Imagem Corporal: Conceitos, Avaliação e Aspectos Comportamentais e Biopsicossociais

5945892-2
Pós-Graduação

Origem:

Psicobiologia
Psicobiologia

Vigência

03/08/2023
03/08/2023
2023-07-27 00:00:00

Carga Horária

4 horas
4 horas
7 horas
60 horas
4
4 semanas

Responsáveis:

Sebastião de Sousa Almeida
03/08/2023
03/08/2023
03/08/2023
27/07/2023

Telma Maria Braga Costa
04/04/2024
04/04/2024
04/04/2024
28/03/2024

Maria Fernanda Laus
03/08/2023
03/08/2023
03/08/2023
27/07/2023



Propiciar ao aluno conhecimento sobre aspectos biopsicossociais da imagem corporal, enquanto construto cognitivo-comportamental, e introduzir e discutir conceitos e perspectivas dessa área de estudo. Aprofundar discussão sobre formas de avaliação e adaptação transcultural de instrumentos na área. Analisar a interação entre fatores sensoriais e não sensoriais sobre a acurácia na percepção da imagem corporal. Avaliar criticamente a influência de aspectos socioculturais nas questões relacionadas à aparência. Apresentar e discutir dados epidemiológicos.


A imagem corporal é um construto multidimensional que desempenha um papel fundamental na vida das pessoas. O tema tem recebido grande atenção de pesquisadores internacionais ao longo das últimas décadas, mas as pesquisas no Brasil são escassas e maioria dos estudos utiliza a satisfação/insatisfação como única medida de avaliação. Embora o interesse pela imagem corporal tenha crescido nos últimos anos no país, ainda há grande quantidade de estudos que utilizam medidas não validadas e muita impropriedade no uso de termos adequados. Dessa forma, faz-se necessário o conhecimento aprofundado do construto para o delineamento adequado das pesquisas.


Na primeira semana será ministrada aula teórica expositiva. As aulas subsequentes serão compostas por aula teórica expositiva e apresentação de seminários e discussão do tema abordado. Os seminários serão apresentados por grupos de, no máximo, três alunos.
Conteúdo programático: (1) Definição do construto e aspectos históricos da pesquisa em imagem corporal; (2) Dimensão perceptiva da imagem corporal; interação entre fatores sensoriais e não sensoriais; (3) Dimensão atitudinal da imagem corporal: aspectos cognitivos, afetivos, comportamentais e satisfação global; (4) Influência de fatores biológicos na imagem corporal em diferentes fases da vida; (5) Influência de fatores socioculturais na imagem corporal em diferentes fases da vida; (6) Avaliação da imagem corporal: principais medidas disponíveis no Brasil; (7) Avaliação da imagem corporal: aspectos gerais da adaptação transcultural de instrumentos; (8) Imagem corporal negativa e psicopatologias relacionadas: epidemiologia e métodos de intervenção; (9) Imagem corporal positiva e direções futuras.


Básica
Campana, A. N. N. B., & Tavares, M. C. G. C. F. (2009). Avaliação da imagem corporal instrumentos e diretrizes para pesquisa. Editora Phorte.
Cash, T. F. (Ed.). (2012). Encyclopedia of Body Image and Human Appearance. Elsevier.
Ferreira, M. E. C., Castro, M. R., Morgado, F. F. R. (Orgs.); Carvalho, P. H. B. (Revisão Técnica). (2014). Imagem corporal: reflexões, diretrizes e práticas de pesquisa 1. ed. – Juiz de Fora: Editora UFJF.

Complementar
Grogan, S. (2021). Body image: Understanding body dissatisfaction in men, women and children. Taylor & Francis. 4th edition.
Tylka, T. L., & Wood-Barcalow, N. L. (2015). What is and what is not positive body image? Conceptual foundations and construct definition. Body image, 14, 118-129.
Laus, M. F., Kakeshita, I. S., Costa, T. M. B., Ferreira, M. E. C., Fortes, L. D. S., & Almeida, S. S. (2014). Body image in Brazil: recent advances in the state of knowledge and methodological issues. Revista de Saúde Publica, 48(2), 331-346.
Xavier, G. S., Pasian, S. R., & Almeida, S. S. (2015). Assessment of body image: instruments available in Brazil. Psico-USF, 20(3), 529-545.

Além da bibliografia básica, serão selecionadas obras publicadas há menos de 5 anos e que discutam pesquisas empíricas sobre o tema.


Vide Campo Observação


Forema de avaliação:
A avaliação será baseada em um processo contínuo, gerado a partir de atividades e trabalhos em sala e pesquisas e produções resultantes das horas de estudo, sendo utilizados como recursos:
(1) Seminários: Apresentação de trabalhos da literatura pertinentes aos conceitos apresentados nas aulas teóricas. A nota dessa atividade irá compor 40% da nota final.
(2) Trabalho individual a ser entregue ao final da disciplina: Elaboração de um ensaio/resenha crítica sobre um dos temas tratados durante o curso com base em pelo menos três trabalhos da literatura. A nota dessa atividade irá compor 60% da nota final.

O conceito A será atribuído aos alunos com nota final maior ou igual a 8,5. Alunos com nota final maior ou igual a 7,0 e menor do que 8,5 receberão conceito B. O conceito C será atribuído aos alunos com nota final maior ou igual a 5,0 e menor do que 7,0. Os alunos com nota final abaixo de 5,0 serão reprovados.

Número mínimo de alunos: 05. Alunos especiais: 02. Total máximo: 15

1- Área: Psicológica

2- Ementa: Propiciar ao aluno conhecimento sobre aspectos biopsicossociais da imagem corporal, enquanto construto cognitivo-comportamental, e introduzir e discutir conceitos e perspectivas dessa área de estudo.

3- Palavras-chave: Imagem corporal. Avaliação. Influências. Fatores biopsicossociais

4- Período: Segundo semestre de anos ímpares

Página Anterior