Temas Contemporâneos na Pesquisa em Psicologia: Saúde, Desenvolvimento e Trabalho

5945161-1
Pós-Graduação

Origem:

Psicologia
Psicologia em Saúde e Desenvolvimento

Vigência

04/07/2019
04/07/2019
2019-06-27 00:00:00

Carga Horária

12 horas
4 horas
14 horas
30 horas
2
1 semanas

Responsáveis:

Sonia Regina Pasian
03/08/2023
03/08/2023
03/08/2023
28/07/2023

Clarissa Mendonça Corradi Webster
04/07/2019
05/07/2019
04/07/2019
27/06/2019

Carla Guanaes Lorenzi
04/07/2019
05/07/2019
04/07/2019
27/06/2019

Marina Rezende Bazon
04/07/2019
05/07/2019
04/07/2019
27/06/2019

Carmem Beatriz Neufeld
04/07/2019
05/07/2019
04/07/2019
27/06/2019

Marina Greghi Sticca
04/07/2019
05/07/2019
04/07/2019
27/06/2019



O objetivo desta disciplina é oferecer aos pós-graduandos uma visão ampla das opções teórico-metodológicas disponíveis para pesquisas nas áreas de saúde, desenvolvimento e trabalho em Psicologia. Nesta perspectiva, visa apresentar e discutir o estado da arte de diferentes abordagens teórico-metodológicas da construção de conhecimento em saúde, desenvolvimento e trabalho no campo da Psicologia.


Diante da diversidade de conhecimentos produzidos nos campos da saúde, desenvolvimento e trabalho em Psicologia, torna-se importante que os pós-graduandos tenham contato aprofundado com diferentes perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa nestas áreas. Assim, a presente disciplina possibilitará o contato com conhecimentos que estão sendo produzidos internacionalmente nas áreas da saúde, desenvolvimento e trabalho, permitindo ao pós-graduando ampliar sua formação por meio do intercâmbio com pesquisas e pesquisadores internacionais.


1. Introdução ao estado da arte em pesquisas em saúde, desenvolvimento e trabalho.
2. Aspectos metodológicos mais comumente utilizados em pesquisas em saúde, desenvolvimento e trabalho.
3. Divulgação de pesquisas internacionais que visam contribuir para os campos da saúde, desenvolvimento e trabalho.
4. Análise crítica de artigos internacionais resultados de estudos nas áreas de saúde, desenvolvimento e trabalho.


Aldwin, C.M. (2014). Rethinking Developmental Science, Research in Human Development, 11 (4), 247-254.
Appelbaum, M., Cooper, H., Kline, R. B., Mayo-Wilson, E., Nezu, A. M., & Rao, S. M. (2018). Journal article reporting standards for quantitative research in psychology: The APA Publications and Communications Board task force report. American Psychologist, 73(1), 3-25.
Ayouch, T. & Beaune, D. (2009). Folies contemporaines. Paris : L’Harmattan.
Bronfenbrenner, U., Evans, G. W. (2000). Developmental Science in the 21st Century: Emerging Questions, Theoretical Models, Research Designs and Empirical Findings. Social Development. 9 (1): 115–125.
Campbell, D.T., & Stanley, J.C. (1963). Experimental and quasi-experimental designs for research. Chicago: Rand McNally & Company.
Levitt, H. M., Bamberg, M., Creswell, J. W., Frost, D. M., Josselson, R., & Suárez-Orozco, C. (2018). Journal article reporting standards for qualitative primary, qualitative meta-analytic, and mixed methods research in psychology: The APA Publications and Communications Board task force report. American Psychologist, 73(1), 26-46.
McNamee, S., & Hosking, D.M. (2013). Research and Social Change. New York, NY: Routledge
Willig, C., & Staiton-Rogers, W. (Eds). (2008). The Sage Handbook of Qualitative Research in Psychology. London: Sage Publications Inc.

A bibliografia complementar será definida com antecedência pelos ministrantes.


Apresentação de trabalho reflexivo que aborde a bibliografia proposta e a pesquisa desenvolvida pelo aluno.


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