Construção de Carreira e o Paradigma Life Design: Questões da Prática e da Investigação

5945144-2
Pós-Graduação

Origem:

Psicologia
Psicologia em Saúde e Desenvolvimento

Vigência

05/12/2019
05/12/2019
2019-11-21 00:00:00

Carga Horária

2 horas
2 horas
5 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Lucy Leal Melo Silva
05/12/2019
05/12/2019
05/12/2019
21/11/2019



OBJETIVOS GERAIS

• Propiciar o entendimento do Paradigma Life Design para compreender a construção da carreira no século XXI.
• Examinar e analisar bases teóricas e empíricas do Paradigma Life Design para a investigação e a prática profissional em Orientação de Carreira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Propiciar a análise das aplicações de modelos na fundamentação das intervenções na carreira.
• Mapear as pesquisas sobre o Paradigma Life Design: metodologias, desenho de investigação, “rational” de investigação e principais achados.


No domínio da Orientação Profissional e de Carreira, o Século XX foi marcado por carreiras mais estáveis, dependência hierárquica e relações de trabalho mais estáveis, principalmente em países desenvolvidos. Nesse cenário vigoraram padrões pré-determinados nos quais os indivíduos poderiam fazer escolhas que lhe eram mais convenientes. Já no Século XXI, marcado pela globalização, com novos contratos sociais, perspectivas profissionais menos previsíveis e com transições mais frequentes e complexas, o trabalhador tornou-se um aprendiz permanente que precisa assumir flexibilidade ao invés de estabilidade, manter sua empregabilidade e criar suas próprias oportunidades. Observa-se, portanto, a necessidade de novas teorias de Orientação de Carreira para se compreender o “comportamento vocacional” e as mudanças no mercado de trabalho no século XXI. Assim, o esgotamento dos modelos do século XX levou um grupo de especialistas de diferentes países a examinar a validade transnacional das teorias e técnicas no domínio da Carreira, constituindo uma equipe de trabalho denominada Life Design International Research Group. A publicação, em 2009, de Savickas, M., Nota, L., Rossier, J., Dauwalder, J-P., Duarte, M. E., Guichard, J., Soresi, S., Van Esbroeck, R., & Van Vianen, A. entrou no top ten dos artigos mais lidos e citados em 2010. Foi traduzido e publicado em mais de 10 países, incluindo a divulgação no Brasil. Por si só, revela o impacto e a importância deste novo paradigma, não só para a investigação em orientação e aconselhamento de carreira, mas também para a intervenção e a prática da orientação e do aconselhamento. Um grupo de investigadores brasileiros, que inclui docentes da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade São Francisco (USF) tem dedicado uma parte das suas pesquisas ao estudo do paradigma Life Design, que se consubstancia na apresentação de comunicações e de publicações internacionais. Este grupo, juntamente com outros profissionais, tem demonstrado interesse em aprender sobre o uso desse paradigma nas intervenções. Significa que o Brasil se coloca em parceira com as melhores práticas, metodologias e intervenções que estão sendo desenvolvidas em diferentes partes do mundo.
Ofertar uma disciplina construída em torno deste paradigma, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, justifica-se por um conjunto variado de razões, salientando-se: (a) colocar o Brasil como um dos países pioneiros na investigação em orientação e aconselhamento, enquadrando o paradigma nos contextos de investigação que se pratica atualmente; (b) criar condições para desenvolver investigação adequada aos contextos e realidades brasileiras; (c) proporcionar aos alunos da Pós-graduação em Psicologia e profissionais da área aprendizagens inovadoras; e (d) colocar essa mesma investigação em práticas de intervenção que visam ajudar o outro na procura da satisfação e do bem-estar. O paradigma Life Design contribui para a implementação de procedimentos de intervenção, objetivando: (a) a adaptabilidade (mudança com flexibilidade), ou seja, compreender os recursos que a pessoa utiliza para antecipar e enfrentar mudanças, bem como realizar suas expectativas de carreira (os cinco “C”s: concern, control, curiosity, confidence e commitment); (b) a narrabilidade (continuidade, fidelidade a si mesmo), isto é, articular temas de vida, na forma de narrativas em diferentes processos de construção de si (formas identitárias), tornando explícitos os papéis e domínios de vida (do passado e do presente) e verificando se a pessoa utiliza tais conhecimentos de forma prospectiva; e (c) a realização de atividades significativas, isto é, indo além do discurso, identificar a postura ativa de realizar concretamente os planos e projetos elaborados em nível de ideias, como a pessoa se envolve em atividades que contribuem com a realização de um plano de vida.


PARTE I: o Paradigma Life Design

1. Histórico do campo do Aconselhamento de Carreira e do Life Design.
2. Da Orientação Vocacional e Aconselhamento de Carreira para os diálogos Life Design.
3. Dinâmicas em Desenvolvimento de Carreira: perspectivas pessoais e organizacionais
4. O paradigma Life Design: da prática à teoria
5. Trajetórias vocacionais e múltiplas identidades das pessoas
6. Das narrativas para a ação e o paradigma Life Design

PARTE II. Modalidades de intervenção

1. Estratégia de intervenção: Minha história de carreira
2. Escala de Adaptabilidade de Carreira
3. Life Design Counseling: Intervenção com grupo de adolescentes
4. Life Design Counseling: Intervenção com universitários
5. Life Design Counseling: Intervenção com trabalhadores informais
6. Life Design: Intervenção de carreira em organizações
7. Minha história de Carreira como estratégia de aconselhamento no contexto educacional

PARTE III. Investigações sobre a teoria, os instrumentos e as práticas

1. Produção do conhecimento sobre o Paradigma Life Design no cenário brasileiro e internacional
2. Significados de avaliação em construção de carreira: a importância da investigação científica para a intervenção qualificada


MÉTODOS DE ENSINO

- Aulas expositivas; discussão teórica e prática em grupos; sínteses de experiências de pesquisa e de aplicação.
- Estudos de caso (MHC): para estimular a curiosidade intelectual e experimentar aplicação de teorias a histórias de vida
- Seminários sobre pontos definidos entre alunos e docentes.
- Revisão da literatura sobre o Paradigma Life Design com perguntas de pesquisa relacionadas às temáticas como: a teoria, as práticas, instrumentos utilizados, grupos populacionais atendidos, entre outros.


Athanasou, J., & Van Esbroeck, R. (Eds.) (2008). International Handbook of Career Guidance. New York/Heidelberg: Springer Science.
Brown, D. & Lent, R. (Eds.) (2008). Handbook of counselling psychology (4th ed.). New York: John Wiley & Sons.
Cardoso, P., Silva, J., Gonçalves, M., Duarte, M. E. (2014). Innovative moments and change in career construction counseling. Journal of Vocational Behavior
Duarte, M. E. (2009). The psychology of life construction. Journal of Vocational Behavior, 75 (3), 259-266. (doi:10.1016/j.jvb. 2009.06.009).
Duarte, M. E. (2009). Um século depois de Frank Parsons. Escolher uma profissão ou apostar na psicologia da construção da vida? Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10 (2), 5-14.
Duarte, M. E. (2011). Da psicologia da carreira para a psicologia da construção da vida. In M. P. Lopes, P. J. Palma, R. B-Ribeiro & M. P. Cunha (Eds.), Psicologia Aplicada (pp.309-324). Lisboa: RH Editora.
Duarte, M. E. (2011). Desaprender para ensinar os princípios (ou um outro modo de enfrentar a orientação. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 12 (2), 143-151.
Duarte, M. E. (2012). Reflections on the training of career counselors. Cypriot Journal of Educational Sciences, 7 (4), 265-275.
Duarte, M. E. (2013). A vida da orientação na vida do século XXI: constrangimentos e desafios. Revista Brasileira de Orientação Profissional.
Duarte, M. E., & Cardoso, P. (2015). The Life Designing Paradigm: from practice to theory. In L. Nota & J. Rossier (Eds.), Handbook of the Life Design paradigm: from practice to theory, from theory to practice. Boston, MA: Hoegref Publishing.
Duarte, M. E., Lassance. C. Savickas, M., Nota, L., Rossier, J., Dauwalder, J-P., Guichard, J., Soresi, S., Van Esbroeck, R., & Van Vianen, A. (2010). A Construção da vida: um novo paradigma para entender a carreira no século XXI. Revista Interamericana de Psicologia, 44 (2), 392- 406.
Duarte, M. E., Soares, C., Fraga, S., Rafael, M., Lima, R., Paredes, I., Agostinho, R., & Djaló, A. (2012). Career Adapt-Abilities Scale- Portugal Form: Psychometric properties and relationships to employment status. Journal of Vocational Behavior, 80, 725-729. doi: 10.1016/j.vb.2012.01.019
Guichard, J. (2009). Self-constructing. Journal of Vocational Behavior, 75 (3), 251-258. (doi:10.1016/j.jvb.2009.03.004).
Herr, E., & Cramer, S. (1996). Career guidance and counselling through the life span (5th ed.). New York: Harper Collins.
Melo-Silva, L. L., & Marangoni, L. de O. (2019). Minha história de carreira como estratégia de aconselhamento no contexto educacional. In M. A. Ribeiro, M. A. Teixeira, M. E. Duarte (2015). Life Design um paradigma contemporâneo em orientação profissional e de carreira. 1ed. São Paulo: Vetor
Nota, L., & Rossier, J. (Eds.) (2015). Handbook of the Life Design: from practice to theory, from theory to practice. Boston, MA: Hogrefe Publishing.
Ribeiro M. A., Teixeira, M. A., Duarte, M. E. (2019). Life Design um paradigma contemporâneo em orientação profissional e de carreira. 1ed. São Paulo: Vetor.
Savickas, M. (2005). The theory and practice of career construction. In S. Brown & R. Lent (Eds.), Career development and counseling: putting theory and research to work (pp.42-70). Hoboken, NJ: Wiley.
Savickas, M., & Hartung, P. (2012). My career story. An autobiographical workbook for Life- Career Success. M. Savickas & P. Hartung (Eds). (Versão portuguesa A minha história de carreira. Manual para o sucesso na vida/carreira. Lisboa: Instituto de Orientação Profissional).
Savickas, M., Nota, L., Rossier, J., Dauwalder, J-P., Duarte, M. E., Guichard, J., Soresi, S., Van Esbroeck, R., & Van Vianen, A. (2009). Life designing: A paradigm for career construction in the 21st Century. Journal of Vocational Behavior, 75 (3), 239-250. (doi 10:1016/j.jvb.2009.04.004).
Super, D. (1990). A life span, life-space approach to career development. In D. Brown, & L. Brooks (Eds.). Career Choice and development (2ª ed., pp. 197-261). San Francisco: Jossey-Bass.
Taveira, M. C., & Silva, J. T. (Eds.) (2008). Psicologia Vocacional. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Teixeira, M., Bardagi, M., Lassance, M., Magalhães, M., & Duarte, M. E. (2012). Career Adapt-Abilities Scale- Brazilian Form: Psychometric properties and relationships to personality. Journal of Vocational Behavior, 80, 680-685. doi: 10.1016/j.vb.2012.01.019
Young, R., & Collin, A. (2004). Introduction: constructivism and social constructionism in the career field. Journal of Vocational Behavior, 64, 373-388.

REVISTA PORTUGUESA DE PSICOLOGIA, número 42, ano 2010/2011.

Nota: outras referências bibliográficas poderão ser referidas no decorrer da disciplina.


Vide Campo Observação


Forma de avaliação: 1. Apresentação de seminários (atividade em grupo) – 5,0 pontos. Serão considerados indicadores para a avaliação neste quesito: qualidade da apresentação em termos didáticos, incluindo visual; clareza na apresentação do conteúdo; e estratégia para estimular a participação dos alunos. A atividade visa auxiliar no desenvolvimento de competências para a ministração de aula.

2. Esboço de um manuscrito sobre a revisão da literatura (grupo) – 5,0 pontos. Serão considerados indicadores para a avaliação neste quesito a presença das seções: resumo, introdução, método, resultados e referências. A atividade visa auxiliar no desenvolvimento de competências para a escrita científica, circunscrita às condições desta disciplina.

CONCEITOS:
A (8,5 a 10,0),
B (7 a 8,4),
C (5 a 6,9),
D (menor que 5, reprovação)

Página Anterior