Neuropsicologia Geriátrica

5945898-2
Pós-Graduação

Origem:

Psicobiologia
Psicobiologia

Vigência

02/12/2021
02/12/2021
2021-11-25 00:00:00

Carga Horária

2 horas
2 horas
6 horas
60 horas
4
6 semanas

Responsável:

Maria Paula Foss
02/12/2021
02/12/2021
02/12/2021
25/11/2021



A disciplina tem o objetivo de apresentar a temática da neuropsicologia aplicada a populações de adultos idosos ao aluno de pós-graduação.


O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que leva a um aumento nas doenças associadas a esta faixa etária, como os transtornos neurocognitivos. Países de média e baixa renda, como o Brasil, irão concentrar a maior parte da população com transtornos neurocognitivos. Assim, fornecer conhecimentos atualizados sobre o tema se faz necessário para o desenvolvimento da ciência.
Esta disciplina incluirá aulas teóricas, seminário em grupo, busca de artigo na literatura e resenha referente a atualizações dos temas abordados na disciplina, realizados 100% remotamente, com 4 horas de duração de cada aula, divididos entre aulas expositivas e seminários em grupo sobre temas em neuropsicologia geriátrica. Aulas teóricas e seminários serão ministrados de forma síncrona utilizando-se o Google Meet. Toda a bibliografia utilizada nas aulas será disponibilizada aos alunos, assim como eles deverão compartilhar os artigos provenientes da busca que irão realizar na literatura para escrever as resenhas, por meio da plataforma Moodle (https://edisciplinas.usp.br), criando um espaço de troca de produções científicas da área durante o período de oferecimento da disciplina. A plataforma Moodle e-Disciplinas será utilizada para organizar materiais e comunicações com os alunos. Os alunos poderão trocar informações com o professor, utilizando o e-mail institucional ou chat da plataforma, durante todo o período da disciplina, diálogo que poderá orientar a busca de artigos na internet e os seminários em grupo. Esta disciplina irá utilizar metodologias tradicionais, por meio de aulas expositivas, além de outras mais ativas de ensino, pela busca de artigos na literatura e redação de resenha sobre o assunto. Atividades de cooperação e colaboração entre os alunos serão fomentadas por meio de seminários em grupo. O controle de presença será feito pelos dados da aula (planilha excel) gerada automaticamente pelo Google Meet. Os alunos deverão dispor de acesso a computador pessoal (preferencialmente), tablet ou celular, com câmera e microfone obrigatórios. Caso o aluno não possua o equipamento, terá acesso a computadores e infraestrutura multimídia na sala pró-aluno do bloco didático na FFCLRP-USP. As avaliações dos alunos (seminários e resenhas) serão realizadas remotamente, utilizando a plataforma Google Meet e e-mail institucional.
Acompanhamento, avisos e comunicações serão realizadas através da plataforma Moodle e-disciplinas e pelo email institucional.


Breve histórico sobre a Neuropsicologia e fundamentação teórica; Envelhecimento cognitivo e cerebral; Neuropsicologia na Doença de Alzheimer; Neuropsicologia na demência vascular; Neuropsicologia na Degeneração Lobar Fronto-Temporal; Outros processos neurodegenerativos do cérebro: enfoque neuropsicológico; Processos psicológicos básicos e o envelhecimento: atenção e funções executivas, memória, linguagem, percepção viso espacial e habilidade visuo construtiva.


Organização Mundial da Saúde (OMS). Resumo Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/186468/WHO_FWC_ALC_15.01_por.pdf?sequence=6: Acesso em: 07/05/2020
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais [recurso eletrônico]: DSM-V [American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al.] (2014) - 5. ed. (2014). Porto Alegre: Artmed.
Brucki, S. M. D., Magaldi, R. M., Morillo, L. S., Carvalho, I., Perroco, T. R., Bottino, C. M. de C., Filho, W. J., Nitrini, R. (2011). Demências - enfoque multidisciplinar: Das bases fisiopatológicas ao diagnóstico e tratamento. (p. 21-25). São Paulo: Editora Atheneu.
Jack, C. R., Jr., Bennett, D. A., Blennow, K., Carrillo, M. C., Dunn, B., Haeberlein, S. B., . . . Contributors. (2018). NIA-AA Research Framework: Toward a biological definition of Alzheimer's disease. Alzheimers Dement, 14(4), 535-562. Doi: 10.1016/j.jalz.2018.02.018
Knopman, D. S., Haeberlein, S. B., Carrillo, M. C., Hendrix, J. A., Kerchner, G., Margolin, R., . . . Siemers, E. (2018). The National Institute on Aging and the Alzheimer's Association Research Framework for Alzheimer's disease: Perspectives from the Research Roundtable. Alzheimers Dement, 14(4), 563-575. Doi: 10.1016/j.jalz.2018.03.002.
Chaves, M. L. F.; Godinho, C. C.; Porto, C. S.; Mansur, L.; Carthery-Goulart, M. T.; Yassuda, M. S., & Beato, R. (2011). Cognitive, functional and behavioral assessment Alzheimer’s disease. Dementia & Neuropsychologia, 5(3), 153-166. Doi: 10.1590/S1980-57642011DN05030003
Lezak, M. D.; Howieson, D. B.; Loring, D. W.; Hannay, H. J., & Fischer, J. S. (2004) Neuropsychological assessment (4th ed.). New York, NY, US: Oxford University Press, 2004.
SHERMAN, E. M. S., & SPREEN, O. A Compendium of Neuropsychological Tests: Administration, Norms and Commentary. New York: Oxford University Press, 2006.
Bear, M.F.; Connors, B. W.; Paradiso, M.A. (2016). Neuroscience: exploring the brain, 4. ed. Hong Kong Wolters Kluwer, 2016.
Gazzaniga, M., Ivry, R., Mangun, G. (2014). Cognitive Neuroscience. The Biology of mind. New York: WW Norton, 2014
Kandel, E.R.; Schwartz, J.H.; JesselL, T.M.; Siegelbaum, S.A.; Hudspeth, A.J. (2014). Princípios de Neurociências. 5. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2014.
Alzheimer´s Association (2020). Alzheimer´s Disease Facts and Figures. Alzheimers Dement. 2020; 16(3), 391.
Zucchella, C, Federico, A., Martini, A. et. al. (2018). Neuropsychological testing. Pract Neurol, v. 18, p. 227-237.
Casaletto, KB. Heaton, RK. (2017). Neuropsychological Assessment: Past and Future. Journal of the International Neuropsychological Society, 23, 778-790.
Pearsons, MW., Hammeke, TA. (2014). Clinical neuropsychology: a pocket handbook for assessment. Third edition. USA: American Psychological Association.
Organização Mundial da Saúde (OMS). Resumo Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde. Disponvelem:https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/186468/WHO_FWC_ALC_15.01_por.pdf?sequence=6: Acesso em: 07/05/2020
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais [recurso eletrônico]: DSM-V [American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al.] (2014) - 5. ed. (2014). Porto Alegre: Artmed.
Brucki, S. M. D., Magaldi, R. M., Morillo, L. S., Carvalho, I., Perroco, T. R., Bottino, C. M. de C., Filho, W. J., Nitrini, R. (2011) Demências - enfoque multidisciplinar: das bases fisiopatológicas ao diagnóstico e tratamento. (pp. 21-25). São Paulo: Editora Atheneu.
Jack, C. R., Jr., Bennett, D. A., Blennow, K., Carrillo, M. C., Dunn, B., Haeberlein, S. B., . . . Contributors. (2018). NIA-AA Research Framework: Toward a biological definition of Alzheimer's disease. Alzheimers Dement, 14(4), 535-562.
Knopman, D. S., Haeberlein, S. B., Carrillo, M. C., Hendrix, J. A., Kerchner, G., Margolin, R., . . . Siemers, E. (2018). The National Institute on Aging and the Alzheimer's Association Research Framework for Alzheimer's disease: Perspectives from the Research Roundtable. Alzheimers Dement, 14(4), 563-575.
Chaves, M. L. F.; Godinho, C. C.; Porto, C. S.; Mansur, L.; Carthery-Goulart, M. T.; Yassuda, M. S., & Beato, R. (2011) Cognitive, functional and behavioral assessment Alzheimer’s disease. Dementia & Neuropsychologia, 5(3), 153-166.
Lezak, M. D.; Howieson, D. B.; Loring, D. W.; Hannay, H. J., & Fischer, J. S. (2004) Neuropsychological assessment (4th ed.). New York, NY, US: Oxford University Press.
Sherman, E. M. S., & Spreen, O. (2006). A Compendium of Neuropsychological Tests: Administration, Norms and Commentary. New York: Oxford University Press.
Bear, M.F.; Connors, B. W.; & Paradiso, M.A. (2016) Neuroscience: Exploring the brain, 4. ed. Hong Kong Wolters Kluwer.
Gazzaniga, M., Ivry, R., Mangun, G. (2014). Cognitive Neuroscience. The Biology of mind. New York: WW Norton.
Kandel, E.R.; Schwartz, J.H.; JesselL, T.M.; Siegelbaum, S.A.; & Hudspeth, A.J. (2014) Princípios de Neurociências. 5. ed. Porto Alegre: ArtMed.
Alzheimer´s Association (2020). Alzheimer´s Disease Facts and Figures. Alzheimers & Dementia; 16(3), 391.
Zucchella, C, Federico, A., Martini, A. et. al. (2018). Neuropsychological testing. Pract Neurol, v. 18, p. 227-237.
Casaletto, K.B., & Heaton, R.K. (2017) Neuropsychological Assessment: Past and Future. Journal of the International Neuropsychological Society, 23, 778-790.
Pearsons, M. W., & Hammeke, T. A. (2014) Clinical neuropsychology: A pocket handbook for assessment. Third edition. USA: American Psychological Association.
Forlenza, O. V., & Radanovic, M. (2014). Neuropsiquiatria geriátrica. 2ª. Edição, São Paulo: Editora Atheneu.
Harvey, P. D. (2012). Clinical neuropsychological assessment. Dialogues in Clinical Neuroscience, 14, 1.
Ramos, A. A., & Hamdan, A.C. (2016) O crescimento da avaliação neuropsicológica no Brasil: uma revisão sistemática. Psicologia: Ciência e Profissão, 36, 2, 471-485.


seminário em grupo e busca de artigo na literatura e resenha referente a atualizações dos temas abordados na disciplina. A nota será dividida em 50% para seminário em grupo e 50% para busca de artigos na literatura e resenha individual. Cada aluno receberá uma nota de 0 a 10 para o seminário em grupo, e para a atividade individual de busca de artigo na literatura e resenha referente a atualizações dos temas abordados na disciplina. A nota final será a média aritmética do seminário e resenha. Os conceitos da disciplina equivalerão às seguintes notas:
Conceito A: 9,0 a 10
Conceito B: 7,0 a


1- Área: Psicológica
2- "Ementa" (síntese, 2 ou 3 linhas): Tópicos relativos à neuropsicologia aplicada à geriatria
3- Palavras-chave: (3) Neuropsicologia, Envelhecimento cognitivo e cerebral, Demências e processos neurodegenerativos do cérebro.
4- Período: Primeiro semestre de anos impares.

Página Anterior