Metodologias Qualitativas de Pesquisa

5945143-3
Pós-Graduação

Origem:

Psicologia
Psicologia em Saúde e Desenvolvimento

Vigência

06/12/2018
06/12/2018
2018-11-29 00:00:00

Carga Horária

3 horas
0 horas
3 horas
60 horas
4
10 semanas

Responsável:

Clarissa Mendonça Corradi Webster
06/12/2018
10/12/2018
06/12/2018
29/11/2018



O objetivo desta disciplina é oferecer aos pós-graduandos uma visão ampla das opções metodológicas disponíveis para pesquisas de natureza qualitativa em Psicologia. Nesta perspectiva, visa apresentar e discutir aspectos epistemológicos e técnicos relacionados à pesquisa qualitativa, oferecer subsídios para a divulgação de resultados de pesquisa e para a análise crítica de estudos qualitativos.


Embora haja diferentes posições epistemológicas que compartilham do uso de métodos de investigação qualitativos, os estudos desta natureza buscam compreender como as pessoas constroem sentido para si, para o mundo e para suas experiências. São estudos que buscam descrever e compreender os significados construídos sobre determinado fenômeno, sendo, portanto, muito utilizados no campo da Psicologia. Assim, faz-se necessário que alunos de pós-graduação em Psicologia tenham uma base sólida para desenvolverem estudos qualitativos, compreendendo diferenças epistemológicas, sabendo formular questões para investigação, construir desenhos de pesquisa, preparar seus resultados para divulgação e analisar criticamente publicações na área.


1. Epistemologia e método científico
1.1. Diferentes posições epistemológicas em ciência
1.2. Rigor na Ciência
1.3. Particularidades das pesquisas qualitativas
1.4. Potencialidades e desafios das pesquisas qualitativas
1.5. Pesquisa qualitativa e referencial teórico

2. Desenhos de Pesquisas Qualitativas
2.1. Princípios gerais dos desenhos de pesquisas qualitativas
2.2. Formulação da questão de pesquisa
2.3. Escolha do marco teórico-conceitual
2.4. Escolha da estratégia de pesquisa adequada para responder às questões
2.5. Métodos para coleta de dados qualitativos
2.6. Análise de dados qualitativos

3. Divulgação de Pesquisas Qualitativas
3.1. Escrita acadêmica
3.2. Preparo de manuscritos e apresentações acadêmicas/científicas
3.3. Análise crítica de artigos nacionais e internacionais frutos de estudos de natureza qualitativa


BRAUN, V., & CLARKE, V. Successful qualitative research: a practical guide for beginners. London: Ed Sage, 2013.
BURR, V. An introduction to social constructionism. London: Routledge, 1995. 198p.
CAMPOS, CJ.G.; TURATO, E.R. Content analysis in studies using the clinical-qualitative method: application and perspectives. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 17, n. 2, 2009 .
COYLE, A. Introduction to qualitative psychological research. In: LYONS, E.; COYLE, A. Analyzing qualitative data in psychology. London: Sage Publications, 2007. Cap.02, p.09-34.
DENZIN, N.K.; LINCOLN, Y.S. Handbook of qualitative research. 2a ed. London: SAGE Publications, 2000.
FONTANELLA, B.J.B. et al . Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cad. Saúde Pública, v. 27, n. 2, 2011.
FONTANELLA, B.J.B; CAMPOS, C.J.G.; TURATO, E.R. Data collection in clinical-qualitative research: use of non-directed interviews with open-ended questions by health professionals. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 14, n. 5, Oct. 2006 .
FONTANELLA, B.J.B; RICAS, J.; TURATO, E.R.. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cad. Saúde Pública, v. 24, n. 1, 2008.
LYONS, E.; COYLE, A. Analysing qualitative data en psychology. London: SAGE Publication, 2007.
RELINQUE, C.S., ARROYO, G.M., FERNÁNDEZ, M.T.G. Consejos prácticos para escribir um artigo cualitativo publicable em Psicologia. Psychosocial Intervetion 22(2013) 71-79.
TONG, A., SAINSBURY, P., CRAIG, J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus group. International Journal for Quality in Health Care; vol.19, n.6: pp.349-357, 2007
WILLIG, C. Introducing qualitative research in psychology: adventures in theory and method. New York: Open University Press, 2001.

* A bibliografia poderá ser atualizada com manuscritos recém-publicados.


Apresentação de trabalho reflexivo que aborde a bibliografia proposta e a pesquisa desenvolvida pelo aluno.


Página Anterior