Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de discutir as principais contribuições, limitações e tendências teóricas e empíricas relativas ao estudo dos processos de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas (TD&E) em contextos organizacionais e de trabalho.
Objetivos específicos:
Discutir as principais limitações e tendências teóricas e empíricas relacionadas ao campo de estudo interessado na temática de TD&E em organizações e trabalho.
Discutir as principais limitações e tendências teóricas e empíricas relacionadas às condições antecedentes de treinamento (variáveis individuais e situacionais).
Discutir as principais limitações e tendências teóricas e empíricas relacionadas aos métodos de treinamento e estratégias instrucionais (modalidades, métodos, estratégias e procedimentos educacionais).
Discutir as principais limitações e tendências teóricas e empíricas relacionadas às condições pós-treinamento (resultados de aprendizagem, variáveis individuais e situacionais).
Os recentes avanços observados nas áreas de tecnologia, informática e comunicação que tanto contribuíram para a globalização, a terceirização e o desemprego, têm provocado significativas alterações nos contextos de organizações e no trabalho. Neste contexto, organizações contemporâneas passaram a investir maciçamente em ações formais de TD&E. Apesar do status ora concedido à área de TD&E em cenários corporativos e profissionais, grande parte dos investimentos tende a ser desperdiçado. Nesse sentido, é de fundamental importância compreender as limitações e tendências das áreas científicas envolvidos na produção de modelos teóricos e de conhecimento sobre TD&E, sobretudo a psicologia organizacional e do trabalho.
Conceitos, sistemas e tecnologias de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. Avaliação de necessidades educacionais, análise organizacional, análise de processos de trabalho e análise individual. Planejamento de ações educacionais. Avaliação de ações educacionais nos níveis de reação, aprendizagem, comportamento no cargo e resultados. Variáveis explicativas de resultados de ações educacionais, características individuais, organizacionais e socioambientais.
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Vide Campo Observação
Forma de avaliação: A disciplina encontra-se estruturada da seguinte forma. Exceto pelos primeiros encontros, momento em que será apresentado e discutido o programa da disciplina, bem como, discutido os conceitos básicos de TD&E, os demais serão conduzidos pelo professor responsável e, principalmente, pelos alunos inscritos. O programa instrucional foi concebido de forma que os alunos, no decorrer da disciplina, cada vez mais assumam a responsabilidade pela realização dos encontros, cabendo ao professor a coordenação das apresentações e discussões dos textos e atividades propostos.
Após o primeiro encontro, que será destinado à apresentação e discussão do programa da disciplina, os seis seguintes serão reservados para discussão do Sistema de TD&E. Neste caso, os encontros serão conduzidos pelo professor responsável, cabendo aos alunos ler previamente os textos disponibilizados e discuti-los em sala de aula com os demais colegas de turma. No último desses encontros, os alunos deverão entregar um texto de, no máximo, 5 páginas sobre a evolução das pesquisas na área de TD&E, estruturado de acordo com o modelo disponibilizado no Anexo 1 e baseado apenas nas referências bibliográficas tratadas em sala de aula.
O próximo encontro será reservado à apresentação, pelos alunos da disciplina, de artigos científicos relacionados à temática de Avaliação de Necessidades de TD&E. Nesse encontro, bem como nos subseqüentes, as aulas serão conduzidas pelos alunos matriculados na disciplina. Para tanto, alunos serão selecionados para apresentarem, para a turma, textos relacionados à temática de interesse. Os alunos selecionados deverão entregar, no dia da apresentação dos artigos indicados, cópias da apresentação para a professora responsável. As apresentações deverão obedecer à estrutura disposta no Anexo 2. É facultado ao aluno selecionar o meio de exposição desejado (exposição oral, exposição oral assistida por data-show etc.). Além da apresentação, todos os alunos matriculados na disciplina deverão entregar, em 3 dos 6 encontros programados para a temática mencionada, fichamento de um dos artigos apresentados no dia (Anexo 3). Isso vale, inclusive, para aqueles alunos selecionados para atuarem como expositores.
Além da temática de Avaliação de Necessidades de TD&E, também serão tratados em sala de aula os tópicos Condições Antecedentes de TD&E, Métodos de Treinamento e Estratégias Instrucionais e Condições Pós-Treinamento. Para cada tema é reservada uma quantidade de encontros específica, todos destinados à apresentação, pelos alunos, dos artigos selecionados. As atividades previstas em cada um dos encontros programados para essas três temáticas são idênticas àquelas informadas anteriormente:
o Apresentação de artigos indicados por alunos previamente selecionados;
o Distribuição de cópia da apresentação dos artigos indicados, pelos alunos expositores, para a Professora;
o Entrega de fichamento, por todos os alunos, inclusive pelos expositores, de um artigo discutido nos encontros previstos.
Finalizados os encontros nos quais serão discutidas as Revisões de Literatura de TD&E, as Condições Antecedentes de Treinamento, os Métodos de Treinamento e Estratégias Instrucionais e as Condições Pós-Treinamento, o seguinte é destinado à orientação para elaboração refinada do artigo bibliográfico, produto final da presente disciplina. Neste encontro, recomenda-se que os alunos, individualmente ou em duplas, estejam em fase intermediária ou avançada na elaboração dos respectivos artigos. Para tanto, sugere-se que os alunos tirem suas dúvidas ao longo das aulas do semestre com a professora, a fim de que possam ser orientados sobre este processo.
Por fim, um último encontro é reservado à entrega do Artigo Bibliográfico sobre TD&E. Este artigo, a ser elaborado em duplas e de acordo com as normas de determinada revista científica de psicologia e em consonância com o modelo apresentado no Anexo 4, deverá versar sobre alguma variável de interesse relacionada à área de TD&E. Os artigos deverão aproveitar os textos produzidos ao longo dos temas discutidos durante a disciplina e, além disso, utilizar outras 5 (cinco) referências, pelo menos, não utilizadas em sala de aula e especificamente relacionadas à temática de interesse. A ideia é que o artigo seja inicialmente formado pelos textos produzidos no decorrer da disciplina e, finalmente, por textos mais diretamente relacionados ao tema de interesse selecionado pelo aluno.
No quadro a seguir, apresentam-se as atividades e suas respectivas notas.
Atividade Valor
1. Entrega de texto individual sobre evolução, tendências e limitações da área de TD&E 2 pontos
2. Apresentação de artigo sobre temáticas (individual) 1 ponto
3. Entrega de 3 (três) fichamentos (individual) 3 pontos
4. Entrega de artigo bibliográfico (dupla) 4 pontos
TOTAL 10 PONTOS