Percepção e Cognição do Espaço

5945846-5
Pós-Graduação

Origem:

Psicobiologia
Psicobiologia

Vigência

10/06/2021
10/06/2021
2021-05-27 00:00:00

Carga Horária

4 horas
4 horas
7 horas
60 horas
4
4 semanas

Responsável:

Sergio Sheiji Fukusima
10/06/2021
11/06/2021
10/06/2021
27/05/2021



Fornecer conceitos básicos sobre a percepção e a cognição do espaço e as abordagens teóricas e metodológicas para investigá-las.


Percepção e cognição do espaço são temas clássicos na Psicologia e de importância a outras áreas básicas e aplicadas. Investigar como humanos e outros animais lidam com as informações espaciais, sejam elas provenientes de diferentes sistemas sensoriais (principalmente o visual, o auditivo e o tátil-cinestésico) é importante para compreender os processos e mecanismos, sejam psicológicos ou biológicos, envolvidos na percepção do espaço tridimensional, na sua representação e de como muitas de nossas ações no espaço (julgamentos de distância, locomoção e navegação) ocorrem. Além de fornecer conceitos básicos e metodológicos, a disciplina se justifica em discutir e fomentar idéias de novas investigações sobre o tema.


1) O resgate da tridimensão do espaço por meio dos indícios visuais.
2) Metodologia psicofísica e mensuração do espaço percebido.
3) A interação entre percepção visual do espaço e a ação.
4) A representação do espaço percebido.
5) O sistema auditivo e o sistema tátil-cinestésico na percepção e cognição do espaço.


Cataldo, A.; Dupin, L.; Hiroaki Gomi, H. & Haggard, P. (2021). Sensorimotor signals underlying space perception: An investigation based on self-touch. Neuropsychologia, 151, 107729. (https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2020.107729).
Derdikman, D. & Knierim, J.J. (Eds.) (2014). Space, Time and Memory in the Hippocampal Formation. London:Springer.
Dolins, F. L. & Mitchell, R. W. (2014). Spatial Cognition, Spatial Perception: Mapping the Self and Space . New York: Cambrigde University Press.
Dudchenko, P. (2010). Why People Get Lost: The Psychology and Neuroscience of Spatial Cognition . New York: Oxford University Press.
Epstein, W. & Rogers, S. (eds.) (1995). Perception of Space and Motion. San Diego: Academic Press.
Karimpur, H.; Kurz, J.; & Fiehler, K. (2020). The role of perception and action on the use of allocentric information in a large‑scale virtual environment. Experimental Brain Research (2020) 238:1813–1826 (https://doi.org/10.1007/s00221-020-05839-2)
Linton, P. (2017). The Perception and Cognition of Visual Space. Cham, Switzerland: Palgrave Macmillan.
Fukusima, S.S., Loomis, J.M., & Da Silva, J.A. (1997). Visual Perception of Egocentric Distance as Assessed by Triangulation. Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, 23, 86-100.
Loomis, J.M., Da Silva, J.A., Fujita, N., & Fukusima, S.S. (1992). Visual Space Perception and Visually Directed Action. Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, 18, 806-921.
Proulx; M.J.; Todorov, O.S.; Aiken. A. T.; & de Sousa, A.A. (2016). Where am I? Who am I? The Relation Between Spatial Cognition, Social Cognition and Individual Differences in the Built Environment. Frontiers in Psychology, 7, 64. (https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.00064).
Thaler, L. and Goodale, M. A. (2016), Echolocation in humans: an overview. Wiley Interdisciplinary Reviews: Cognitive Science, 7(6),382-393. (https://doi.org/10.1002/wcs.1408).


A avaliação dos alunos se dará pela apresentação em seminário de um dos temas abrangidos na disciplina e um ensaio teórico ou um projeto de pesquisa.


A disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas e seminários, sejam presenciais ou online, utilizando-se de recursos audiovisuais informatizados.


1- Área: Psicológica
2- "Ementa": A disciplina fornece conceitos básicos sobre as bases da percepção e cognição espacial em humanos, mostra métodos psicofísicos para investigá-las e se discute abordagens teóricas sobre como a percepção, a cognição e ações espaciais se interagem.
3- palavras-chave: percepção do espaço, cognição espacial, ação
4- Período: Segundo semestre de anos ímpares

Página Anterior