As principais descobertas a respeito do Sistema Nervoso, e provavelmente da maioria do conhecimento científico, foram resultado não somente de um conjunto de experiências fundamentadas a partir de um raciocínio lógico, visando a junção de evidências observáveis e mensuráveis, mas também do empirismo e da coragem de explorar o desconhecido, mesmo na ausência de evidências prévias que corroborassem uma hipótese. Este curso tem dois objetivos: o primeiro é resgatar e discutir alguns dos experimentos mais importantes da Neurociência moderna, a partir das descobertas pioneiras de Ramón y Cajal e Camilo Golgi até a descrição da complexa rede neuronal de orientação espacial descrita pelo casal Moser e John O'Keefe; um segundo objetivo é caracterizar o ambiente social, político e cultural em que estas descobertas foram feitas e discutir de que formas elas influenciaram o pensamento científico de seus autores.
As Ciências Naturais são um conjunto de conhecimentos construídos e organizados na forma de explicações sobre os fenômenos que ocorrem no Universo e que podem ser testados e reproduzidos. Este conhecimento fundamenta-se numa premissa teórica, prática ou empírica e é produzido a partir de observações ou hipóteses que buscam uma explicação para os fenômenos que ocorrem no mundo real. Se por um lado a ciência é vista como uma atividade racional e controlada por um rigoroso padrão metodológico, por outro lado, ela também deve ser entendida como uma atividade inserida num contexto temporal específico e com características próprias. Interpretações históricas do conhecimento científico tendem a retratar o avanço do conhecimento de maneira diferente, na qual os novos métodos e conceitos estejam incluídos num ambiente mais abrangente, incluindo as influências culturais, políticas, econômicas e intelectuais em que o cientista se encontra e não somente o trabalho realizado dentro do laboratório. Avanços importantes do conhecimento científico, em particular da Neurociência, também foram dramaticamente influenciados por guerras, pandemias, perseguições étnicas, crises econômicas, dramas familiares e mesmo os sonhos. Neste curso, discutiremos de que forma diferentes contextos influenciaram o pensamento científico de alguns neurocientistas que contribuíram para estabelecer os fundamentos da Neurociência. Este projeto é um exercício retrospectivo para entender as motivações, as escolhas, as dúvidas e o comportamento de pesquisadores pioneiros. As atividades deste curso devem ressaltar a importância de fatores que, normalmente, não são descritos nos trabalhos científicos convencionais, mas que exerceram um papel importante na natureza do trabalho científico e devem servir de reflexão e inspiração para as futuras gerações de cientistas.
Investigaremos os caminhos que levaram ao descobrimento de alguns dos fenômenos mais importantes da Neurociência. Esta investigação será feita tanto em relação ao conhecimento existente, quanto em relação a influências sociais, culturais, econômicas e políticas. Serão abordados os seguintes autores e suas principais descobertas:
1. Camilo Golgi e Santiago Ramon y Cajal: a estrutura do Sistema Nervoso.
2. Edgar Douglas Adrian e Charles Scott Sherrington: como os neurônios se comunicam.
3. Henry Hallet Dale e Otto Loewi: transmissão química do impulso nervoso.
4. Joseph Erlanger e Herbet Spencer Gasser: as funções das fibras nervosas.
5. John Carew Eccles, Alan Lloyd Hodgkin, Andrew Fielding Huxley: mecanismos iônicos na membrana neuronal.
6. Julius Axelrod, Bernard Katz, Ulf Svante von Euler: transmissão sináptica no sistema nervoso autônomo.
7. Rita Levi-Montalcini e Stanley Cohen: o controle do crescimento neuronal.
8. Eric R. Kandel: a química por trás do aprendizado e da memória.
9. Paul Greengard e Arvid Carlsson: transdução de sinal no sistema nervoso.
10. May-Britt Moser, Edvard I. Moser e John O'Keefe: um GPS dentro do cérebro.
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May-Britt Moser – Biographical: The Nobel Prizes 2014. Published on behalf of The Nobel Foundation by Science History Publications/USA, division Watson Publishing International LLC, Sagamore Beach, 2015.
John O'Keefe – Biographical: The Nobel Prizes 2014. Published on behalf of The Nobel Foundation by Science History Publications/USA, division Watson Publishing International LLC, Sagamore Beach, 2015.
Vide Campo Observação
Forma de avaliação: A avaliação será realizada pelo (1) do desempenho e participação do aluno nos seminários; (2) um ensaio escrito sobre um pesquisador de interesse no aluno que tenha trabalhado com Neurociência.
1- Área: Psicológica/Biológica
2- Ementa: Neste curso, discutiremos de que forma o contexto sócio-cultural, econômico e político influenciaram o pensamento científico de alguns neurocientistas que contribuíram, tanto para estabelecer os fundamentos da Neurociência, quanto para o desenvolvimento de novas técnicas que possibilitaram entender os mecanismos essenciais das Ciências Biológicas.
3- palavras-chave: História da Ciência, Neurociência.
4- Período: primeiro semestre de anos ímpares