Processos de Resiliência e Vulnerabilidade: Questões Atuais de Pesquisa e Intervenção

5945168-1
Pós-Graduação

Origem:

Psicologia
Psicologia em Saúde e Desenvolvimento

Vigência

10/06/2021
10/06/2021
2021-05-20 00:00:00

Carga Horária

8 horas
0 horas
7 horas
15 horas
1
1 semanas

Responsável:

Luciana Carla dos Santos Elias
10/06/2021
10/06/2021
10/06/2021
20/05/2021



Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: (a) conhecer as abordagens clássicas e atuais sobre resiliência; (b) compreender aspectos conceituais e metodológicas das pesquisas e intervenções sobre processos de resiliência em diferentes contextos; (c) compreender as características teóricas e metodológicas da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e suas contribuições para as pesquisas e intervenções sobre processos de resiliência e vulnerabilidade; (d) discutir dimensões éticas e políticas sobre pesquisas e intervenções nos estudos sobre resiliência.


As pesquisas atuais sobre resiliência no contexto nacional e internacional têm evidenciado que esse campo de conhecimento pode gerar informações importantes para a implementação de intervenções para a promoção de saúde mental ao longo do curso de vida. Desse modo, a presente disciplina irá fornecer aos alunos de pós-graduação acesso crítico e reflexivo sobre os estudos recentes de processos de resiliência e seus principais construtos para poder utilizar em suas pesquisas.


1. Introdução ao estado da arte em pesquisas sobre processos de resiliência.
2. Principais constructos relacionados aos processos de resiliência, tais como, vulnerabilidade, indicadores de ajustamento, risco e proteção.
3. A Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e processos de resiliência e vulnerabilidade.
4. Principais aspectos para o planejamento de intervenções para promoção de processos de resiliência.


1. Brandão, J. M., Mahfoud, M, & Gianordoli-Nascimento, I. F. (2011). A construção do conceito de resiliência em psicologia: Discutindo as origens. Paidéia, 21(49), 263-271. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200014
2. Masten, A. (2018). Resilience theory and research on children and families: Past, present, and promise. Journal of Family Theory and Review, 10(1), 12-31. doi: http://dx.doi.org/10.1111/jftr.12255
3. Libório, R. M. C., Castro, B. M., & Coêlho, A. E. L. (2011). Desafios metodológicos para a pesquisa em resiliência: Conceitos e reflexões críticas. In D. D. Dell´Aglio, S. H. Koller & M. A. Yunes (Orgs.), Resiliência e psicologia positiva: Interfaces do Risco à Proteção (pp. 89-116). 2ª Ed. Itatiba: Casa do Psicólogo.
4. Yunes, M. A. M. (2015). Dimensões conceituais da resiliência e suas interfaces com risco e proteção. In S. G. Murta, C. Leandro-França, C., & L. Polejack (Orgs.), Prevenção e promoção em saúde mental: Fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção (93-112). Novo Hamburgo: Sinopsys.
5. Oliveira, A. T. C., & Morais, N. A. (2018). Psicologia comunitária: Um estudo de revisão integrativa da literatura. Temas em Psicologia, 26 (4), 1731-1745. doi: https://doi.org/10.9788/TP2018.4-02Pt
6. Borges, M. L., & Barletta, J. B. (2015). Teorias e modelos explicativos em prevenção e promoção da saúde orientados para o indivíduo e a comunidade. In S. G. Murta, C. Leandro-França, C., & L. Polejack (Orgs.), Prevenção e promoção em saúde mental: Fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção (112-151). Novo Hamburgo: Sinopsys
7. Ungar, M., Connelly, G., & Liebenberg, L. (2017). How schools enhance the development of young people’s resilience. Social Indicators Research, 1, 1-13. doi: https://doi.org/10.1007/s11205-017-1728-8
8. Bronfenbrenner, U., & Morris, P. A. (2006). The Bioecological Model of Human Development. In R. M. Lerner & W. Damon (Eds.), Handbook of child psychology: Theoretical models of human development (pp. 793-828). Hoboken, NJ, US: John Wiley & Sons Inc.
9. Hart, A., Gagnon, E., Eryigit-Madzwamuse, S., Cameron, J., Aranda, K., Rathbone, A., & Heaver, B. (2016). Uniting resilience research and practice with an inequalities approach. SAGE OPEN, 6(1), 1-13. doi: https://doi.org/10.1177/2158244016682477


Vide Campo Observação


Forma de avaliação: Os alunos serão avaliados por meio de um trabalho final que valerá nota 10,0. O trabalho final consistirá na entrega via e-mail (uma semana após o término da disciplina) de um texto que apresente, preferencialmente, seu projeto de pesquisa (problema, objetivos e método) e relacione com os principais construtos relacionados aos processos de resiliência (por exemplo, vulnerabilidade, indicadores de ajustamento, risco e proteção). O Texto deverá ter no máximo 15 páginas (Times New Roman 12, espaçamento 1.5, alinhamento ajustado, referências APA 6ª Edição).

A disciplina será oferecida em quatro dias, com duas horas de duração de forma remota. Será utilizada a plataforma google meet, com link disponibilizado antecipadamente aos inscritos. Utilizar-se-á diferentes ferramentas e metodologias de forma a tornar a disciplina mais interativa. A disciplina será oferecida somente na primeira e segunda semana do mês de novembro de 2021.

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