martínez, S., Premand, P., & Rawlings, L. B. (2018). Avaliação de Impacto na Prática, segunda edição. World Bank Publications.
Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2019). Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto, relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas
Lima, L. F., & Andrade, L. O. (2019). Avaliação de políticas públicas: estado da arte e desafios metodológicos. Cadernos EBAPE. BR, 17(1), 1-14
Machado, R. H. S., Almeida, R. C., & Marques, R. M. (2021). Análise da implementação de políticas públicas: revisão sistemática da literatura e proposta de framework. Revista de Administração Pública, 55(2), 311-332
Saunders, R. P., Evans, M. H., & Joshi, P. (2005). Developing a process-evaluation plan for assessing health promotion program implementation: A how-to guide. Health Promotion Practice, 6(2), 134-147.
The Center on the Developing Child at Harvard University. (n.d.). Overview. Retrieved May 4, 2023, from https://developingchild.harvard.edu/overview/
Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman


• Estudo de situações problema (40%)
• Resenha crítica de um artigo atual sobre a temática (60%)
Conceitos que serão atribuídos na disciplina:
I - A – Excelente, com direito a crédito: equivale a nota final de 8,5 a 10;
II - B – Bom, com direito a crédito: equivale a nota final de 7 a 8,4;
III - C – Regular, com direito a crédito: equivale a nota final de 5 a 6,9;
IV - R – Reprovado, sem direito a crédito: equivale a nota final de 0 a 4,9.


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