Discutir os principais princípios de aprendizagem operante envolvidos na aprendizagem complexa, com ênfase nos processos de controle de estímulos. Discutir pesquisas recentes que envolvem o emprego de procedimentos de discriminação condicional e o paradigma de equivalência de estímulos para o estudo do comportamento de humanos e não humanos.
Os estudos sobre o comportamento, tanto de humanos quanto de animais não humanos, empregam vários procedimentos de aprendizagem complexa. Grande parte desses procedimentos envolve o controle ou a manipulação de estímulos contextuais que determinam o desempenho dos sujeitos. A disciplina se propõe a discutir com os alunos princípios básicos relacionados à aprendizagem complexa, com ênfase nos processos de controle de estímulos. Tal conhecimento é de interesse para todos os alunos que empregam procedimentos de aprendizagem nos seus estudos.
Processos básicos de aprendizagem operante. Discriminação simples e discriminação condicional. Aprendizagem relacional. Equivalência de estímulos.
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- Além dessa bibliografia básica, serão selecionados artigos publicados nos últimos cinco anos em periódicos relevantes para a disciplina e que discutam pesquisas empíricas sobre controle de estímulos.
Ao longo da disciplina, os alunos participarão de seminários sobre os textos selecionados e ao final, os alunos, individualmente, deverão realizar uma prova sobre os temas discutidos ao longo das aulas.
Área: Psicológica
2- "Ementa": Processos básicos de aprendizagem operante. Discriminação simples e discriminação condicional. Aprendizagem relacional. Equivalência de estímulos.
3- Palavras-chave: aprendizagem operante, discriminação simples, discriminação condicional, controle de estímulos
4- Período: primeiro semestre de anos pares