A disciplina tem por objetivo discutir as diferentes metodologias de pesquisa em psicologia e a utilização destas em diferentes contextos, propiciando a ampliação dos conhecimentos referentes aos diferentes instrumentos e procedimentos de coleta e análise de dados na pesquisa em psicologia.
A presente disciplina propõe um espaço de ampliação da discussão sobre as diversas metodologias de pesquisa para o pós-graduando. Nesse sentido visa fomentar uma postura cientifica frente aos diferentes métodos de pesquisa, permitindo ao pós graduando conhecer as aplicações, utilizações, alcances e limites de cada metodologia (quanti e quali) e realizar uma reflexão crítica sobre elas . Pretende-se, ainda. instituir um espaço que incentive a troca de conhecimentos entre os pós-graduandos, oportunizando a construção de um conhecimento mais abrangente das diferentes metodologias e as implicações de seu uso.
O conteúdo abordado será derivado da diversidade de metodologias empregadas pelos docentes e orientadores do nosso Programa de Pós-Graduação, assim como do conjunto de referenciais metodológicos trazidos pelos pós-graduandos de seus grupos e projetos de pesquisa. A composição do conteúdo dar-se-á na junção dessas contribuições e no aprofundamento de cada uma.
Como uma disciplina que discutirá as metodologias dos projetos dos pós-graduandos matriculados na mesma, tanto o conteúdo específico quanto a bibliografia complementar será fixado anualmente, após consulta aos discentes e aos docentes-orientadores.
AGRESTI, A., FINLAN, B., & VIALI, L. Métodos estatísticos para ciências sociais. Porto Alegre: Editora Penso, 2012.
BAPTISTA, M. N. & CAMPOS, D. C. Metodologias de Pesquisa em Ciências: Análise Quantitativa e Qualitativa. 2ª ed.Rio de Janeiro: Gen/LTC, 2016.
BRAUN, V. & CLARKE, V. Sucessful Qualitative research: a practical guide for beginners. London: Sage publications, 2013.
CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa – métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª ed. Porto Alegre, ArtMed, 2010.
DENZIN, N.K. & LINCOLN, Y.S. Handbook of Qualitative Research. 5.ed. Thousand Oaks, CA: Sage publications, 2017.
FURLAN, R. Reflexões sobre o método nas ciências humanas: quantitativo ou qualitativo, teorias e ideologias. PSICOLOGIA USP (IMPRESSO), v. 28, p. 83-92, 2017.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2019.
MCNAMEE, S., & HOSKING, D.M. Research and Social Change. New York, NY: Routledge, 2012.
MINAYO, M.C., DESLANDES, S.F., GOMES, R. (2016). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. São Paulo: Vozes, 2016.
MINAYO, M.C.S; DINIZ, D.; GOMES, R. O artigo qualitativo em foco. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 21, n. 8, p. 2326, ago. 2016 .
PASQUALI, L. Psicometria: Teoria dos testes na Psicologia e na Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
PATIAS, N.D., & HOHENDORFF, J.V. Critérios de qualidade para artigos de pesquisa qualitativa. Psicol. Estud., Maringá , v. 24, e43536, 2019.
REPPOLD, C.T., GURGEL, L.G, & HUTZ, C.S.. (2014). O processo de construção de escalas psicométricas. Avaliação psicológica, 13(2), 3-7-310, 2014.
SHAUGHNESSY, J.J., ZECHMEISTER E.B., ZECHMEISTER J.S. Metodologia de Pesquisa em Psicologia. 9ª ed. Porto Alegre: Editora AMGH/Penso, 2012.
SPINK, M.K.P., BRIGAGÃO, J.I.M., NASCIMENTO, V.L., PRIOLI, M.C. (Org) A produção de informação em pesquisa social. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas sociais, 2014.
WILLIG, C., & STAITON-ROGERS, W. (Eds). The Sage Handbook of Qualitative Research in Psychology. London: Sage Publications Inc, 2008.
YIN, R. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Editora Penso, 2016.
Artigos atualizados sobre o tema serão inseridos conforme demanda da disciplina.
Vide Campo Observação
Forma de avaliação: A avaliação será baseada em um processo de avaliação continuada, gerada a partir de atividades e trabalhos em sala e pesquisas e produções resultantes das horas de estudo, sendo utilizados como recursos:
1) Construção de um texto reflexivo sobre diferentes metodologias abordadas na disciplina e que sejam distintas da metodologia do seu projeto; e/ou
2) Apresentação do seminário da metodologia do seu projeto; e/ou
3) Apresentação de texto reflexivo sobre a metodologia usada no próprio projeto, integrando comentários e sugestões recebidas a partir da apresentação do seminário; e
4) Autoavaliação.
A metodologia empregada ao longo da disciplina estará pautada em:
1) Aulas expositivo-dialogadas com a presença de professores especialistas nas diferentes metodologias;
2) A partir dos projetos dos alunos matriculados na disciplina serão realizados seminários que contemplem e aprofundem as diferentes metodologias.