Preparação Pedagógica para a Docência no Ensino Superior: Contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)

5945879-4
Pós-Graduação

Origem:

Psicobiologia
Psicobiologia

Vigência

05/09/2024
05/09/2024
2024-08-30 00:00:00

Carga Horária

3 horas
3 horas
4 horas
90 horas
6
9 semanas

Responsáveis:

Patricia Ferreira Monticelli
05/09/2024
05/09/2024
05/09/2024
30/08/2024

Fabiana Maris Versuti
05/09/2024
05/09/2024
05/09/2024
30/08/2024

Carmem Beatriz Neufeld
05/09/2024
05/09/2024
05/09/2024
30/08/2024



Ampliar as possibilidades de atuação docente dos pós-graduandos no ensino superior
apoiadas nos recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).
Assegurar o acesso às teorias educacionais necessárias à compreensão da prática docente e
favorecedoras do desenvolvimento de ações educativas sustentadas em modos atualizados de
se abordar os conteúdos apoiados nas metodologias ativas.


Os desafios relacionados à docência são inúmeros e atingem diretamente os discentes da pósgraduação no processo de construção da carreira docente. Entre tais desafios, destaca-se o
avanço tecnológico que requer do professor de ensino superior o desenvolvimento de
competências específicas para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
(TDICs) no processo de ensino e aprendizagem, além de sua constante atualização. Ademais,
as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) funcionam como ferramentas
mediadoras para o desenvolvimento de tais competências, contribuindo para formação dos
pós-graduandos que serão estimulados a conhecerem, entenderem e usufruírem dos seus
benefícios. Essa disciplina incluiu aulas teóricas, trabalhos em grupos, produção de material
didático e seminários de alunos, realizados 100% remotamente. As aulas têm duração de 6h
(metade de forma síncrona, obrigatoriamente, e o restante para o aluno realizar atividades
propostas na aula, sem a presença das professoras). Será disponibilizado e-mail de contato
para os alunos como forma de apoio, bem como poderá ser utilizado o canal de comunicação
do e-disciplina para dúvidas e comunicação com as docentes responsáveis. Caso o aluno
necessite de apoio com equipamentos/internet o PPG irá fornecer o material e dar suporte
necessário, segundo item 3 da circular USP 96/2020. Aulas teóricas e seminários serão
ministrados de forma síncrona utilizando-se o Google Meet. Os trabalhos em grupos e a
produção de material serão realizados de forma assíncrona pelos discentes e registrados na
plataforma Moodle e-Disciplinas que será utilizada para organizar materiais e comunicações
com os alunos. Destaca-se que o próprio e-disciplina registra o acesso do discente, bem como,
todas as atividades por ele desenvolvidas de forma assíncrona, facilitando o controle da
frequência e o progresso na execução das atividades propostas. A forma de controle de
presença nas atividades síncronas será realizada a partir dos dados da aula (planilha Excel)
gerada automaticamente pelo Google Meet. Os alunos deverão dispor de acesso a computador
pessoal (preferencialmente), tablet ou celular, com câmera e microfone obrigatórios. As
avaliações dos alunos, estarão vinculadas ao cumprimento das etapas de elaboração de um
produto educacional, que incluem: 1- Elaboração de Matriz Didática; 2- Produção de recursos
didáticos (Produto final) e 3- Apresentação do produto final. As atividades avaliativas serão
realizadas remotamente, utilizando as plataformas e-disciplina e o Google Meet.
Acompanhamento, avisos e comunicações gerais serão realizados por meio da plataforma
Moodle e-Disciplina.


Inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no processo de
ensino e aprendizagem: competências e significados. Planejamento e organização do ensino
superior: do presencial ao virtual. Didática no Ensino Superior: gestão da aula presencial e a
distância. Professor universitário: características e papéis. Recursos Tecnológicos: tecnologias
digitais para aulas presenciais e a distância. Sustentabilidade socioambiental e equidade no
processo de ensinagem. Avaliação: diferentes concepções de avaliação, instrumentos e
critérios avaliativos no contexto de ensino presencial e à distância.


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Disponível em: diante-das-novas-tecnologias.htm>. Acesso em: 29 out. 2010.
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Development, 9(6), e10963390-e10963390.


Vide Campo Observação


Forma de avaliação:
Elaboração de um produto educacional, que inclui:
1- Elaboração de Matriz Didática (20% do peso do conceito final);
2- Produção de recursos didáticos (60% do peso do conceito final);
3- Apresentação do produto (20% do peso do conceito final);
A nota final do aluno será um número inteiro de zero a dez que corresponderá a um conceito
da seguinte forma: A (excelente em conteúdo e escrita, para notas 9 ou 10), B (Muito Bom,
mas ainda precisa melhor as habilidades de escrita, compreensão ou síntese da literatura;
notas 7 ou 8), C (Regular, com direito a crédito, para notas 5 ou 6). Notas abaixo de 5 levarão
o aluno à reprovação (R). A a presença é considerada obrigatória para a aprovação, conforme
o Artigo 66 do Regimento da Pós-Graduação da USP [“O aluno de Mestrado ou Doutorado
deve atender às exigências de rendimento escolar e frequência mínima de setenta e cinco por
cento nas disciplinas de Pós-Graduação." ]

Disciplina de preparação pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.
A disciplina será oferecida 100% de forma remota
Aulas teóricas: Google Meet
Materiais de aula: Moodle e-disciplinas
As atividades avaliativas serão realizadas remotamente, utilizando as plataformas Edisciplina e o Google Meet.
Tipo de oferecimento da disciplina: Não-Presencial

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