Temas Contemporâneos na Pesquisa em Psicologia: Processos Culturais e Subjetivação

5945162-1
Pós-Graduação

Origem:

Psicologia
Psicologia: Processos Culturais e Subjetivação

Vigência

04/07/2019
04/07/2019
2019-06-27 00:00:00

Carga Horária

12 horas
4 horas
14 horas
30 horas
2
1 semanas

Responsáveis:

Ana Paula Soares da Silva
04/07/2019
05/07/2019
04/07/2019
27/06/2019

Francirosy Campos Barbosa
04/07/2019
05/07/2019
04/07/2019
27/06/2019

Cristiano Roque Antunes Barreira
04/07/2019
05/07/2019
04/07/2019
27/06/2019

Laura Vilela e Souza
04/07/2019
05/07/2019
04/07/2019
27/06/2019



O objetivo desta disciplina é oferecer aos pós-graduandos uma visão ampla das opções teórico-metodológicas disponíveis para pesquisas em Psicologia voltadas ao estudo dos processos culturais e dos modos de subjetivação. Nesta perspectiva, visa apresentar e discutir o estado da arte de diferentes abordagens teórico-metodológicas que se debruçam sobre a análise de processos culturais e modos de subjetivação, visando construir conhecimentos em Psicologia.


Diante da diversidade de conhecimentos produzidos a respeito dos processos culturais e dos modos de subjetivação, torna-se importante que os pós-graduandos em Psicologia tenham contato aprofundado com diferentes perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa neste campo. Assim, a presente disciplina possibilitará o contato com conhecimento que está sendo produzido internacionalmente sobre processos culturais e modos de subjetivação, permitindo ao pós-graduando ampliar sua formação por meio do intercâmbio com pesquisas e pesquisadores internacionais.


1. Introdução ao estado da arte de estudos sobre processos culturais e modos de subjetivação.
2. Aspectos metodológicos mais comumente utilizados em pesquisas que visam compreender processos culturais e modos de subjetivação.
3. Divulgação de pesquisas internacionais que analisam processos culturais e modos de subjetivação.
4. Análise crítica de artigos internacionais resultados de estudos sobre processos culturais e modos de subjetivação.


Appelbaum, M., Cooper, H., Kline, R. B., Mayo-Wilson, E., Nezu, A. M., & Rao, S. M. (2018). Journal article reporting standards for quantitative research in psychology: The APA Publications and Communications Board task force report. American Psychologist, 73(1), 3-25.
Chasin, R., Herzig, M., Roth, S., Chasin, L., Becker, C., & Stains, R. R. (1996). From diatribe to dialogue on divisive public issues: Approaches drawn from family therapy. Mediation Quarterly, 13(4), 323-344.
Denborough, D. (2012). A storyline of collective narrative practice: a history of ideas, social projects and partnerships. The International Journal of Narrative Therapy and Community Work, 1.
Gonçalves, M. M. et al. (2017). Three narrative-based coding systems: Innovative moments, ambivalence and ambivalence resolution, Psychotherapy Research, 27:3, 270-282.
Levitt, H. M., Bamberg, M., Creswell, J. W., Frost, D. M., Josselson, R., & Suárez-Orozco, C. (2018). Journal article reporting standards for qualitative primary, qualitative meta-analytic, and mixed methods research in psychology: The APA Publications and Communications Board task force report. American Psychologist, 73(1), 26-46.
McNamee, S., & Hosking, D.M. (2013). Research and Social Change. New York, NY: Routledge
Rose, N. (1996). Inventing Our Selves: Psychology, Power, and Personhood. Cambridge: Cambridge University Press.
Willig, C., & Staiton-Rogers, W. (Eds). (2008). The Sage Handbook of Qualitative Research in Psychology. London: Sage Publications Inc.

A bibliografia complementar será definida com antecedência pelos ministrantes.


Apresentação de trabalho reflexivo que aborde a bibliografia proposta e a pesquisa desenvolvida pelo aluno.


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