As principais descobertas a respeito do Sistema Nervoso, e provavelmente da maioria do conhecimento científico, foram resultado não somente de um conjunto de experiências fundamentadas a partir de um raciocínio lógico, visando a junção de evidências observáveis e mensuráveis, mas também do empirismo e da coragem de explorar o desconhecido, mesmo na ausência de evidências prévias que corroborassem uma hipótese. Este curso tem dois objetivos: o primeiro é resgatar e discutir alguns dos experimentos mais importantes da Neurociência moderna, a partir das descobertas pioneiras de Ramón y Cajal e Camilo Golgi até a descrição da complexa rede neuronal de orientação espacial descrita pelo casal Moser e John O'Keefe; um segundo objetivo é caracterizar o ambiente social, político e cultural em que estas descobertas foram feitas e discutir de que formas elas influenciaram o pensamento científico de seus autores.
As Ciências Naturais são um conjunto de conhecimentos construídos e organizados na forma de explicações sobre os fenômenos que ocorrem no Universo e que podem ser testados e reproduzidos. Este conhecimento fundamenta-se numa premissa teórica, prática ou empírica e é produzido a partir de observações ou hipóteses que buscam uma explicação para os fenômenos que ocorrem no mundo real. Se por um lado a ciência é vista como uma atividade racional e controlada por um rigoroso padrão metodológico, por outro lado, ela também deve ser entendida como uma atividade inserida num contexto temporal específico e com características próprias. Interpretações históricas do conhecimento científico tendem a retratar o avanço do conhecimento de maneira diferente, na qual os novos métodos e conceitos estejam incluídos num ambiente mais abrangente, incluindo as influências culturais, políticas, econômicas e intelectuais em que o cientista se encontra e não somente o trabalho realizado dentro do laboratório. Avanços importantes do conhecimento científico, em particular da Neurociência, também foram dramaticamente influenciados por guerras, pandemias, perseguições étnicas, crises econômicas, dramas familiares e mesmo os sonhos. Neste curso, discutiremos de que forma diferentes contextos influenciaram o pensamento científico de alguns neurocientistas que contribuíram para estabelecer os fundamentos da Neurociência. Este projeto é um exercício retrospectivo para entender as motivações, as escolhas, as dúvidas e o comportamento de pesquisadores pioneiros. As atividades deste curso devem ressaltar a importância de fatores que, normalmente, não são descritos nos trabalhos científicos convencionais, mas que exerceram um papel importante na natureza do trabalho científico e devem servir de reflexão e inspiração para as futuras gerações de cientistas.
Investigaremos os caminhos que levaram ao descobrimento de alguns dos fenômenos mais importantes da Neurociência. Esta investigação será feita tanto em relação ao conhecimento existente, quanto em relação a influências. Investigaremos os caminhos que levaram ao descobrimento de alguns dos fenômenos mais importantes da Neurociência. Esta investigação será feita tanto em relação ao conhecimento existente, quanto em relação a influências sociais, culturais, econômicas e políticas. Serão abordados os seguintes autores e suas principais descobertas: 1. Camilo Golgi e Santiago Ramon y Cajal: a estrutura do Sistema Nervoso. 2. Edgar Douglas Adrian e Charles Scott Sherrington: como os neurônios se comunicam. 3. Henry Hallet Dale e Otto Loewi: transmissão química do impulso nervoso. 4. Joseph Erlanger e Herbet Spencer Gasser: as funções das fibras nervosas. 5. John Carew Eccles, Alan Lloyd Hodgkin, Andrew Fielding Huxley: mecanismos iônicos na membrana neuronal. 6. Julius Axelrod, Bernard Katz, Ulf Svante von Euler: transmissão sináptica no sistema nervoso autônomo. 7. Rita Levi-Montalcini e Stanley Cohen: o controle do crescimento neuronal. 8. Eric R. Kandel: a química por trás do aprendizado e da memória. 9. Paul Greengard e Arvid Carlsson: transdução de sinal no sistema nervoso. 10. May-Britt Moser, Edvard I. Moser e John O'Keefe: um GPS dentro do cérebro.
Bibliografia Básica
1. KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
2. NOBEL MEDIA AB. Life and Discoveries of Camillo Golgi. Nobelprize.org, 2014. Disponível em: http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/1906/golgi-article.html. Acesso em: 23 ago. 2016.
3. NOBEL MEDIA AB. Santiago Ramón y Cajal - Biographical. Nobelprize.org, 2014. Disponível em: http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/1906/cajal-bio.html. Acesso em: 23 ago. 2016.
4. RAMÓN Y CAJAL, Santiago. The Structure and Connexions of Neurons. Nobel Lecture, 12 dez. 1906. In: Nobel Lectures, Physiology or Medicine 1901-1921. Amsterdam: Elsevier Publishing Company, 1967. p. 220-253.
5. HODGKIN, A. L.; HUXLEY, A. F.; KATZ, B. Measurement of current-voltage relations in the membrane of the giant axon of Loligo. Journal of Physiology, v. 116, p. 424-448, 1952.
6. HODGKIN, A. L.; HUXLEY, A. F. Currents carried by sodium and potassium ions through the membrane of the giant axon of Loligo. Journal of Physiology, v. 116, p. 449-472, 1952.
7. DALE, H. H.; FELDBERG, W.; VOGT, M. Release of Acetylcholine at voluntary motor nerve endings. Journal of Physiology, v. 86, p. 353-380, 1936.
8. FATT, P.; KATZ, B. An analysis of the end-plate potential recorded with an intra-cellular electrode. Journal of Physiology, v. 115, p. 320-370, 1951.
9. KATZ, B.; MILEDI, R. The release of acetylcholine from nerve endings by graded electrical pulses. Proceedings of the Royal Society, v. 167, p. 23-38, 1967.
10. ALBRIGHT, Tom; SQUIRE, Larry R. (Ed.). The History of Neuroscience in Autobiography. [S.l.]: Society for Neuroscience, [s.d.].
11. LEVI-MONTALCINI, Rita. Elogio da Imperfeição. São Paulo: Nobel, 1983.
12. COHEN, S.; LEVI-MONTALCINI, R.; HAMBURGER, V. A nerve growth stimulating factor isolated from sarcomas 37 and 180. Proceedings of the National Academy of Sciences of the USA, v. 40, p. 1014–1018, 1954.
13. LEVI-MONTALCINI, R.; COHEN, S. In vitro and in vivo effects of a nerve growth-stimulating agent isolated from snake venom. Proceedings of the National Academy of Sciences of the USA, v. 42, p. 571–574, 1956.
14. COHEN, S. Purification of a nerve-growth promoting protein from the mouse salivary gland and its neuro-cytotoxic antiserum. Proceedings of the National Academy of Sciences of the USA, v. 46, p. 301–311, 1960.
15. KEBABIAN, J. W.; PETZOLD, G. L.; GREENGARD, P. Dopamine-sensitive adenylate cyclase in caudate nucleus of rat brain, and its similarity to the "dopamine receptor". Proceedings of the National Academy of Sciences of the USA, v. 69, n. 8, p. 2145-2149, 1972.
16. CARLSSON, A. Thirty years of dopamine research. Advances in Neurology, v. 60, p. 1–10, 1993.
17. CARLSSON, A. Basic concepts underlying recent developments in the field of Parkinson's disease. Contemporary Neurology Series, v. 8, p. 1–31, 1971.
18. FRÄNGSMYR, Tore (Ed.). The Nobel Prizes 2000. Stockholm: Nobel Foundation, 2001.
19. SCIENCE HISTORY PUBLICATIONS/USA. The Nobel Prizes 2014: May-Britt Moser – Biographical. Sagamore Beach: Watson Publishing International LLC, 2015.
20. SCIENCE HISTORY PUBLICATIONS/USA. The Nobel Prizes 2014: John O'Keefe – Biographical. Sagamore Beach: Watson Publishing International LLC, 2015.
21. ROONEY, Anne. A história da neurociência. São Paulo: M.Books, 2018.
22. QUEVEDO, João; IZQUIERDO, Ivan. Neurobiologia dos Transtornos Psiquiátricos. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020.
23. STENNING, Anna; BARNES, Colin; CHAPMAN, Robert. Neurodiversity Studies: A New Critical Paradigm. London: Routledge, 2020.
Bibliografia Complementar:
1. EAGLEMAN, David. Livewired: The Inside Story of the Ever-Changing Brain. New York: Pantheon Books, 2020.
2. HUSAIN, Masud. Our Brains, Our Selves. London: Faber & Faber, 2025.
3. SETH, Anil. Being You: A New Science of Consciousness. London: Faber & Faber, 2021.
4. TRACEY, Kevin J. The Great Nerve: The New Science of the Vagus Nerve and How to Harness Its Healing Reflexes. New York: Basic Books, 2025.
5. STENNING, Anna; BARNES, Colin; CHAPMAN, Robert. Neurodiversity Studies: A New Critical Paradigm. London: Routledge, 2020.
6. O'KEEFE, John; NADEL, Lynn. The Hippocampus as a Cognitive Map. Oxford: Oxford University Press, 1978. (incluído por relevância temática, apesar de não ser recente)
7. BEAR, Mark F.; CONNORS, Barry W.; PARADISO, Michael A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 4. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
8. QUEVEDO, João; IZQUIERDO, Ivan. Neurobiologia dos Transtornos Psiquiátricos. 1. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2020.
9. ENEA, V; IANCU, S. Processing emotional body expressions: state-of-the-art. Soc. Neurosci. 11(5): 495-506, 2016.
10. CAPUTTI FF, RULLO L, STAMATAKOS S, CANDELETTI S, ROMUALDI P. Modulation of the negative affective dimension of pain: focus on selected neuropeptidergic system contributions. Int. J. Mol. Sci. 20(16): pii: E4010, 2019.
11. KEUM S; SHIN HS. Genetic factors associated with empathy in humans and mice. Neuropharmacology 159: 107514, 2019.
Os alunos serão avaliados por meio de: Apresentação de resenhas e reflexões durante as aulas e Apresentação de seminário. Todos os instrumentos avaliativos tem o mesmo peso.
CONCEITOS UTILIZADOS Conceito A (entre 9,0 e 10,0) Conceito B (entre 7,0 e 8,9) Conceito C (entre 5,0 e 6,9) conceito R (abaixo 5,0).
1- Classificação: Biológica
2- Ementa (Max 5 linhas)
O curso propõe resgatar descobertas fundamentais da Neurociência moderna, a partir dos trabalhos de Ramón y Cajal e Camilo Golgi. Além de analisar os experimentos, discute-se o contexto histórico, social e cultural em que ocorreram. A abordagem valoriza tanto o método científico quanto a exploração do desconhecido, destacando como esses fatores moldaram o pensamento científico dos autores.
3- Palavras-chave (Max 3)
História da Ciência, Neurociência.
4- Período
Segundo Semestre dos anos ímpares