Processos Psicológicos Básicos

5945897-1
Pós-Graduação

Origem:

Psicobiologia
Psicobiologia

Vigência

06/08/2020
06/08/2020
2020-07-30 00:00:00

Carga Horária

4 horas
2 horas
4 horas
60 horas
4
6 semanas

Responsáveis:

Sergio Sheiji Fukusima
06/08/2020
06/08/2020
06/08/2020
30/07/2020

Sebastião de Sousa Almeida
06/08/2020
06/08/2020
06/08/2020
30/07/2020

Cesar Alexis Galera
06/08/2020
06/08/2020
06/08/2020
30/07/2020

Marisa Tomoe Hebihara Fukuda
06/08/2020
06/08/2020
06/08/2020
30/07/2020

José Lino Oliveira Bueno
06/08/2020
06/08/2020
06/08/2020
30/07/2020

Andreia Schmidt
06/08/2020
06/08/2020
06/08/2020
30/07/2020



A disciplina tem por objetivo apresentar tópicos relativos aos processos psicológicos básicos (percepção, memória, aprendizagem, motivação, emoção, linguagem e comportamento alimentar) com foco em abordagens teóricas e métodos para investigá-los, integrações com suas bases biológicas e aplicações.


Trata-se de disciplina de caráter informativo, nivelador e integrativo de conhecimentos aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, cujas formações são de diversas áreas de conhecimentos correlatos.


Sensação e Percepção (Prof. Sérgio)
1. Processamento neuronal e os sistemas sensoriais; 2. Organização perceptual e o papel da atenção; 3. Abordagens teóricas e metodológicas na investigação da percepção e 4. Aplicações de conhecimentos em sensação e percepção.
Memória (Prof. Galera)
1. Memória sensorial; 2. Memória curto prazo; 3. Memória de longo prazo; 3.1. Memória semântica; 3.2. Memória episódica; 3.3. Memória procedural; 4. Memória de memória de trabalho; 4.1. Estrutura funcional; 4.1.1. Memória fonológica; 4.1.2. Memória visual; 4.1.3. Executivo central e 4.2. Estados de ativação.
Aprendizagem (Prof.a Andréia)
1. Reflexo e condicionamento respondente; 2. Comportamento operante; 3. Reforço e punição e 4. Discriminação e controle de estímulos.
Linguagem (Prof.a Marisa)
1. Conceitos de linguagem, fala, voz e comunicação; 2. Desenvolvimento filogenético da Linguagem; 3. Modelos teóricos de aquisição e desenvolvimento da Linguagem oral e escrita e 4. Bases neuropsicológicas da Linguagem.
Motivação e Emoção (Prof. José Lino)
1. Motivação; 1.1. Origens históricas dos conceitos motivacionais. Concepções racionalistas. As contribuições das abordagens biológicas; 1.2. Os conceitos motivacionais e seu status teórico. A noção de impulso. Interpretações alternativas; 1.3. Aspectos biológicos da motivação. A Etologia. Estados motivacionais de base biológica; 1.4. Emoções. Teorias. Padrões fisiológicos e mecanismos neurais; 1.5. Estimulação externa. Atividade e brincadeira. Estudos de estimulação externa. Interpretações teóricas; 1.6. Incentivo e Reforço; 1.7. Alguns sistemas motivacionais no ser humano e 1.8. Conflito e teorias de Equilíbrio ou Consistência.
Comportamento Alimentar (Prof. Sebastião).
1. Determinantes do comportamento alimentar; 2. Conceitos em nutrição comportamental; 3. Noções de psicologia do comportamento alimentar; 4. Desenvolvimento do comportamento alimentar; 5. Aspectos psicossociais do comportamento alimentar e 6. Comportamento alimentar e imagem corporal.


Sensação e Percepção:
Goldstein, E.B. & Brockmole, J. R. (2017) Sensation & Perception. 10th edition. Boston: Cengage Learning.
Memória
Baddeley, A.D., Hitch, G.J., & Allen, R.J. (2019). From short-term store to multicomponent working memory: The role of the modal model. Memory & Cognition, 47(4), 575-588.
Cowan, N. (2017). The many faces of working memory and short-term storage. Psychonomic Bulletin & Review, 24(4), 1158-1170.
Aprendizagem
Catania, C.A. (1999). Aprendizagem: Comportamento, Linguagem e Cognição. Porto Alegre: Artmed.
Linguagem
Lamonica, D.A.C.; Oliveira e Brito, D.B. (2018) Tratado de Linguagem: perspectivas contemporâneas. Ed. Bookytoy.
Fonseca, J. (2019). Afasia e Comunicação após lesão corporal. Editora: Papa Letras.
Motivação e Emoção
Cofer C.N. (1980). Motivação e Emoção. Rio de Janeiro: Interamericana.
Comportamento Alimentar
Almeida, S.S., Braga Costa, T.M., Laus, M.F & Straatmann, G. (Org.) (2013). Psicobiologia do Comportamento Alimentar. 1ª ed. Rio de Janeiro: Rubio.


Vide Campo Observação


Forma de avaliação: Questionários de acompanhamento, prova ou redação de uma resenha sobre o conteúdo de cada tópico da disciplina, a critério dos docentes responsáveis. O conceito avaliativo final do aluno será estimado a partir da média das notas em cada tópico.

1- Classificação: Psicológica
2- Ementa: A disciplina tem por objetivo apresentar tópicos relativos aos processos psicológicos básicos (percepção, memória, aprendizagem, emoção, linguagem e comportamento alimentar) com foco em abordagens teóricas e métodos para investigá-los, integrações com suas bases biológicas e aplicações.
3- Palavras-chave: Comportamento, Sensação, Percepção, Memória, Motivação, Emoção, Comportamento Alimentar, Aprendizagem.
4- Período: Primeiro Semestre dos anos ímpares

Página Anterior