Estudo das Emoções em Animais e as Diferenças de Gênero

5945894-1
Pós-Graduação

Origem:

Psicobiologia
Psicobiologia

Vigência

06/06/2019
06/06/2019
2019-05-30 00:00:00

Carga Horária

3 horas
3 horas
6 horas
60 horas
4
5 semanas

Responsáveis:

Norberto Cysne Coimbra
06/06/2019
06/06/2019
06/06/2019
30/05/2019

Renata Ferreira Sgobbi
06/06/2019
06/06/2019
06/06/2019
30/05/2019



A disciplina visa discutir os diferentes modelos animais utilizados para o estudo das emoções, particularmente aqueles ligados aos transtornos de ansiedade. Além disso, será dada ênfase nas diferenças de gênero, elucidando sua importância no comportamento animal e na relação com os transtornos psiquiátricos.


Na última década, uma quantidade considerável de pesquisas tem sido conduzida na área do sexo e da saúde, incluindo o relacionamento entre as diferenças sexuais na vulnerabilidade e o impacto em condições específicas. A gravidade e natureza dos sintomas de algumas doenças mentais, como depressão e transtornos de ansiedade, são geralmente influenciados pelo sexo do paciente, sendo mais comuns em mulheres. Esta disciplina visa propiciar ao aluno conhecimentos neurobiológicos das emoções e as diferenças de gênero, ilustrando uma abordagem multidisciplinar de um tema relevante da atualidade.


1) Neurobiologia das emoções. 2) Modelos animais para o estudo das emoções. 3) Diferenciação de ansiedade e medo. 4) Transtornos de ansiedade e influência do gênero. 5) Hormônios e ansiedade. 6) Ação dos esteróides ovarianos no sistema nervoso central. 7) Relação entre gônadas e hipófise. 8) Ciclo estral e menstruação. 9) Esfregaço vaginal em ratas para reconhecimento da ação hormonal.


Blume, S. R.; Freedberg, M.; Vantrease, J. E.; Chan, R.; Padival, M.; Record, M. J.; DeJoseph, M. R.; Urban, J. H.; Rosenkranz, J. A. Sex- and estrus-dependent differences in rat basolateral amygdala. The Journal of Neuroscience, 37: 10567-10586, 2017.
Carreira, M. B.; Cossio, R.; Britton, G. B. Individual and sex differences in high and low responder phenotypes. Behavioural Processes, 136: 20-27, 2017.
Cora, M.C.; Kooistra, L.; Travlos, G. Vaginal cytology of the laboratory rat and mouse:
review and criteria for the staging of the estrous cycle using stained vaginal smears. Toxicologic Pathology, 43: 776-793, 2015.
Domonkos, E.; Borbélyová, V.; Csongová, M.; Bosý, M.; Kačmárová, M.; Ostatníková, D.; Hodosy, J.; Celec, P. Sex differences and sex hormones in anxiety-like behavior of aging rats. Hormones and Behavior, 93: 159-165, 2017.
Reber, J.; Tranel, D. Sex differences in the functional lateralization of emotion and decision making in the human brain. Journal of Neuroscience Research, 95: 270-278, 2017.
Seo, D.; Ahluwalia, A.; Potenza, M. N.; Sinha, R. Gender differences in neural correlates of stress-induced anxiety. Journal of Neuroscience Research, 95: 115-125, 2017.
Silva, A. F.; Sousa, D. S.; Medeiros, A. M.; Macêdo, P. T.; Leão, A. H.; Ribeiro, A. M.; Izídio, G.S.; Silva, R. H. Sex and estrous cycle influence diazepam effects on anxiety and memory: Possible role of progesterone. Progress in Neuropsychopharmacology and Biological Psychiatry, 70: 68-76, 2016.


Nota de apresentação de seminário.


1- Área: Biológica

2- "Ementa": Neurobiologia das emoções. Modelos animais para estudos das emoções. Transtornos de ansiedade e hormônios. Ciclo estral e menstruação.

3- palavras-chave: Ansiedade; hormônios; ciclo estral.

4- Período: Segundo semestre de anos ímpares

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