Psicologia do Trabalho: Temas, Pesquisas e Intervenções

5945147-2
Pós-Graduação

Origem:

Psicologia
Psicologia em Saúde e Desenvolvimento

Vigência

02/07/2020
02/07/2020
2020-06-18 00:00:00

Carga Horária

2 horas
0 horas
2 horas
60 horas
4
15 semanas

Responsável:

Marina Greghi Sticca
02/07/2020
02/07/2020
02/07/2020
18/06/2020



• Analisar artigos publicados em revistas proeminentes da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, focados no subcampo de Psicologia do Trabalho, visando mapear a produção cientifica atual na área de conhecimento;
• Discutir as principais limitações e tendências teóricas e empíricas relacionadas ao campo da Psicologia do Trabalho em organizações e trabalho;
• Identificar métodos e intervenções na área descritos em artigos científicos internacionais e em textos referência da área;
• Analisar o papel da pesquisa e intervenção em Psicologia do Trabalho ;
• Contextualizar o trabalho na contemporaneidade e seus impactos nos processos de subjetivação, na saúde, e na qualidade de vida no trabalho.


Apresentar temas, pesquisas e intervenções atuais na área de Psicologia do Trabalho, para que o aluno identifique as principais contribuições, limitações e tendências teóricas e empíricas relativas à Psicologia do Trabalho em contextos organizacionais e de trabalho, de forma a contribuir com o desenvolvimento e condução de sua pesquisa.


I. Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT)
• Evolução da POT
• Desenvolvimento da POT no Brasil
• POT: Produção Cientifica e Desafios Metodológicos
• O papel do pesquisador na área do trabalho e das organizações
• Aspectos éticos em pesquisa na área do trabalho e das organizações

II. Processos organizacionais e saúde do trabalhador
• Novas formas de organização do trabalho e impactos para a saúde do trabalhador
• Trabalho, subjetividade e saúde do trabalhador

III. Temas, pesquisas e intervenção em diferentes abordagens em Psicologia do Trabalho

• Qualidade de Vida no Trabalho
• Aposentadoria
• Ergonomia
• Psicodinâmica do Trabalho


Periódicos para Localização de Artigos

Periódicos/Link
Estudos de Psicologia (Campinas)
Estudos de Psicologia (Natal)
Estudos e Pesquisas em Psicologia (Online)
International Journal of Psychology
Journal of Organizational Behavior Management
Psicologia. Reflexão e Crítica http://www.ufrgs.br/psicologia/revista/
Annual Review of Psychology http://www.ovid.com/site/catalog/Journal/273.jsp
Academy of Management Journal http://journals.aomonline.org/InPress/
Brazilian Administration Review http://anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=2
Comportamento Organizacional e Gestão http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?script=sci_issues&pid=0872-9662&lng=pt&nrm=iso
Journal of Organizational Behavior http://journalseek.net/cgi-in/journalseek/journalsearch.cgi?field=issn&query=0894-3796
Journal of Organizational Behavior Management http://journalseek.net/cgi-in/journalseek/journalsearch.cgi?field=issn&query=0160-8061
Personnel Psychology http://www.blackwellpublishing.com/journal.asp?ref=0031-5826&site=1
RAC Eletrônica (Online) http://anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=3
RAC. Revista de Administração Contemporânea http://anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=1
RAE Eletrônica http://www.rae.com.br/eletronica/
RAE. Revista de Administração de Empresas: http://www.rae.com.br/rae/
Revista Brasileira de Orientação Profissional:
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1679-3390&lng=pt&nrm=i
Revista de Administração Mackenzie: http://www.mackenzie.com.br/10293.html
Revista de Administração da USP: http://www.rausp.usp.br/
Revista Eletrônica de Administração: http://read.adm.ufrgs.br/
Revista Psicologia: Organizações e Trabalho: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/rpot
Strategic Management Journal: http://strategicmanagement.net/pub/smj.php

Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT)
Aguinis, H.; Vandenberg, R. J. (2014). An Ounce of Prevention Is Worth a Pound of Cure: Improving Research Quality Before Data Collection. In: Annu. Rev. Organ. Psychol. Organ. Behav.
Andrade-Borges, J. E. & Pagotto, C. P. (2010). O estado da arte da pesquisa brasileira em Psicologia do Trabalho e Organizacional. In: Psicologia: Teoria e Prática. . 26, pp. 37-50.
Borges, L. O. et al. (2005). O exercício do papel profissional na Psicologia Organizacional e do Trabalho. In: rPOT, v. 5, n. 2, pp. 101-138.
Gondim, S. M., et al. (2010). Psicologia do Trabalho e das Organizações: produção cientifica e desafios metodológicos. In: Psicologia em Pesquisa, v. 4(02), pp. 84-99.
Malvezzi, S. (2000). Psicologia organizacional: da administração científica à globalização - uma história de desafio. In: Machado, C. G.; Melo, M.; Franco, V.; Santos, N. (orgs.) Interfaces da psicologia. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora.
Spink, P. (1996). A organização como fenômeno psicossocial: notas para uma redefinição da psicologia do trabalho. In: Psicologia & Sociedade, 8(1): 174-192, jan/jul.
Rojon, C.; McDowall, A.; Saunders, M. N. K. (2011) On the experience of conducting a systematic review in industrial, work, and organizational psychology: Yes, it is worthwhile. In: Journal of Personnel Psychology. 10 (3), 133-138.

Questões éticas em pesquisa na área de POT

Ribeiro, M. A. (2009) Questões Éticas da psicologia social do trabalho e das organizações voltadas à gestão de pessoas. In: Psicologia e gestão de pessoas: reflexões críticas e temas afins .78-83. São Paulo: Vetor.
AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Ethical principles of pshychologists a d code of conduct. Disponível em: http://www.apa.org/ethics/code/index.aspx?item=3 Acesso em: 30-01-2013.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Disponível em: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/resolucao1987_2.pdf. Acesso em: 30-01-2013.
Medeiro, G. A. (2002). Por uma ética na saúde: algumas reflexões sobre a ética e o ser ético na atuação do psicólogo. Revista Psicologia Ciência e Profissão, n.22.
Passos, E. (2007). Ética e Psicologia: teoria e prática. São Paulo: Vetor

Processos organizacionais e saúde do trabalhador
Alonso, L. H e Ortiz, L. P (1996). ? Trabajo para todos? Um debate necesario. Madri: Encuentro Ediciones.
Antunes. R. (2001). Os sentidos do trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho.
Rosso, S. D. & Fortes, J. A. A. (Orgs.). (2008). Condições de trabalho no limiar do Século XXI.
Dejours, C. (1986). Por um novo conceito de saúde. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Vol. 14, n. 54, Maio/Junho).
Franco, T. et al. (2010). As novas relações de trabalho, o desgaste mental do trabalhador e os transtornos mentais no trabalho precarizado. In: Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. (pp. 229-248). São Paulo
Smith, V. (1997). New forms of work organization. In: Annual Review of Sociology. (v. 23, pp. 315-339).
Watson, T. J. (1995). Work: meaning, opportunity and experience. In:______Sociology, work and industry (Chap. 4, pp. 111-167). Londres e Nova York: Routledge.

Temas, pesquisas e intervenção em diferentes abordagens em Psicologia do Trabalho

Qualidade de Vida no Trabalho

Buck Surveys. (2008). Working well: A Global Survey of Health Promotion and workplace wellness strategies.
Chapman, L. (2005). Planning Wellness. Getting off a good start. Summex Health Management Guide.
Ferreira, M. C. (2012). Qualidade de Vida no Trabalho. Uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores. Brasília: Paralelo 15
Vasconcelos, A.F. (2001). Qualidade de vida no trabalho: origem, evolução e perspectivas. Caderno de Pesquisa em Administração (Vol. 08, nº1, janeiro/março). São Paulo.
Zanelli, J. C. et. al. (2010). Trabalho, saúde e construção da qualidade de vida. In: Estresse nas organizações de trabalho. Compreensão e intervenção baseadas em evidências (pp. 19-30). São Paulo: Artmed.


Aposentadoria

Bressan, M. A. L.C., Mafra, S. C. T., França, L. H. F. P., Melo, M. S. S., & Loretto, M. D. S. (2013). Bem-estar na aposentadoria: o que isto significa para os servidores públicos federais? Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., 16(2), 259-272.
Costa, A. B., & Soares, D. H. P. (2009). Orientação psicológica para a aposentadoria. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 9(2), 97-108.
França, C. L., Murta, S. G., Negreiros, J. L., Pedralho, M., & Carvalhedo, R. (2013). Intervenção breve na preparação para aposentadoria. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 14(1), 99-110.
França, L. H. (2002). Repensando a aposentadoria com qualidade: Um manual para facilitadores em programas de educação para a aposentadoria. Rio de Janeiro, RJ: CRDE/UnATI/UER.
França, L. (2008). O desafio da aposentadoria: o exemplo dos executivos do Brasil e da Nova Zelândia. Rio de Janeiro, RJ: Rocco.
França, L. H. F. P., & Vaughan, G. (2008). Ganhos e perdas na aposentadoria: percepção dos executivos brasileiros e neozelandeses. Psicologia em Estudo, 13(2), 207-216.
França, L. H. F. P., & Carneiro, V. L. (2009). Programas de preparação para a aposentadoria: Um estudo com trabalhadores mais velhos em Resende (RJ). Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., 12(3), 429-447.
França, L. H. F. P., & Soares, D. H. P. (2009). Preparação para a aposentadoria como parte da educação ao longo da vida. Psicologia: Ciência e Profissão, 29(4), 738-751.
França, L., & Stepansky, D. (2012). Propostas multidisciplinares para o bem-estar na aposentadoria. Rio de Janeiro, RJ: Quartet-FAPERJ.
Lei nº 8.842. (1994, 4 de janeiro). Política Nacional do Idoso. Brasília, DF, Diário Oficial da República Federativa do Brasil.
Lei nº 10.741. (2003, 1º de outubro). Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Brasília, DF, Diário Oficial da União.
Lima-Costa, M. F., & Veras, R. (2003). Saúde pública e envelhecimento. Cadernos de Saúde Pública, 19(3), 700-701.
Muniz, J. A. (1996). PPA: Programa de preparação para o amanhã. Estudos de Psicologia (Natal), 2(1), 198-204.
Noone, J. H., Stephens, C., & Alpass, F. (2010). The process of retirement planning scale: development and validation. Psychological Assessment, 22(3), 520-531.
Nunes, C. O. A. T., & Barham, E. J. (2012). Questões psicológicas relacionadas à aposentadoria: mapeamento dos estudos nacionais disponíveis nas bases de dados eletrônicas. In: Anais do II Congresso Brasileiro de Orientação para Aposentadoria nas Organizações, Florianópolis-SC, 19-21 Jul. 2012.
Rodrigues, M., Ayabe, N. H., Lunardelli, M. C. F., & Canêo, L. C. (2005). A preparação para a aposentadoria: o papel do psicólogo frente a essa questão. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 6(1), 53-62.
Rodrigues, R. A. P., Mendes, M. M. R., Zanetti, M. L., Nogueira, M. S., Azoubel, L. M. O., & Chaguri, A. C. (1997). La vivencia de um grupo de jubilados-anciano: investigación-acción. Rev. Latino-am. Enfermagem, 5(4), 85-89.
Santos, S. S. C. (2007). Programa de preparação para aposentadoria na política nacional do idoso e participação da enfermeira. Rev enferm UFPE on line, 1(1), 88-94.
Selig, G. A., & Valore, L. A. (2010). Imagens da aposentadoria no discurso de pré-aposentados: subsídios para a orientação profissional. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 13(1), 73-87.
Soares, D. H. P., Costa, A., Rosa, A. M., & Oliveira, M. L. (2007). Aposenta-ação: programa de preparação para aposentadoria. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, 12, 143-161.
Soares, D. H. P., Luna, I. N., & Lima, M. B. F. (2010). Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, 15(2), 293-313.
Soares, D. H. P., & Costa, A. B. (2011). Aposenta-ação: aposentadoria para ação. São Paulo, SP: Vetor.
Zanelli, J. C., & Silva, N. (1996). Programa de Preparação para a Aposentadoria. Florianópolis, SC: Insular.
Zanelli, J. C., Silva, N., & Soares, D. H. P. (2010). Orientação para aposentadoria nas organizações de trabalho: construção de projetos para o pós-carreira. Porto Alegre, RS: Artmed.

Ergonomia

Ferreira, M.C. O sujeito forja o ambiente, o ambiente “forja” o sujeito: mediação indivíduoambiente
em ergonomia da atividade (págs. 21 a 38). In: Ferreira, M.C. e Dal Rosso, S. (org) A regulação social do trabalho. Brasília, Ed. Paralelo 15, 2003.
Leplat, J., Hoc, J-M. Tarefa e Actividade na análise psicológica de situações. (págs. 197 a 211).
In: Castillo, J.J., Villena, J. Ergonomia: conceitos e métodos. Lisboa, Ed. Dinalivro, 2005.
Hacker, W. Aspectos Psicológicos: carga mental de trabalho (pág. 113 a 130). In: Ergonomia: Ferramentas e enfoques. Traduzido de Encyclopaedia of Occupattional Health and Safety at
Work, 4th edition, OIT/ILO, Genebra, 1998. Tradução de Ergohelp. Wisner, A. Inteligência no trabalho: textos selecionados de ergonomia. São Paulo, Ed
Fundacentro, 1994. a) cap. 1 – organização do trabalho, carga mental e sofrimento psíquico, pag. 11 a 20. b) cap. 8 – A metodologia na ergonomia: ontem e hoje, pag. 87 a 107.

Psicodinâmica do Trabalho
Mendes, A. M. (2007) (Org.). Psicodinâmica do trabalho: teoria, método, pesquisas. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Mendes, A. M. (2008). A Organização do trabalho como produto da cultura e a prevenção do estresse ocupacional: O Olhar da psicodinâmica do trabalho. In Tamayo, Á. (Org.), Estresse e cultura organizacional (pg. 163-188). São Paulo: Casa do Psicólogo.


Vide Campo Obervação


Forma de avaliação: A disciplina será avaliada por meio de três atividades:
1. Avaliação de um artigo, tese ou dissertação com tema relacionado a Psicologia do Trabalho (no máximo 3 páginas, new times 12, espaço 1,5) de interesse do aluno; e Apresentação oral, em sala de aula, conforme o apêndice do texto de Günther (2004). Um mesmo trabalho não deve ser escolhido por mais de uma pessoa.
2. Seminário em grupo. Apresentação oral e resenha sobre artigo relacionado ao Tema 3: “Temas, pesquisas e intervenção em diferentes abordagens em Psicologia do Trabalho. Os artigos serão selecionados da Revista Annu. Rev. Organ. Psychol. Organ. Behav. 2014. (ver orientações da Revista Paidéia http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-863X&lng=pt&nrm=iso). E/ou Revista Brasileira de Orientação Profissional (http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1679-3390&lng=pt&nrm=iso). Estas aulas serão conduzidas pelos alunos matriculados na disciplina. Para tanto, alunos serão selecionados para apresentarem, para a turma, textos relacionados à temática de interesse. Os alunos selecionados deverão entregar, no dia da apresentação dos artigos indicados, cópias da apresentação para a professora responsável. As apresentações deverão obedecer à estrutura disposta no Anexo 1. É facultado ao aluno selecionar o meio de exposição desejado (quadro-branco, exposição oral, exposição oral assistida por data-show etc.). Além da apresentação, todos os alunos matriculados na disciplina deverão entregar, em 2 dos 4 encontros programados para as temáticas mencionadas, fichamento de um dos artigos apresentados no dia (Anexo 2). Isso vale, inclusive, para aqueles alunos selecionados para atuarem como expositores.
3. Artigo teórico ou de relato de pesquisa em um dos temas abordados na disciplina (Anexo 3. Seguir normas da Revista RPOT).

Atividade Valor:
1. Avaliação e Apresentação de uma avaliação de uma dissertação ou tese. 3 pontos
2. Apresentação, numa sessão de painel, de artigo de pesquisa e entrega de resenha. 2 pontos.
3.Artigo teórico ou de relato de pesquisa em um dos temas abordados na disciplina 5 pontos.
TOTAL 10 PONTOS

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