Neurobiologia das Emoções

5945886-2
Pós-Graduação

Origem:

Psicobiologia
Psicobiologia

Vigência

06/02/2025
06/02/2025
2025-01-30 00:00:00

Carga Horária

5 horas
4 horas
6 horas
60 horas
4
4 semanas

Responsáveis:

Norberto Cysne Coimbra
06/02/2025
06/02/2025
06/02/2025
30/01/2025

Rafael Carvalho Almada
06/02/2025
06/02/2025
06/02/2025
30/01/2025



Apresentar e discutir acerca das bases neurais do medo e da ansiedade, através do aprofundamento dos conhecimentos em neuroanatomia e neurofisiologia, e da discussão do vasto material recente apresentados na literatura. Além disso, introduzir ao aluno de pós-graduação uma visão geral da utilização de modelos animais na elucidação das bases neurais dos transtornos psiquiátricos.


Esta disciplina visa propiciar ao aluno conhecimentos neurobiológicos dos estados aversivos necessários para avaliação e discussão crítica dos avanços recentes na área da neurobiologia do medo e ansiedade.


Teórica 1 (3 h): Introdução à neurobiologia das emoções.
Teórica 2 (2 h): Bases neurais das emoções: medo e ansiedade.
Seminários (4 h)
Teórica 3 (3 h): Neuroquímica das emoções: envolvimento da neurotransmissão mediada por GABA, glutamato, serotonina, endocanabinoides, neuropeptídios.
Teórica 4 (2 h): Modelos animais para estudo do sistema nervoso e das emoções.
Seminários (4 h)
Teórica 5 (3 h): Neurobiologia do medo incondicionado.
Teórica 6 (2 h): Antinocicepção induzida pelo medo.
Seminários (4 h)
Teórica 7 (3 h): Neurobiologia do medo condicionado.
Teórica 8 (2 h): Debates sobre estudos interdisciplinares sobre as emoções e considerações finais.
Seminários (4 h)

Seminários: Discussão de trabalhos da literatura pertinentes aos conceitos apresentados nas aulas teóricas.


Almada RC, Dos Anjos-Garcia T, da Silva JA, Pigatto GR, Wotjak CT, Coimbra NC. The modulation of striatonigral and nigrotectal pathways by CB1 signalling in the substantia nigra pars reticulata regulates panic elicited in mice by urutu-cruzeiro lancehead pit vipers. Behav Brain Res. 2021 Mar 5;401:112996. doi: 10.1016/j.bbr.2020.112996.
Almada RC, Falconi-Sobrinho LL, da Silva JA, Wotjak CT, Coimbra NC. Augmented anandamide signalling in the substantia nigra pars reticulata mediates panicolytic-like effects in mice confronted by Crotalus durissus terrificus pit vipers. Psychopharmacology (Berl). 2022 Sep;239(9):2753-2769. doi: 10.1007/s00213-022-06127-3.
Brandão ML, Troncoso AC, Souza Silva MA, Huston JP. The relevance of neuronal substrates of defense in the midbrain tectum to anxiety and stress: empirical and conceptual considerations. European Journal of Pharmacology 463: 225-233, 2003.
Coimbra, N.C.; De Oliveira, R.; Freitas, R.L.; Ribeiro, S.J.; Borelli, K.G.; Pacagnella, R.C.; Moreira, J.E.; Da Silva , L.A.; Melo, L.L.; Lunardi, L.O. & Brandão M.L Neuroanatomical approaches of the tectum-reticular pathways and immunohistochemical evidence for serotonin-positive perikarya on neuronal substrates of the superior colliculus and periaqueductal gray matter involved in the elaboration of the defensive behavior and fear-induced analgesia. Experimental Neurology, 197: 93-112, 2006.
da Silva JA, Almada RC, Falconi-Sobrinho LL, Pigatto GR, Hernandes PM, Coimbra NC. Neostriatum neuronal TRPV1-signalling mediates striatal anandamide at high concentration facilitatory influence on neostriato-nigral dishinhibitory GABAergic connections. Brain Res Bull. 2023 Jan;192:128-141. doi: 10.1016/j.brainresbull.2022.11.014.
de Figueiredo RM, Falconi-Sobrinho LL, Leite-Panissi CRA, Huston JP, Mattern C, de Carvalho MC, Coimbra NC. D2-like receptor activation by intranasal dopamine attenuates fear responses induced by electrical stimulation of the dorsal periaqueductal grey matter, but fails to reduce aversion to pit vipers and T-maze performance. J Psychopharmacol. 2022 Nov;36(11):1257-1272. doi: 10.1177/02698811221128018.
de Oliveira RP, Yokoyama T, Cardoso Thomaz LS, de Andrade JS, Santos ADA, de Carvalho Mendonça V, Rosenstock T, Pinheiro Carrera M, Medeiros P, Cruz FC, Coimbra NC, Silva RCB. Prepulse inhibition of the acoustic startle reflex impairment by 5-HT2A receptor activation in the inferior colliculus is prevented by GABAA receptor blockade in the pedunculopontine tegmental nucleus. Behav Brain Res. 2023 Jun 25;448:114436. doi: 10.1016/j.bbr.2023.114436.
de Paula Rodrigues BM, Coimbra NC. CB1 receptor signalling mediates cannabidiol-induced panicolytic-like effects and defensive antinociception impairment in mice threatened by Bothrops jararaca lancehead pit vipers. J Psychopharmacol. 2022 Dec;36(12):1384-1396. doi: 10.1177/02698811221115755.
de Paula Rodrigues BM, Falconi-Sobrinho LL, de Campos AC, Kanashiro A, Coimbra NC. Panicolytic-like effects of environment enrichment on male mice threatened by Bothrops jararaca lancehead pit vipers. J Neurosci Res. 2024 Feb;102(2):e25300. doi: 10.1002/jnr.25300.
Falconi-Sobrinho LL, Dos Anjos-Garcia T, Hernandes PM, Rodrigues BMP, Almada RC, Coimbra NC. Unravelling the dorsal periaqueductal grey matter NMDA receptors relevance in the nitric oxide-mediated panic‑like behaviour and defensive antinociception organised by the anterior hypothalamus of male mice. Psychopharmacology (Berl). 2023 Feb;240(2):319-335. doi: 10.1007/s00213-023-06309-7.
Falconi-Sobrinho LL, Anjos-Garcia TD, Rebelo MA, Hernandes PM, Almada RC, Tanus-Santos JE, Coimbra NC. The anterior cingulate cortex and its interface with the dorsal periaqueductal grey regulating nitric oxide-mediated panic-like behaviour and defensive antinociception. Neuropharmacology. 2024 Mar 1;245:109831. doi: 10.1016/j.neuropharm.2023.109831.
Medeiros AC, Medeiros P, Ruggiero RN, De Gregorio D, Gobbi G, Silva Júnior PI, Dos Santos WF, Coimbra NC, de Freitas RL. Acanthoscurria gomesiana spider-derived Mygalin in the prelimbic prefrontal cortex modulates neuropathic pain and depression comorbid. J Biochem Mol Toxicol. 2023 Jul;37(7):e23353. doi: 10.1002/jbt.23353.
Soares VPMN, de Andrade TGCS, Canteras NS, Coimbra NC, Wotjak CT, Almada RC. Orexin 1 and 2 Receptors in the Prelimbic Cortex Modulate Threat Valuation. Neuroscience. 2021 Aug 1;468:158-167. doi: 10.1016/j.neuroscience.2021.06.006.


Vide Campo Observação


1) (a) Estratégias: Apresentação de Seminários (50% da nota), Relatório de aulas práticas: (50% da nota).

(b) Atribuição de conceitos finais: O aproveitamento do aluno será expresso por um dos seguintes conceitos:
I (notas entre 8,6 e 10)– conceito A – Excelente, com direito a crédito;
II (notas entre 7,0 e 8,5) – conceito B – Bom, com direito a crédito;
III (notas entre 5,0 e 6,9) – conceito C – Regular, com direito a crédito;
IV (notas entre 0 e 4,9) – R – Reprovado, sem direito a crédito;

2) Estratégias de avaliação: Seminários individuais ou em grupo, resenhas e relatório de aulas práticas.

3) Das atividades não presenciais:
(a) Descrição do tipo de material e/ou conteúdo que será disponibilizado
para o aluno: aulas teóricas e teórico-práticas previamente gradas e disponibilizadas via eDisciplinas-USP na plataforma Moodle; aulas síncronas ministradas pelos docentes pela plataforma Moodle.
(b) Plataforma para comunicação remota que será utilizada: Plataforma Moodle.
(c) A frequência nas aulas assíncronas será automaticamente registrada na plataforma Moodle tão logo o aluno tenha assistido a cada aula gravada. No caso de atividades presenciais (aulas práticas), cada aluno terá que assinar a folha de frequência por cunho próprio. No caso de aulas síncronas, cada aluno deverá abrir sua câmera e áudio para que o docente possa registrar sua frequência.
(d) A forma de avaliação da aprendizagem (presencial/remota) será realizada pela comprovação de domínio de conteúdo durante a apresentação de seminários, redação de resenhas e de relatórios de aulas práticas.

Critérios de avaliação contemplando quais metodologias utilizadas e como serão atribuídos os conceitos:
Metodologia didática: aulas teóricas previamente gravadas e disponibilizadas na plataforma Moodle (eAulas-USP), aulas teórico-práticas de neuroanatomia humana utilizando CRDROMs especializados (Sylvius, de S.M Williamns; 3D-Stereoscopic Atlas of the Human Brain de M.C. Hirsch & T. Kramer; InterBRAIN: Topographical Anatomy of the Human Central Nervous System de Martins C. Hirsch) ministradas via Google Meet, aulas práticas ou presenciais (no LMD-FMRP-USP) ou previamente gravadas (via google meet) de neuroanatomia.

4) Medidas que garantam aos alunos o acesso à plataforma de comunicação remota (sala de aula com infraestrutura de multimídia, sala pró-aluno; equipamentos necessários a participação dos alunos e outros): totós os alunos matriculados serão inseridos na página virtual da disciplina, construída na Plataforma Moodle e receberá um endereço eletrônico de acesso à cada sala de aula síncrona. Aulas práticas eventualmente presenciais serão comunicadas aos alunos e eles serão recebidos pelo docente no Laboratório de Anatomia Humana do LMD-FMRP-USP ou ao Ophidiarium LNN-FMRP-USP/INeC. Alunos que por ventura não possam comparecer presencialmente ou às aulas práticas de neuroanatomia humana ou às de neuropsicobiologia receberão acesso a uma gravação da aula pela Plataforma Moodle.

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