Memória de Trabalho Visuoespacial

5945872-3
Pós-Graduação

Origem:

Psicobiologia
Psicobiologia

Vigência

07/12/2023
07/12/2023
2023-11-30 00:00:00

Carga Horária

3 horas
0 horas
9 horas
60 horas
4
5 semanas

Responsável:

Cesar Alexis Galera
07/12/2023
07/12/2023
07/12/2023
30/11/2023



A disciplina tem como objetivo abordar os conceitos de memória de trabalho e de memória visuoespacial destacando avanços recentes e controvérsias atuais.


O conceito de memória de trabalho refere-se ao sistema de armazenamento temporário e de processamento de informações não verbais necessários ao comportamento ajustado ao ambiente complexo no qual vivemos. Nos últimos anos a memória de trabalho visuoespacial tem recebido cada vez mais atenção graças não só a sua importância teórica, mas também em função de seu valor diagnóstico em uma série de demências. Entender a memória de trabalho, a relação entre armazenamento e processamento é fundamental importância para o aluno de pós-graduação que pretende investigar processos cognitivos.


- Memória de curto prazo e memória de trabalho
- Memória verbal
- Memória visuoespacial
- Memória multimodalidades
- Processos de atenção e memória.


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Bibliografia adicional: durante a disciplina será indicada bibliografia adicional de revistas especializadas tais como:
• The Quarterly Journal of Experimental Psychology.
• Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance.
• Memory & Cognition.
• Cognition.


Vide Campo Observação


Forma de avaliação:
A avaliação será feita através de trabalho escrito sobre um dos temas abordados nas aulas teóricas, contendo de 15 a 20 páginas, corpo 12, espaço 2, a ser entregue 20 dias depois do encerramento das aulas. O aproveitamento do aluno será expresso em primeiro lugar, em termos formais, em função da construção do texto, o que inclui, além da sintaxe adequada, a lógica na apresentação dos argumentos. Em segundo lugar, levaremos em conta a capacidade de síntese da literatura relevante e a originalidade na abordagem do tema escolhido.
Para aprovação e atribuição de conceitos, será considerada a seguinte equivalência nota/conceito:
A: Excelente, aprovado com direito a crédito, nota entre 9,0-10,0
B: Bom, aprovado com direito a crédito, nota entre 7,0-8,9
C: Regular, com direito a crédito, nota entre 5,0-6,9
R: Reprovado, sem direito a crédito, nota <5,0

Área: Psicológica
Ementa: Proporcionar os fundamentos conceituais e experimentais dos diferentes modelos de atenção no paradigma do processamento da informação (modelos de canal único; modelos de filtro e de recursos de processamento); as funções da atenção (atenção seletiva; atenção dividida; vigilância) e o seu envolvimento no controle do pensamento e da ação.
Palavras-Chave: Memória de trabalho, memória visuoespacial, atenção.
Período: Primeiro semestre de anos pares

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