Abordar os princípios de organização e funcionamento do Sistema Nervoso Central, aprofundando nos conhecimentos de neurociências relacionados a diversos sistemas neurais através de uma visão proveniente do cotidiano e suas implicações, fornecendo, dessa maneira, uma visão integrada necessária para a compreensão de diversas funções nervosas; e propiciando ao pós-graduando um aprendizado mais contextualizado das bases neurofisiológicas e comportamentais que podem contribuir com algum aspecto do projeto de pesquisa que ele desenvolve ou mesmo com as atividades do cotidiano.
Este curso de neurociência aplicada ao cotidiano é de grande importância para pesquisadores em neurociências e psicobiologia. Os avanços nos conhecimentos de neurofisiologia e neuroanatomia em conjunto com os estudos comportamentais permitem a contextualização funcional dos circuitos neurais bem como dos diversos mecanismos fisiológicos e homeostáticos relacionados. Ainda, este curso visa aprimorar a visão crítica do pós-graduando acerca da organização da circuitaria dos sistemas neurais associados às funções sensoriais, motivacionais, emocionais e executivas presentes no dia a dia.
A proposta deste programa contribuirá para um melhor aprendizado sobre neurociência a partir de temas que fazem parte de eventos e acontecimentos da rotina e do cotidiano das pessoas. A partir dos temas abordaremos diversos conteúdos de neurociência incluindo neurofisiologia e neuroanatomia de forma integrativa, tais como:
1. O olfato, paladar e os sons despertam as emoções e o prazer. - (processamento sensorial, emocional e memórias afetivas);
2. Com os nervos à flor da pele; Memórias fortes ligadas ao medo; e, Recordar é viver. - (efeito do estresse na formação da memória, memória associativa e sistema límbico);
3. Motivação e anedonia. Ação de drogas no sistema de recompensa cerebral. Os Games podem gerar dependência e estados de angústia. - (o papel do sistema de recompensa e límbico no incentivo, escolha baseada em valores e na autorregulação);
4. O universo do sono. Vamos tomar um cafezinho? Alimentando o Cérebro e fazendo exercícios. - (relação entre a regulação do sono, a ritimicidade circadiana, o comportamento alimentar, a atividade física, neuroplasticidade, memória e neuroproteção (BDNF).
5. Inteligência, Criatividade e Comunicação. - (aspectos neurobiológicos da inteligência, criatividade, linguagem e comunicação);
6. A metamorfose da vida. – (as mudanças neurais, envelhecimento do sistema nervoso e demências. - (envelhecimento do sistema nervoso - senescência e senilidade -, estilo de vida e fatores de risco para demências);
7. Temas livres de Neurociência (integração de conhecimentos de neurociências).
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Prova e apresentação de seminário.
A nota final será considerada a média das atividades. O aproveitamento do aluno na disciplina será expresso por conceitos (A, B, C e R), conforme determinado no art. 67 do Regimento de Pós-Graduação, Resolução nº 7493, de 27 de março de 2018. Considerando uma escala de 0 à 10, os conceitos equivalem à: A = 9.0 / 10.0; B = 7.0 / 8.9; C= 5.0 /6.9 e R = reprovação
1- Classificação: Biológica
2- Ementa: A proposta deste programa contribuirá para um melhor entendimento sobre neurociência a partir de temas que fazem parte de eventos e acontecimentos da rotina e do cotidiano das pessoas. A partir dos temas abordaremos diversos conteúdos de neurociência incluindo neurofisiologia e neuroanatomia de forma integrativa.
3- palavras-chave: neurociência, comportamento, cotidiano
4- Período: Primeiro semestre de anos pares.