Oferecer ao aluno contato com os avanços teóricos e metodológicos recentes em
Psicobiologia. A disciplina será ministrada por especialistas das diferentes áreas
que compõem o programa de Psicobiologia, como: Neurofisiologia/Neuroanatomia,
Motivação, Aprendizagem, Psicofarmacologia, Psicofisiologia, Psicofísica e
Percepção, Ecologia, Evolução e Genética. Tais apresentações serão realizadas na
forma de Seminários e Conferências que abordarão tópicos básicos e aplicados
dessas áreas. Serão convidados pesquisadores do país e eventualmente do exterior,
que discorrerão sobre suas linhas de pesquisas dando ao aluno oportunidade de
aperfeiçoar sua formação teórica e tomar conhecimento de novas metodologias
utilizadas nos campos de pesquisa dessas áreas.
Esta disciplina visa aprofundar o conhecimento considerando os delineamentos e referenciais teóricos e aplicados na área da Psicobiologia. Além disso, a disciplina buscará refletir de forma crítica as questões metodológicas e de pesquisa proporcionando ao discente a oportunidade de intercâmbio com pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento, permitindo adequação dos interesses de pesquisa do aluno às tendências principais da comunidade científica e internacional.
Os temas abordados na disciplina envolvem diversos conceitos relacionados às diferentes sub-áreas da Psicobiologia. Neurofisiologia/Neuroanatomia, Motivação, Aprendizagem, Psicofarmacologia, Psicofisiologia, Psicofísica e Percepção, Ecologia, Evolução e Genética. Tais apresentações serão realizadas na forma de Seminários e Conferências que abordarão tópicos básicos e aplicados dessas áreas. Serão convidados pesquisadores do país e eventualmente do exterior, que discorrerão sobre temas de pesquisas dando ao aluno oportunidade de aperfeiçoar sua formação teórica e tomar conhecimento de novas metodologias utilizadas nos campos de pesquisa dessas áreas.
o Spinieli RL, Cazuza RA, Sales AJ, Carolino ROG, Martinez D, Anselmo-Franci J, Tajerian M, Leite-Panissi CRA. Persistent inflammatory pain is linked with anxiety-like behaviors, increased blood corticosterone, and reduced global DNA methylation in the rat amygdala.
o Mol Pain. 2022 Apr;18:17448069221121307. doi: 10.1177/17448069221121307.
o Mattei AL, Bailly N, Meissner A. DNA methylation: a historical perspective. Trends Genet. 2022 Jul;38(7):676-707. doi: 10.1016/j.tig.2022.03.010. Epub 2022 Apr 30.
o Rothschild AJ. Psychopharmacology: Back to Basics. J Clin Psychopharmacol. 2022 Jan-Feb 01;42(1):1-2. doi: 10.1097/JCP.0000000000001518.
o Frota S, Esteve-Gibert N, Molnar M, Vigário M. Editorial: Language development behind the mask. Front Psychol. 2023 May 3;14:1205215. doi: 10.3389/fpsyg.2023.1205215. eCollection 2023.
o Basu S, Banerjee B. Potential of binaural beats intervention for improving memory and attention: insights from meta-analysis and systematic review. Psychol Res. 2023 Jun;87(4):951-963. doi: 10.1007/s00426-022-01706-7. Epub 2022 Jul 16.
o Graeff, FG; Guimarães, F. Fundamentos de Psicofarmacologia, 3a edição, Editora Atheneu, 2021.
o Brandão, ML. Psicofisiologia, 4a edição, Editora Atheneu, 2019.
o Quevedo, J; Izquierdo, I. Neurobiologia dos transtornos psiquiátricos, 1a edição, Editora Artmed, 2019.
o Almeida, SS, Costa TMB, Laus, MF. Psicobiologia do comportamento alimentar, 2a edição, Editora Rubio, 2022.
o Moreira, MB, Medeiros, CA. Princípios Básicos de Análise do Comportamento, 2a edição, Editora Artmed, 2018.
Será solicitado a apresentação de um relatório do tema apresentado ao longo da disciplina. Este relatório deve conter um breve resumo e uma análise crítica (e referenciada) fundamentada em bibliografia recente.
Para aprovação e atribuição de conceitos, será considerada a seguinte equivalência nota/conceito:
A: Excelente, aprovado com direito a crédito, nota entre 9,0-10,0
B: Bom, aprovado com direito a crédito, nota entre 7,0-8,9
C: Regular, com direito a crédito, nota entre 5,0-6,9
R: Reprovado, sem direito a crédito, nota <5,0
O PPG/Psicobiologia e os professores responsáveis desta disciplina adotarão medidas para garantir a todos os alunos da turma o acesso à plataforma, material e conteúdo. No início da disciplina os professores responsáveis dialogarão com os alunos da turma sobre eventual necessidade de oferecer infraestrutura disponível na unidade (Sala pró-aluno) para garantir o acesso dos alunos ao sistema remoto de ensino.