Promover o conhecimento acerca das bases evolucionistas e neurobiológicas do comportamento social de humanos e animais não-humanos. Espera-se que, ao final da disciplina, o aluno seja capaz de compreender como o comportamento social evoluiu em diferentes espécies, o controle neurofisiológico envolvido nas relações sociais, como se dá sua ontogênese, os impactos na saúde mental e principais psicopatologias relacionadas ao comportamento social. Também pretendemos esclarecer as principais influências do isolamento social em decorrência da COVID-19 e fornecer uma breve introdução ao conceito de Análises de Redes Sociais.
O convívio social alcançou uma visibilidade ainda mais destacada quanto à sua importância para a saúde mental humana nos dois últimos anos, em decorrência do isolamento social que se fez necessário pela ameaça da pandemia de COVID-19. Vimos que muitos adultos e crianças foram prejudicados com as medidas de restrição de socialização, o que vem aumentado a necessidade de estudos relacionados à importância de tal comportamento. Os estudos comparados, bem como a área etológica e psicobiológica, podem contribuir ainda mais nessa fase de perspectivas futuras de novos conhecimentos sobre o tema. Ainda, muitos debates têm surgido nas redes sociais sobre diversas facetas do comportamento social, que podem levar a perpetuação de mitos e conceitos equivocados. Assim, acreditamos que um conhecimento aprofundado sobre o comportamento social humano e de outros animais seja fundamental para alunos formados por um programa de pós-graduação em Psicobiologia.
Essa disciplina incluirá aulas teóricas, estudo individual e seminários de alunos, realizados 100% remotamente, com 1:30 h de duração de cada aula. Aulas teóricas e seminários serão ministrados de forma síncrona utilizando-se o Google Meet. Aulas e seminários serão gravados e disponibilizados aos alunos durante o período de oferecimento da disciplina. A plataforma Moodle e-Disciplinas será utilizada para organizar materiais e comunicações com os alunos. A forma de controle de presença será os dados da aula (planilha Excel) gerada automaticamente pelo Google Meet. Os alunos deverão dispor de acesso a computador pessoal (preferencialmente), tablet ou celular, com câmera e microfone obrigatórios. As avaliações dos alunos (provas e seminário) serão realizadas remotamente, utilizando a plataforma Google Meet.
Acompanhamentos, avisos e comunicações serão realizadas através da plataforma Moodle eDisciplinas e pelo e-mail institucional.
Evolução do Comportamento Social; Bases neurobiológicas/modulação; Ontogênese; Principais psicopatologias relacionadas ao comportamento social/Saúde Mental; Introdução a Análise de Redes Sociais; Estado da Arte e Perspectivas do Impacto da COVID-19 no comportamento social.
Emma Otta, Vera Silvia Bussab (orgs.). Estados Afetivos e Comportamento Humano: Bases Psicoetológicas. Edusp (2021)
Michael Numan. Neurobiology of Social Behavior: Toward an Understanding of Prosocial and Antisocial Brain (2015). Academic Press.
Ashley Ward, Mike Webster (auth.) - Sociality_ The Behaviour of Group-Living Animals-Springer International Publishing (2016)
John Alcock . Comportamento Animal: uma abordagem evolutiva. Artmed (2010).
Emma Otta, Maria Emília Yamamoto. Psicologia Evolucionista. Guanabara Koogan (2009)
Stephen P. Borgatti, Martin G. Everett, Jeffrey C Johnson. Analyzing Social Networks. (2013) 1st ed. SAGE Publications.
Seminários individuais (Peso 1; 50% da nota final) e Avaliações via Moodle a cada aula (Somatória das notas, dividida pelo número de aulas frequentadas resultará em 50% da nota total).
Notas numéricas referem-se, respectivamente, aos seguintes conceitos utilizados pela USP:
7 a 10 = A (Excelente, com direito a crédito)
6 a 6.9 = B (Bom, com direito a crédito)
5 a 5.9 = C (Regular, com direito a crédito)
0 a 4.9 = R (Reprovado, sem direito a crédito)
Área: Psicológica/Biológica (escolher uma) (Biológica)
2- "Ementa" (síntese, 2 ou 3 linhas)
3- palavras-chave: (3) Comportamento social, etologia, covid
4- Período: segundo semestre de anos pares
Primeiro/Segundo semestre de anos pares/ímpares (escolher)