Emoções e Modularidade das Funções Cognitivas de Memória e Percepção de Tempo

5945890-2
Pós-Graduação

Origem:

Psicobiologia
Psicobiologia

Vigência

03/08/2023
03/08/2023
2023-07-27 00:00:00

Carga Horária

2 horas
3 horas
4 horas
45 horas
3
5 semanas

Responsáveis:

José Lino Oliveira Bueno
03/08/2023
03/08/2023
03/08/2023
27/07/2023

Raquel Cocenas da Silva
03/08/2023
03/08/2023
03/08/2023
27/07/2023



A disciplina tem como objetivo abordar os conceitos fundamentais de emoções, memória e percepção de tempo, destacando o papel das emoções sobre a modularidade da memória e percepção temporal.


A vida é repleta de eventos que desencadeiam respostas emocionais, como a realização de uma viagem esperada, um assalto, a perda de um ente querido. É reconhecida a relevância do papel que as emoções desempenham na vida diária. No entanto, poucos estudos se dedicaram a compreender a influência das emoções na associação de funções cognitivas como memória e percepção de tempo, cruciais as adaptações ambientais e à sobrevivência dos indivíduos. Este curso tem o objetivo de apresentar as mais recentes investigações experimentais do campo de estudo da memória temporal para eventos que desencadeiam respostas emocionais, através de uma abordagem descritiva dos processos cognitivos de memória, percepção temporal e a função moduladora da emoção sobre esses processos. Além disso, será feita uma tentativa para ampliar as discussões de um contexto teórico e experimental para as repercussões em contextos práticos do cotidiano, como a memória autobiográfica de eventos públicos, o papel de testemunhas oculares e as síndromes que envolvem distorções de memória e estresse pós-traumático.


Aulas teóricas e seminários 1º Dia - 13:30 às 18:30 Apresentação da disciplina Emoções - conceitos básicos, como estudar as emoções, neurobiologia das emoções 2º Dia - 13:30 às 16:30 Seminários 2º Dia -16:30 às 18:30 Memória - conceitos básicos, os múltiplos mecanismos da memória, bases neurobiológicas da memória, consolidação da memória. 3º Dia - 13:30 às 16:30 Seminários 3º Dia - 16:30 às 18:30 Percepção temporal - conceitos básicos, fatores relevantes no estudo da percepção de tempo, processos cognitivos envolvidos no processamento temporal, modelos de percepção de tempo. 4 º Dia - 13:30 às 16:30 Seminários 4 º Dia - 16:30 às 18:30 Emoções - modularidade da consolidação da memória e da percepção temporal 5º Dia - 13:30 às 16:30 Seminários 5º Dia - 16:30 às 18:30 Debates sobre pontos levantados na disciplina, orientações sobre elaboração de ensaios e considerações finais  Discussão de trabalhos da literatura pertinentes aos conceitos apresentados nas aulas teóricas.


Cocenas-Silva, R. Bueno, J. L. O., Doyçre V. & Droit-Volet, S. (2014). Memory Consolidation for Duration. Quarterly Journal of Experimental Psychology, 67(7), 1401-1414.
Cocenas-Silva, R., Bueno, J. L. O. & Droit-Volet, S. (2013). Emotion and long-term memory for duration: Resistance against interference. Behavioural Processes, 97, 6-10.
Cocenas-Silva, Bueno, J. L. O. & Droit-Volet, S. (2012). Temporal Memory of Emotinal Experience. Memory & Cognition, 40,161-167.
Christianson, S. A. (1992). The handbook of emotion and memory: Research and theory. Hillsdale NJ: Erlbaum.
D’Argembeau, A.& Van der Linden, M. (2005). Influence of emotion on memory for temporal information. Emotion, 5, 503-507. doi:10.1037/1528-3542.5.4.503
Droit-Volet, S., & Gil, S. (2021). The Spread of the Lengthening Time Effect of Emotions in Memory: A Test in the Setting of the Central Tendency Effect. Frontiers in psychology, 12, 774392.
Droit-Volet, S., Mermillod, M., Cocenas-Silva, R.& Gil, S. (2010). The effect of expectancy of a threatening event on time perception in human adults. Emotion, 10(6), 908-914. Fraisse, P. (1984). Perception and estimation of time. Annual Review of Psychology, 35, 1-36.
Droit-Volet, S., & Meck, W. H. (2018). How emotions colour our perception of time. Trends in Cognitive Sciences, 22(10), 849-869. doi: 10.1016/j.tics.2018.07.006
Gibbon, J., Church, R. M. Meck, W.H. (1984). Scalar timing in memory. In J. Gibbon & L. Allan (Eds.), Timing and time perception (pp. 52-77). New York: New York Academy of Sciences.
Gil, S., & Droit-Volet, S. (2020). Time perception, emotions, and mood disorders. Journal of Physiology-Paris, 114, 71-80. doi: 10.1016/j.jphysparis.2019.06.001
Grondin, S. (2010). Timing and time perception: A review of recent behavioral and neuroscience findings and theoretical directions. Attention, Perception, & Psychophysics, 72, 561-582. doi:10.3758/APP.72.3.561
Johnson, L. W., & MacKay, D. G. (2019). Relations between emotion, memory encoding, and time perception. Cognition and Emotion, 33(2), 185-196.
Kensinger, E. A., & Kark, S. M. (2018). Emotion and memory. Stevens’ handbook of experimental psychology and cognitive Neuroscience, 1, 1-26.
Luminet, O. (2022). Towards a better integration of emotional factors in autobiographical memory. Memory, 30(1), 49-54.
McGaugh, J. L. (2000). Memory: A century of consolidation. Science, 287, 248-251. doi:10.1126/science.287.5451.248
Nazari, M. A., Mirloo, M. M., Rezaei, M., & Soltanlou, M. (2018). Emotional stimuli facilitate time perception in children with attention‐deficit/hyperactivity disorder. Journal of neuropsychology, 12(2), 165-175.
Tétreault, P., & Lépine, R. (2019). Emotional modulation of time perception: The effect of pleasant and unpleasant stimuli on time estimates. Acta Psychologica, 198, 102877. doi: 10.1016/j.actpsy.2019.102877
Vicario, C. M., & Felmingham, K. L. (2018). Slower time estimation in post-traumatic stress disorder. Scientific reports, 8(1), 392.


Vide Campo Observação


Forma de avaliação:
Os alunos serão avaliados por meio da apresentação de seminários e a elaboração de um breve ensaio sobre o conteúdo abordado na disciplina.
Seminário: os alunos deverão entregar uma resenha do artigo selecionado pertinente ao tópico abordado na exposição oral do professor e apresentar oralmente o estudo, de forma sucinta (20 minutos + 10 discussão). A avaliação dos seminários será pautada na clareza da apresentação oral e na pertinência do artigo com o tópico da aula.
Ensaio: os alunos deverão elaborar um ensaio individual sobre os tópicos abordados no curso. Será avaliada a estrutura do texto (introdução, objetivo, desenvolvimento e conclusão), redação pessoal, originalidade e pertinência ao curso.
A nota final será atribuída como média ponderada das 2 atividades, sendo o Seminário com peso 60% e o Ensaio com peso de 40%. Para equivalência dos conceitos será considerado o seguinte:
Conceito A: nota de 10-8,5; Conceito B: 8,4-7,0; Conceito C: 6,9-5,0; Conceito R: Média abaixo de 4,9.

Área: Psicológica
2- Ementa: (1) Emoções - conceitos básicos, como estudar as emoções, neurobiologia das emoções, emoção e modularidade da consolidação da memória e da percepção de tempo. (2) Memória - conceitos básicos, os múltiplos mecanismos da memória, bases neurobiológicas da memória, consolidação da memória. (3) Percepção temporal - conceitos básicos, fatores relevantes no estudo da percepção de tempo, processos cognitivos envolvidos no processamento temporal, modelos de percepção de tempo.
3- palavras-chave: Emoções, Memória e Percepção de tempo
4- Período: Primeiro semestre de anos ímpares

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