Esta disciplina estuda os aspectos neurobiológicos e psicossociais envolvidos no processamento da linguagem. Estuda a importância do processamento das informações auditiva para o desenvolvimento tanto da linguagem oral, quanto da linguagem escrita.
OBJETIVOS: Pretende discutir os conhecimentos relativos à linguagem humana (oral e escrita) e desenvolver no aluno a análise crítica em relação aos problemas de pesquisa e à produção científica da área.
O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas tem possibilitado um enorme avanço nas pesquisas da Neurociência, entre as quais, os estudos na esfera da linguagem. A evolução e multiplicação desses estudos levam à necessidade de discussão e atualização de métodos e critérios utilizados em pesquisa.
Evolução Filogenética da Linguagem.
Aquisição e desenvolvimento da linguagem verbal (oral e escrita).
Fundamentos neurobiológicos da linguagem: mecanismos envolvidos na audição, fala, linguagem oral e escrita e sistemas cognitivos de suporte.
Avanços, problemas e métodos de pesquisa em linguagem. Contribuições da pesquisa no cenário atual das políticas públicas em saúde e educação.
Bretas, RV; Yamazaki, Y; Iriki, A. Phase transitions of brain evolution that produced human language and beyond, Neuroscience Research, 2019.
Brozzoli, C, et al. Language as a tool: Motor proficiency using a tool predicts individual linguistic abilities. Frontiers in psychology, 10, 1639. 2019.
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Nasios G, Dardiotis E, Messinis L. From Broca and Wernicke to the Neuromodulation Era: Insights of Brain Language Networks for Neurorehabilitation. Behav Neurol. 2019
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Finger, I; Quadros, R.M. (Orgs.) Teorias de Aquisição da Linguagem. Florianópolis: Editora da UFSC. ISBN: 9788532804358. 1ª edição. 304 páginas - 2008
Complementar: Artigos para apresentação de seminários selecionados em cada edição da disciplina, envolvendo essa temática, publicados nos últimos cinco anos
Apresentação de seminário e discussão de textos. Relatório individual.
Área: Psicológica/Biológica
2- "Ementa" Esta disciplina estuda a linguagem e os aspectos biológicos e sociaisenvolvidos no seu processamento. Estuda também os procedimentos de avaliação utilizados em pesquisas nessa área.
3-palavras-chave: linguagem, neurolinguística.
4- Período: Segundo semestre de anos pares
OBSERVAÇÕES: Número mínimo de alunos: 05. Alunos especiais: 02. Total máximo: 15