Apresentar conceitos básicos da estatística descritiva e da estatística inferencial para os alunos ingressantes na Pós-Graduação. Ao final da disciplina, espera-se que o pós-graduando esteja apto para realizar análises estatísticas básicas e interpretar a análise de resultados descritos em artigos científicos de diferentes áreas da Psicobiologia.
O conhecimento básico sobre organização e análise de dados é de suma importância para área em que se insere o Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia. Esta disciplina é uma oportunidade para que o aluno ingressante na Pós-Graduação compreenda conceitos básicos em estatística. É importante que o pós-graduando saiba utilizar e interpretar os resultados fornecidos por um software estatístico. Serão ministradas aulas práticas com o intuito de preparar o aluno para análise e interpretação de dados. As atividades práticas serão realizadas no pacote estatístico JASP que é gratuito e de código aberto.
I. Estatística descritiva
II. Introdução ao JASP
III. Distribuição amostral e erro padrão
IV. Teste de hipóteses
V. Análise de correlação
VI. Teste t (pareado e independente)
VII. ANOVA de medidas repetidas
VIII. ANOVA fatorial
IX. Qui-quadrado
Bibliografia Básica:
DANCEY, C. P.; REIDY, J. Estatística sem matemática para psicologia. 7a ed. Porto Alegre: Penso, 2017
GOSS-SAMPSOM, M. A. Statistical Analysis in JASP: An Update to the Students’ Guide. 2a ed. JASP, 2019
RUMSEY, D. Estatística Para Leigos. 2a ed. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2019.
RUMSEY, D. Estatística II Para Leigos. 2a ed. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2018.
Bibliografia Complementar:
BOURNE, V. Starting out in methods and statistics for psychology – a hands-on guide to doing research: a Hands-on Guide to Doing Research. 1a ed. Oxford University Press, 2017
JAWLIK, A. J. Statistics from A to Z: Confusing Concepts Clarified. 1a ed. Wiley, 2016
TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. 12ª ed. São Paulo: LTC, 2017
Participação em aulas teórico-práticas. Realização de atividades práticas. Elaboração de um tutorial para realização de testes estatísticos no JASP.
Forma de avaliação:
1. Os alunos receberão, ao final de cada aula, planilhas com dados para que realizem análises estatísticas utilizando o pacote estatístico JASP. É necessário ter acesso a um computador. As atividades realizadas em outros pacotes estatísticos não serão consideradas. A média dessas atividades irá compor 70% da nota final.
2. Os alunos deverão elaborar um tutorial para realização de testes estatísticos no JASP. O tema desse tutorial deverá abranger, obrigatoriamente, um dos tópicos descritos no conteúdo da disciplina. O formato desse tutorial e o prazo de entrega será definido em reunião. A nota dessa atividade irá compor 30% da nota final.
O conceito A será atribuído aos alunos com nota final maior ou igual a 8,5. Alunos com nota final maior ou igual a 7,0 e menor do que 8,5 receberão conceito B. O conceito C será atribuído aos alunos com nota final maior ou igual a 5,0 e menor do que 7,0. Os alunos com nota final abaixo de 5,0 serão reprovados.
1- Classificação
Psicológica/Biológica
2- Ementa (Max 5 linhas)
Esta disciplina tem como objetivo apresentar e discutir conceitos básicos e introdutórios da estatística descritiva e estatística inferencial para o aluno ingressante na Pós-Graduação. Espera-se que, ao final da disciplina, o aluno esteja apto para a leitura crítica e interpretação de resultados descritos em artigos científicos na área de Psicobiologia.
This course aims to present and discuss the basic and introductory concepts of descriptive statistics and inferential statistics for students initiating postgraduate studies. It is expected that, at the end of the course, that the students will be able to read critically and interpret results described in articles in the field of Psychobiology.
3- Palavras-chave (Max 3)
Psicobiologia, Estatística, JASP
4- Período
Primeiro Semestre dos anos ímpares