O objetivo desta disciplina é oferecer aos pós-graduandos uma visão ampla das opções teórico-metodológicas disponíveis para pesquisas em Psicologia voltadas ao estudo dos processos culturais e dos modos de subjetivação. Nesta perspectiva, visa apresentar e discutir o estado da arte de diferentes abordagens teórico-metodológicas que se debruçam sobre a análise de processos culturais e modos de subjetivação, visando construir conhecimentos em Psicologia.
Diante da diversidade de conhecimentos produzidos a respeito dos processos culturais e dos modos de subjetivação, torna-se importante que os pós-graduandos em Psicologia tenham contato aprofundado com diferentes perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa neste campo. Assim, a presente disciplina possibilitará o contato com conhecimento que está sendo produzido internacionalmente sobre processos culturais e modos de subjetivação, permitindo ao pós-graduando ampliar sua formação por meio do intercâmbio com pesquisas e pesquisadores internacionais.
1. Introdução ao estado da arte de estudos sobre processos culturais e modos de subjetivação.
2. Aspectos metodológicos mais comumente utilizados em pesquisas que visam compreender processos culturais e modos de subjetivação.
3. Divulgação de pesquisas internacionais que analisam processos culturais e modos de subjetivação.
4. Análise crítica de artigos internacionais resultados de estudos sobre processos culturais e modos de subjetivação.
Barbosa, F. C. (2021). Ramadan, 2021. Às beduínas de nossas etnografias - uma leitura de A escrita dos mundos de mulheres. Revista de Antropologia, 66, 1-9.
Barbosa, F. C., Silva, R. A., & Simonard, P. (2022). Religiões, suas imagens, performances e rituais. GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia, 7, e199261.
Barreira, C. R. A., & Coelho Junior, A. G. (2023). A escuta suspensiva: chave operativa da entrevista fenomenológica. Memorandum (Belo Horizonte), 40, 1-20.
Barreira, C. R. A., & Matos, T. S. Q. (2023). Processos de reflexividade dos psicólogos do esporte e coaches: um estudo fenomenológico. Psicologia: Ciência e Profissão (Online), 43, 1-17.
Fonseca, S. B. P., & Barbosa, F. C. (2023). PASSING: Um olhar antropológico decolonial sobre identidade e embranquecimento. Revista da SPAGESP, 24, 32-42.
Galhardo Batista, M., Andreossi, V. F., Moreno, B. E., Sakiyama, B. E., & Barbosa, F. C. (2022). Influenciadoras muçulmanas no Instagram. Cadernos de Campo (USP), 31, 1-24.
Lion, C. M., & Souza, L. V. (2022). Terapia narrativa: Aspectos relevantes sobre o processo e a relação terapêutica. Nova Perspectiva Sistêmica, 31, 10-30.
Marques, P. L., & Souza, L. V. (2022). Positioning in the dialogue on gender and sexual diversity in Brazilian schools. Conflict Resolution Quarterly, 1, 19-39.
Silva, A. P. S., Macedo, B. O., Stencel, L. M., & Almeida, R. G. (2023). Mixed-method evaluation to promote the quality of early childhood education: Potentiality and tensions of a collective production. Educação em Revista (Online), 39, 1-20.
Silva, A. P. S., & Barbosa, M. C. S. (2023). Educação infantil das crianças do campo, das águas e das florestas: Pertencimento, pluralidade e singularidade. Retratos da Escola, 17, 997-1016.
Silva, H. L. M., Valério, P. H. M., Barreira, C. R. A., & Peria, F. M. (2023). Filling gaps in experiences religious understanding of people living with cancer in palliative care: A phenomenological qualitative study. BMC Palliative Care, 22, 127.
Souza, L. V., & Scorsolini-Comin, F. (2022). Counselling psychology practice in Latin America. Counselling and Psychotherapy Research, 1-5.
Stencel, L. M., Park-Cardoso, J., & Silva, A. P. S. (2023). Rural children's first experiences of urban elementary school space: A child-centered multi-method case study in Brazil. Children, Youth and Environments, 33, 153-174.
A bibliografia complementar será definida com antecedência pelos ministrantes.
Vide Campo Observação
Forma de avaliação:
Critério de avaliação:
Trabalho individual 1 ou Trabalho em grupo 1;
Trabalho individual 2 ou Trabalho em grupo 2;
CONCEITOS QUE SERÃO ATRIBUÍDOS NA DISCIPLINA:
A nota final será calculada pela média ponderada das notas das duas formas de avaliação: Trabalho individual 1 ou Trabalho em grupo 1; (40%) e Trabalho individual 2 ou Trabalho em grupo 2 (60%). Essa nota final seguirá as seguintes equivalências:
O conceito A equivale a nota final de 9,0 a 10,0
O conceito B equivale a nota final de 7,0 a 8,9
O conceito C equivale a nota final de 5,0 a 6,9
O conceito R equivale a nota final de 0 a 4,9