Metodologias de Pesquisa em Psicanálise

5945151-1
Pós-Graduação

Origem:

Psicologia
Psicologia em Saúde e Desenvolvimento

Vigência

01/12/2016
01/12/2016
2016-11-24 00:00:00

Carga Horária

3 horas
2 horas
4 horas
45 horas
3
5 semanas

Responsáveis:

Valeria Barbieri
01/12/2016
02/12/2016
01/12/2016
24/11/2016

Vanessa Stumpf Heck
01/12/2016
02/12/2016
01/12/2016
24/11/2016



Tendo em vista a existência diferentes formas de realizar investigações na perspectiva epistemológica qualitativa, a presente disciplina visa proporcionar ao aluno o conhecimento de uma dessas possibilidades, a da pesquisa em Psicanálise, em sua particularidade de explorar fenômenos de natureza inconsciente, debatendo o seu caráter científico e o valor do conhecimento por ela produzido. Pretende, assim, agregar novos saberes aos alunos de pós-graduação, fomentar seu pensamento crítico sobre essas metodologias de pesquisa, suas aplicações, alcances e limites. Deste modo, espera-se desenvolver nos pós-graduandos habilidades para formular questões relevantes para investigação, elaborar projetos de pesquisa em Psicanálise e analisar criticamente estudos publicados nessa área do conhecimento.

Objetivos Específicos
Proporcionar ao aluno a oportunidade de:
• Conceituar a pesquisa qualitativa e a perspectiva clínica de investigação;
• Compreender os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em Psicanálise conforme inserida no paradigma intersubjetivo de ciência (qualitativo);
• Conhecer a operacionalização da pesquisa em Psicanálise: escolha dos participantes, instrumentos de coleta e formas de análise dos dados;
• Fundamentar o uso das técnicas projetivas como instrumentos de coleta dos dados na pesquisa em Psicanálise;
• Compreender o Psicodiagnóstico Interventivo de Orientação Psicanalítica como um método de pesquisa em Psicanálise;
• Conhecer os métodos de avaliação da validade e da confiabilidade da pesquisa em Psicanálise.


A discussão sobre a cientificidade da Psicanálise ocorre desde o seu nascimento, pois Freud a definiu como um método de investigação dos fenômenos inconscientes e, ao longo de sua obra, sempre buscou comprovar sua teoria de acordo com os parâmetros científicos vigentes na época. Embora a Psicanálise tenha evoluído muito desde o seu surgimento, o seu objeto de estudo (os fenômenos inconscientes), o seu método interpretativo e a sua técnica (associação livre e atenção flutuante) por se afastarem muito dos parâmetros dominantes da ciência (positivo-quantitativos) conduzem com frequência a um ceticismo sobre a qualidade da pesquisa psicanalítica. A utilização de procedimentos projetivos tem contribuído para solidificar o status da Psicanálise como ciência, embora a utilidade desses instrumentos não seja uma unanimidade entre os psicanalistas. Nesse contexto, a presente disciplina se justifica por constituir uma oportunidade de debate sobre os fundamentos científicos da Psicanálise, incluindo sua epistemologia e metodologia, formas de avaliação da confiabilidade do conhecimento por ela produzido e os benefícios e consequências da inclusão das técnicas projetivas na pesquisa psicanalítica, de modo a promover o pensamento crítico do aluno quanto a essa modalidade de investigação.


A pesquisa qualitativa e a perspectiva clínica de investigação; o legado de Freud para a pesquisa em Psicanálise (o método interpretativo). O objeto de estudo da Psicanálise (o inconsciente) e a técnica psicanalítica (a associação livre e a atenção flutuante). A função de alteridade do supervisor na construção do caso clínico. A escolha dos participantes e os métodos de coleta e análise de dados da pesquisa psicanalítica. As técnicas projetivas na pesquisa em Psicanálise. O método de pesquisa do Psicodiagnóstico Interventivo Psicanalítico. Métodos de avaliação da confiabilidade dos dados obtidos nas pesquisas em psicanálise: member checks, peer-checks, validade contextual e validade retrospectiva.


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Vide Campo Observação


Forma de avaliação: Produção escrita em formato de artigo sobre o método de pesquisa em Psicanálise, de acordo com o tópico de preferência do aluno (operacionalização da pesquisa, validade e confiabilidade, entre outros): 10,0

Como metodologia serão realizadas aulas expositivo-dialogadas e discussão de textos.

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