O objetivo da disciplina será o de capacitar o aluno para desenvolver uma revisão bibliográfica relacionada à sua dissertação/tese, organizando-a e redigindo-a de forma a solidificar sua noção quanto à inserção do próprio objeto de estudo dentro do campo do conhecimento, contribuindo com a formação em pesquisa na pós-graduação.
Dentro dessa proposta, já tendo o aluno um projeto de pesquisa delineado, espera-se que ele possa: 1. Identificar os temas centrais de relevo de sua própria pesquisa, para proceder a revisão bibliográfica, destacando as palavras chaves e as fontes de consulta. 2. Proceder a criterioso e crítico levantamento bibliográfico, a partir da leitura dos textos identificados. 3. Condensar de forma inteligível e analítica o material identificado 4. Expor de forma objetiva o conteúdo dos textos lidos. 4. Analisar e avaliar a produção científica, relativa à temática escolhida. 5. Sintetizar e redigir um relatório ou um artigo sobre a revisão bibliográfica.
Na formação em pesquisa, por um lado, mostra-se central o aluno saber como conduzir uma revisão bibliográfica, no sentido de buscar formas de obter conhecimento relativo a um determinado tema. Além disso, é fundamental que o aluno tenha clareza sobre o que o campo vem produzindo relativo ao objeto de estudo que vem sendo investigado no seu projeto de pesquisa mais pontual. Além disso, é mister o aluno dialogar seu estudo com a produção geral, buscando ver aproximações, divergências, lacunas temáticas, dentre outros, fazendo essa análise a partir dos diferentes modos como os demais trabalhos vêm conduzindo teórico-metodologicamente. Isso contribuirá para que o aluno tenha uma visão mais global relativo ao tema, inclusive podendo visualizar os limites e as contribuições do próprio estudo.
Linhas de Pesquisa da Área. 2. Orientações sobre a elaboração de uma Revisão Bibliográfica. 3. Redação de um texto sobre a revisão.
Botelho, L.L.R.; Cunha, C.C.A; Macedo, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade,5(11), 121-136.
Cavalcante, L. T. C.; Oliveira, A. A. S. (2020). Métodos de revisão bibliográfica nos estudos científicos. Psicologia em Revista, 26(1),83-102.
Galvão, T. F.; Pereira, M. G. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 23(1), 183-184.
Galvão, M. C. B.; Ricarte, I. L. M. (2019). Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, 6(1), 57-73.
Garcia, E. (2016). Pesquisa bibliográfica versus revisão bibliográfica - uma discussão necessária. Revista Língua e Letras, 17(35), 291-294.
Kolaski, K.; Logan, L.R.; Ioannidis, J.P.A. (2023). Guidance to best tools and practices for systematic reviews. Syst Rev., 12(1).
Kohls-Santos, P.; Morosini, M.C. (2021). O revisitar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica, 33.
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Souza, M.T.; Silva, M. D.; Carvalho, R. (2010). Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, 8, 102-106.
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Torraco, R.J. (2011). Writing Integrative Literature Reviews: Guidelines and Examples. Human Resource Development Review.
Vide Campo Observação
Forma de avaliação:
Três apresentações orais ao longo do semestre, quanto ao processo da revisão em condução (30%); e, apresentação final de um relatório ou artigo com base na Revisão Bibliográfica (70%).
CONCEITOS QUE SERÃO ATRIBUÍDOS NA DISCIPLINA:
A nota final será calculada pela média ponderada das notas das duas formas de avaliação: três apresentações orais ao longo do semestre, quanto ao processo da revisão em condução (30%) e apresentação final de um relatório ou artigo com base na Revisão Bibliográfica (70%). Essa nota final seguirá as seguintes equivalências:
O conceito A equivale a nota final de 9,0 a 10,0
O conceito B equivale a nota final de 7,0 a 8,9
O conceito C equivale a nota final de 5,0 a 6,9
O conceito R equivale a nota final de 0 a 4,9
Tipo de oferecimento da disciplina: Presencial