Colocar o aluno em contato com os avanços teóricos e metodológicos recentes em Psicobiologia.
A Psicobiologia ocupa uma posição central nas pesquisas de ponta que definem o contexto científico e tecnológico contemporâneo, ao enfatizar as relações entre o cérebro e o comportamento. Proporcionando ao aluno o contato com os avanços técnicos e metodológicos recentes em Psicobiologia, através de conferências e seminários, esta disciplina permitirá uma adequação dos interesses de pesquisa do aluno às principais tendências da comunidade científica nacional e internacional.
As conferências seguidas de discussão dos trabalhos em curso dos alunos do Programa abordarão tópicos especializados de Psicobiologia e áreas afins. As conferências serão ministradas por pesquisadores convidados, pertencentes ao Campus da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto - e outras instituições do país ou do exterior, que discorrerão sobre suas linhas, dando ao aluno a oportunidade de aperfeiçoar sua formação científica, tomando contato com diferentes abordagens teóricas e novas metodologias. Durante as apresentações dos pôsteres, haverá uma discussão sobre o tema abordado nas pesquisas, encorajando-se a participação crítica dos estudantes. Para se prepararem, os alunos deverão estudar, pelo menos, dois temas de pesquisas de outros laboratórios do Programa, que serão entregues com antecedência. A avaliação do aproveitamento dos alunos será feita através da análise de um relatório sucinto, focalizando os aspectos mais relevantes dos temas escolhidos, redigidos individualmente. A disciplina será opcional, oferecida anualmente. Serão concedidos dois créditos aos alunos que comparecerem a 75% das atividades e cujos relatórios forem aprovados.
Alenti, L. ; Wada Pucci, I. ; Basso Garcia, R. ; Jackson, M. C ; Galera, C. (2022) . Attentional load effects on emotional content in face working memory. Quarterly Journal of Experimental Psychology, v. 1, p. 174702182211252-12.
Baldan, A. L. ; Ferreira, B. L. ; Warisaia, V. ; Feuerbacher, E. N. ; Monticelli, P. F. ; Gunter, L. M. (2023). Reducing barking in a Brazilian animal shelter: A practical intervention. Applied Animal Behaviour Science, v. 265, p. 105992.
Cantano, L. M. R. ; Luchesi, L. C. ; Takata, J. T. ; Monticelli, P. F. (2023). Behavioral repertoire of the Brazilian spiny-rats, Trinomys setosus and Clyomys laticeps: different levels of sociality. Brazilian Journal of Biology, v. 83, p. 1-17.
Gulá, P.V.S.S. ; Possani, T. ; Almeida, S.S. ; Braga Costa, T. M. ; Laus, M. F. (2023). Comportamento alimentar de adultos no início da pandemia da COVID-19. MEDICINA (USP.FMRP), v. 56, p. e-201763.
Macedo, L. B. C. ; Foss, M. P. ; Galera, C. A. (2023). Cognitive Impairments in Type 1 Diabetes Mellitus: Integrative Review. Revista de Psicologia : Teoria e Prática, v. 25, p. 1-13.
Pansarim, V., Leite-Panissi, C. R., & Schmidt, A. (2023). Chronic restraint stress alters rat behavior depending on sex and duration of stress. Behavioural Processes, 207, 104856.
Patrício, P.A.L. ; Laus, M. F. ; Almeida, S.S. ; Braga Costa, T.M. (2023). Comparison of female body image between models and non-models women. Paidéia (USP. ONLINE), v. 33, p. e3309.
Proença, M. S. ; Da Silva Filho, S. R. B. ; Moriguti, J. ; Tumas, V. ; Foss, M. P. (2023. Brazilian version of Northwestern university famous faces test (NUFFACE-Br): Evidence of validity between control and clinical groups. Alzheimers & Dementia, v. 19, p. 1-1.
Spinieli, R. L. ; Cazuza, R. ; Sales, A. J. ; Carolino, R. ; Franci, J. A. ; Tajerian, M.; Leite-Panissi, Christie R.A. (2024). Acute restraint stress regulates brain DNMT3a and promotes defensive behaviors in male rats. Neuroscience Letters, v. 820, p. 137589.
Teobaldo, F. P. ; Rossini, J. ; Galera, C. ; Santana, J.J.R.A. (2021). O Papel da Atenção na Manutenção da Informação Visuoespacial na Memória Operacional. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 37, p. 1-10.
Ueno, L. S. ; Barbosa Junior, M. ; Schmidt, A. (2022). Performance by exclusion and expansion of functional classes. Psychological Record, v. 72, p. 207-220, 2022.
Os estudantes deverão entregar 2 resenhas contendo uma síntese de dois trabalhos apresentados ao longo da disciplina, Cada uma dessas resenhas deverá também, apresentar uma análise crítica do trabalho, baseada em conteúdos teóricos relativos à temática apresentada e sugestões para eventuais ampliações do trabalho.
1- Os alunos deverão providenciar um pôster de seu trabalho, nos moldes que serão enviados previamente pela Comissão Científica .
2- Alunos externos dependerão de entrevista prévia com o docente responsável.
Classificação:
1 Psicológica
2 - Ementa
A disciplina oferece a oportunidade de atualização no área de Psicobiologia, discussão dos trabalhos em andamento no Área, interação entre docentes e alunos, estabelecendo mecanismos para o conhecimento das pesquisas nos laboratórios do Programa e estimular pesquisas em colaboração.