Compreender a neurobiologia dos núcleos da base e o papel dessas estruturas em distúrbios neurodegenerativos e transtornos neuropsiquiátricos.
Os núcleos da base constituem um grupo de estruturas subcorticais envolvidos no controle motor, aprendizagem motora, tomada de decisão, emoções, formação de hábitos, dentre outros comportamentos. O funcionamento anormal dos circuitos dos núcleos da base está na origem de vários distúrbios do movimento, dentre eles a doença de Parkinson. Os núcleos da base também desempenham um papel importante na formação de hábitos disfuncionais, compulsões e abuso de substâncias. Além disso, essas estruturas estão envolvidas em transtornos neuropsiquiátricos, como o transtorno do espectro autista. A disciplina fornecerá uma visão abrangente acerca da anatomia, fisiologia e farmacologia de distúrbios neurodegenerativos e transtornos neuropsiquiátricos associados aos núcleos da base.
A disciplina visa capacitar os alunos de pós-graduação no entendimento da anatomia, fisiologia e abordagem farmacológica dos distúrbios neurodegenerativos e transtornos neuropsiquiátricos associados aos núcleos da base.
Conteúdo Programático:
1. Núcleos da base.
a. Organização neuroanatômica dos núcleos da base
b. Anatomia e fisiologia do estriado
c. Sinalização molecular nos circuitos estriatais
2. Transmissão dopaminérgica nos núcleos da base
a. Doença de Parkinson
b. Farmacologia da doença de Parkinson
3. Neurobiologia da formação de hábitos
a. Papel do estriado na modulação de repertórios motores
b. Compulsões e abuso de substâncias
4. Transtorno do espectro autista (TEA)
a. Relação dos núcleos da base com o TEA
b. Circuitos fronto-estriatais e TEA
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Vide Campo Observação.
Forma de avaliação:
A avaliação será realizada de duas maneiras: (1) resposta a questionários disponibilizados no eDisciplinas e (2) apresentação de seminário. Os alunos deverão ler artigos científicos a cada semana da disciplina e responder a questões. As questões serão disponibilizadas no eDisciplinas e estarão relacionadas ao artigo que será apresentado na forma de seminário. A nota dos questionários irá compor 60% da nota final. A apresentação do seminário irá compor os 40% restantes da nota final. O conceito A será atribuído aos alunos com nota final maior ou igual a 8,5. Alunos com nota final maior ou igual a 7,0 e menor do que 8,5 receberão o conceito B. O conceito C será atribuído aos alunos
com nota final maior ou igual a 5,0 e menor do que 7,0. Os alunos com nota final abaixo de 5,0 serão reprovados.