Psicologia do Perfeccionismo: Modelos Conceituais, Rede Nomológica e Práticas de Investigação

5945165-1
Pós-Graduação

Origem:

Psicologia
Psicologia em Saúde e Desenvolvimento

Vigência

05/03/2020
05/03/2020
2020-02-20 00:00:00

Carga Horária

16 horas
0 horas
14 horas
30 horas
2
1 semanas

Responsáveis:

Carmem Beatriz Neufeld
05/03/2020
05/03/2020
05/03/2020
20/02/2020

Marcela Mansur Alves
05/03/2020
05/03/2020
05/03/2020
20/02/2020



Discutir os modelos teóricos para o estudo do perfeccionismo e as práticas de investigação mais atuais para teste de hipóteses e falseabilidade dos modelos, bem como estabelecer e discutir as redes de relações que o constructo estabelece com variáveis e desfechos externos e internos.


O perfeccionismo é hoje uma das características de personalidade mais amplamente estudadas em todo mundo, não apenas no que se refere aos seus aspectos teórico-conceituais e estruturais, mas também relativos à sua validade preditiva com relação aos mais variados desfechos, associados à saúde mental ou não. Com relação a essa última, as dimensões do perfeccionismo são consideradas elementos transdiagnósticos e podem auxiliar no estabelecimento de um modelo causal, em que se são incluídas vulnerabilidades individuais e fatores sociais. Não obstante a tendência internacional, as investigações acerca do perfeccionismo iniciaram-se, no Brasil, apenas a partir de 2015, sendo um objeto de estudo com elevado potencial de inovação acadêmica e social.


Contexto histórico e modelos teóricos e de investigação do perfeccionismo. Perfeccionismo, outros constructos psicológicos e saúde mental.

Módulo I – 8 horas
Psicologia do Perfeccionismo – uma introdução
Modelos teóricos para estudo do perfeccionismo
- Modelos clínicos
- Modelo dimensional hierárquico
- Modelo 2x2

Modulo II – 8 horas
Práticas de investigação
- variable center approach
- person-centered approach
Rede Nomológica do Perfeccionismo
- Perfeccionismo e Personalidade
- Teoria Cognitiva do Perfeccionismo
- Perspectiva Motivacional Perfeccionismo
- Perfeccionismo, Narcisismo e Autocriticismo
- Perfeccionismo e Regulação emocional


Curran, T., & Hill, A. P. (2019). Perfectionism is increasing over time: A meta-analysis of birth cohort differences from 1989 to 2016. Psychological Bulletin, 145(4), 410.
Gaudreau, P., & Thompson, A. (2010). Testing a 2×2 model of dispositional perfectionism. Personality and Individual Differences, 48(5), 532–537. https://doi.org/10.1016/j.paid.2009.11.031
Gaudreau, P. (2012). A methodological note on the interactive and main effects of dualistic personality dimensions: An example using the 2×2 model of perfectionism. Personality and Individual Differences, 52(1), 26–31. https://doi.org/10.1016/j.paid.2011.08.022
Gautreau, C. M., Sherry, S. B., Mushquash, A. R., & Stewart, S. H. (2015). Is self-critical perfectionism an antecedent of or a consequence of social anxiety, or both? A 12-month, three-wave longitudinal study. Personality and Individual Differences, 82, 125-130.
Howell, J. A., McEvoy, P. M., Grafton, B., Macleod, C., Kane, R. T., Anderson, R. A., & Egan, S. J. (2016). Selective attention in perfectionism: Dissociating valence from perfectionism-relevance. Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry, 51, 100–108. https://doi.org/10.1016/j.jbtep.2016.01.004
Smith, M. M., Sherry, S. B., Vidovic, V., Saklofske, D. H., Stoeber, J., & Benoit, A. (2019). Perfectionism and the Five-Factor Model of Personality: A Meta-Analytic Review. Personality and Social Psychology Review, 108886831881497. https://doi.org/10.1177/1088868318814973
Stoeber, J. (Ed.). (2018). The psychology of perfectionism: Theory, research, applications. New York, NY: Routledge.
Stoeber, J., Kobori, O., & Brown, A. (2014). Examining mutual suppression effects in the assessment of perfectionism cognitions: Evidence supporting multidimensional assessment. Assessment, 21(6), 647-660.
Walton, G. E., Hibbard, D. R., Coughlin, C., & Coyl-Shepherd, D. D. (2018). Parenting, personality, and culture as predictors of perfectionism. Current Psychology, 1-13.

Observação: as referências serão atualizadas com artigos científicos mais recentes à época da disciplina.


Vide Campo Observação


• Participação em sala de aula com perguntas orientadas
• Estudo de situações problema
• Resenha crítica de um artigo atual sobre a temática

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